Cidade

Prefeitura lança "contador de ciclistas" na Faria Lima

Trecho da ciclovia em frente ao Shopping Iguatemi é monitorado por câmera que faz a contagem ao vivo; ferramenta custou 20 reais

Por: Nataly Costa - Atualizado em

 

A prefeitura de São Paulo lançou nesta quinta-feira (9), em caráter experimental, uma ferramenta para contar quantas bicicletas passam na ciclovia da Avenida Brigadeiro Faria Lima diariamente. De acordo com a assessoria do prefeito Fernando Haddad (PT), a medida é uma tentativa de dar transparência a uma das principais bandeiras da gestão, que é a instalação de 400 quilômetros de ciclovia até o fim do mandato. 

A tecnologia implantada pelo Laboratório de Inovação (LabProdam) é simples: consiste em uma webcam que transmite ao vivo, pelo YouTube, o ir e vir dos ciclistas em uma parte da Faria Lima. A câmera foi instalada no trecho em frente ao Shopping Iguatemi. 

Até as 15h10 de quinta (9), 1 057 pessoas foram "flagradas" usando a ciclovia. 

Como é um projeto em fase de testes, as imagens ainda ficam fora do ar em certos momentos e há erros de cálculo. No YouTube, usuários já começaram a dar palpites e fazer elogios e críticas. Um deles comentou que viu dois ciclistas passando lado a lado, mas a câmera só contou um; por outro lado, pessoas fazendo cooper já foram contabilizadas como ciclistas também.

"São muitas variáveis que interferem na contagem: luminosidade, velocidade, sombra da árvore, pedestres, tamanho", disse um dos responsáveis do LabProdam nos comentários. "Na dúvida, evitamos contar para não inflar os números". Ainda de acordo com o LabProdam, a iniciativa custou 20 reais -  preço da câmera, que está posicionada no 11º andar de um prédio na avenida.  

"É o Big Brother dos ciclistas", brincou um usuário no YouTube. 

 

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO