CIDADE

Prefeitura vai criar faixa de ônibus em ruas paralelas à Paulista

Corredores funcionarão das 10h às 18h aos domingos 

Por: Estadão Conteúdo

Alameda Santos
Alameda Santos: paralela à Paulista terá faixa de ônibus aos domingos (Foto: Reprodução)

Até o fim de maio, a prefeitura de São Paulo vai criar uma faixa exclusiva para ônibus aos domingos nas ruas paralelas à Avenida Paulista. Entre as 10h e as 18h, período em que a via permanece fechada para veículos e aberta para pedestres, a Alameda Santos e a Rua Cincinato Braga - que se transforma em São Carlos do Pinhal - vão ganhar uma faixa à direita somente para o tráfego dos coletivos.

O projeto está em fase de conclusão na Companhia de Engenharia do Tráfego (CET). "Já está no departamento de sinalização para executar", disse o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, nesta quarta (4).

Na Alameda Santos, para que os ônibus possam circular livremente na faixa da direita, a prefeitura vai retirar Zona Azul, estacionamentos de bicicleta, pontos de táxi e caçamba. A estratégia é resolver o gargalo formado nas ruas paralelas com o bloqueio da Paulista para veículos aos domingos.

"Estamos tirando e arrumando um outro lugar para estacionamento de bicicleta, ponto de táxi e zona azul, para deixar livre aos ônibus no domingo. Tem um pequeno congestionamento de carros e ônibus ali. Se você tem uma faixa que não é usada em função de ponto de táxi ou de bicicleta, pode eventualmente levá-los para as transversais e, assim, liberar ônibus", explicou o secretário.

+ Confira as últimas notícias da cidade

Tatto defende que o trânsito vai melhorar a fluidez inclusive dos carros, já que não disputarão mais espaço com os ônibus. "Nossa experiência com intervenções em faixas exclusivas demonstrou que melhora a fluidez para carro porque, no gargalo, o ônibus tem o lugar dele. Quando você libera uma faixa para ônibus, a circulação melhora para todos", afirmou.

A medida faz parte do programa Resgate ao Ônibus, com o objetivo de retirar os ônibus do congestionamento. Aos domingos, 17 linhas de ônibus trafegam na Alameda Santos e 15 percorrem a Rua Cincinato Braga.

Fonte: VEJA SÃO PAULO