Cidade

Prefeito promete fazer 1 000 quilômetros de calçada

As obras devem ser concluídas até o final de 2016; subprefeitos já entregaram relatórios destacando o problema

Por: Veja São Paulo

Calçada - Rua Vergueiro
Rua Vergueiro, na altura do número 2765: uma raiz de árvore destruiu o mosaico com o mapa de São Paulo (Foto: Lucas Lima)

A prefeitura promete fazer 1 000 quilômetros de calçadas em São Paulo até o final de 2016. Desses, 300 quilômetros devem ser feitos em locais onde ainda não há calçamento. Já as obras referentes aos outros 700 quilômetros serão destinadas às regiões em que a estrutura apresenta problemas e precisa ser refeita.

+ Motorista que invadiu aeroporto queria chamar a atenção, diz ex-namorada

As obras devem ser concluídas até o final da gestão de Fernando Haddad (PT). Questionado se o projeto abordaria uma região específica, o prefeito respondeu: "Nós oficiamos todos os subprefeitos. Não há nenhuma subprefeitura que não tenha nos respondido. Então, é sinal que há problema na cidade inteira".

Ainda de acordo com Haddad, os subprefeitos tiveram de entregar análises, que já estariam em poder das empresas responsáveis por realizar a concretagem.

+ Assalto a restaurante termina em tiroteio no Paraíso

Na semana passada, a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, havia afirmado que a prioridade era construir calçadas na periferia.

"Vão anunciar três frentes importantes, que é a Operação Tapa-Buracos, obras no centro da cidade com recursos do Ministério do Turismo e calçadas novas, priorizando a periferia da cidade, onde as pessoas precisam mais", disse Marianne, durante o Conselho Municipal de Transporte e Trânsito.

+ Haddad nomeia filho de Genoino para cargo na Secretaria de Esportes

A informação encontrou resistência de algumas pessoas presentes na reunião do CMTT. "Nós não fomos convidados a contribuir com esse plano. Então, desconhecemos quais são os critérios dele", disse Gilberto Frachetta, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. "A gente sabe que o investimento é pontual, não vai ser feito para toda cidade."

Mobilidade

Para Haddad, o projeto de construção de calçadas faz parte do plano de mobilidade da prefeitura, junto com a construção de ciclovias e faixas exclusivas para ônibus. O modal a pé foi o principal tema da última discussão do CMTT.

Na ocasião, o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, afirmou que pretendia incluir o projeto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para viabilizar a construção das calçadas. "Assim como tem (recursos) para metrôs, corredores de ônibus, deveria ter também para calçadas."

+ Confira as principais notícias da cidade

A resolução aprovada pelo CMTT sugeria à prefeitura a construção de 250 quilômetros de calçadas por ano, que resultaria exatamente em 1 000 quilômetros a cada gestão municipal (Estadão Conteúdo).

Fonte: VEJA SÃO PAULO