Tecnologia

Preço de "pau de selfie" varia até 210%

Sensação neste verão, equipamento permite encaixar os aparelhos celulares com câmera para turbinar o autoretrato

Por: Marcus Oliveira - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

A moda do autoretrato que tomou conta de 2014 ganhou um aliado para colocar o maior número de pessoas na mesma imagem: o "pau de selfie". Ou seja, uma haste que permite aumentar a distância entre o fotografado e a câmera. 

O ano retratado por seus protagonistas

O equipamento, que virou febre e pode ser visto em ação em praias, piscinas e parques, se popularizou com a aparição das chamadas action cameras, como a GoPro, que tem como objetivo não só captar o indivíduo, mas também o ambiente onde ele está. Em seguida, foi adaptado para os usuários de celulares. Agora, os bastões se tornaram itens cada vez mais presentes na hora de fazer o registro.

+ Dez acessórios para ajudar a tirar a selfie perfeita

Bastão de Selfie
Pau de selfie: cabo alcança uma média de 105 centímetros para fazer o registro com maior ângulo (Foto: Reprodução)

 

Diversos portais especializados em produtos eletroeletrônicos vendem o equipamento. Nos sites Submarino, Americanas e Extra, por exemplo, a haste pode ser comprada por valores entre 85 e 125 reais, dependendo do modelo. Já nos centros comercias da cidade, como a Rua 25 de Março e a Santa Ifigênia, no centro, os preços são mais camaradas.

+ GoPro produzida no Brasil fica 30% mais barata

Não é preciso procurar muito para deparar com vendedores entusiasmados oferecendo os "paus de selfie”. Por lá, é possível encontrar modelos com cores e preços diferentes. O que os diferencia são a maneira de fazer o clique. Confira os principais modelos:

Bastão de Selfie
"Pau de selfie": usuário deve checar a compatibilidade com o aparelho antes de comprar (Foto: Reprodução)

O mais simples serve apenas para acoplar o aparelho, que deve ter a função timer para bater a foto. Ele pode ser comprado por 40 reais.

Bastão de Selfie
Aparelho com sistema de controle via bluetooth - 70 reais (Foto: Marcus Oliveira)

Outros modelos que têm feito sucesso são os que funcionam por sistema de bluetooth. Basta sincronizar o celular com eles e fazer a foto apertando um botão que fica na haste de apoio ou por meio de um controle remoto. Esses são vendidos por 70 reais.

Bastão de Selfie
Equipamento com fio para encaixar no celular e fazer a foto via botão da aste - 60 reais (Foto: Marcus Oliveira)

É possível também encontrar um modelo onde o apoio do dispositivo conta com um fio para ser conectado ao aparelho. Nesse caso, apenas iPhones e alguns aparelhos da marca Samsung podem ser utilizados. Esses custam 60 reais.

Dando um up na selfie

Quem pretende turbinar a selfie pode investir também em outros equipamentos, além do bastão. O mais procurado é a lente chamada de fisheye, na tradução olho de peixe, que ajuda a expandir o ângulo das imagens.

selfie fisheye
(Foto: Divulgação)

O kit conta com três lentes: uma com a visão em uma espécie de círculo, outra para focar pequenos objetos e a última para abrir ao máximo o ângulo da foto. Basta encaixar a lente em frente a câmera do celular e fazer a foto. É possível encontrar o produto por 35 reais.

Selfie submarina

As selfies com o bastão já estão fazendo sucesso, inclusive, embaixo da água. Quem quiser fazer alguns cliques durante o mergulho pode comprar uma capa para proteger o celular (25 reais) e vedar o aparelho. Em seguida, é só encaixar o celular na haste e cair na água.

Bastão de Selfie
Capa para celular: equipamento para fazer fotos embaixo da água - 25 reais (Foto: Marcus Oliveira)

Vale lembrar que isso só deve ser feito para os aparelhos que possuem a função com timer ou com os bastões que funcionam por meio de controle remoto.

Fonte: VEJA SÃO PAULO