Especial

Pratos fumegantes e sabores picantes compõem a mesa

Confira dicas que irão incendiar seu apetite neste inverno

- Atualizado em

Fondue no inverno é tão clássico quanto sorvete no verão. No suíço Florina, o clima aconchegante combina bem com receitas tradicionais como a de queijo (62 reais, para duas pessoas). A mesma fondue ganha cara nova no All Seasons by Christophe Besse, que trocou o emmental pela raclette (48 reais, para uma pessoa) e criou uma textura cremosa e saborosa. No Era uma Vez um Chalezinho... o prato não sai do cardápio o ano inteiro, mas a casa aproveita os meses frios para se reinventar. Nesta temporada, chefs paulistanos foram convidados a criar sete sabores, como o de peixe branco (146 reais, para duas pessoas), que leva camarão e frutos do mar.

All Seasons by Christophe Besse. Alameda Santos, 85 (Flat Paulista Plaza), Paraíso, tel: 3177-0436.

Era uma Vez um Chalezinho... Rua Itapimirum, 11, Morumbi, tel: 3501-9322.

Florina. Rua Cristóvão Pereira, 1220, Campo Belo, tel: 5041-5740.

Sem ar-condicionado, o Carlota vira uma sauninha no verão. Mas, com a temperatura lá embaixo, o ambiente acaba por aquecer os clientes, que podem até dispensar o casaco. Outro motivo para visitar a casa da chef Carla Pernambuco são as novidades no cardápio. O foie gras grelhado com rosti de maçã (29 reais) e o bobó de camarão com arroz de jasmim (51 reais, para uma pessoa) acabam de ingressar no menu.

Carlota. Rua Sergipe, 753, Higienópolis, tel: 3661-8670.

Presentes em três dos quatro salões do indiano Govinda, as lareiras aquecem qualquer noite fria e criam um clima romântico, perfeito para o namoro. Se quiser ainda mais calor, prove os curries especiais, cuja intensidade picante varia de 1 a 5 no menu. Entre os exemplos estão a carne ao curry com pimentão, tomate e cebola (R$ 39,90) e a posta de peixe cozida ao molho massala com páprica e tomate (R$ 45,90).

Govinda. Rua Princesa Isabel, 379, Brooklin, tel: 5092-4816.

Sempre que o inverno chega, o La Casserole, bistrô cinqüentão do Largo do Arouche, insere no menu o clássico cassoulet (39 reais, para uma pessoa), espécie de feijoada branca com carnes. Substancioso, o prato faz suar e serve de combustível para encarar dias gelados. Se quiser uma garrafa da bem montada carta de vinhos, recorra ao sommelier Sebastião Martins, o Tom.

La Casserole, Largo do Arouche, 346, centro, tel: 3331-6283.

Fonte: VEJA SÃO PAULO