Memória

Praça em frente ao Itaquerão deve levar o nome de Luciano do Valle

Local ainda sem data de inauguração pode homenagear locutor esportivo que morreu no último sábado (19)

Por: Redação VEJASAOPAULO.COM - Atualizado em

luciano_do_valle_div560
Luciano do Valle: locutor esportivo morreu no último sábado (19) (Foto: Reprodução)

Nos próximos dias o prefeito Fernando Haddad deve assinar um decreto para colocar o nome do narrador esportivo Luciano do Valle, que morreu no último sábado (19), em praça ao lado da Arena Corinthians, em Itaquera, Zona Leste. O local ainda está em fase de construção, assim como o Itaquerão que vai receber a abertura da Copa do Mundo em 12 de junho.

+ Nivaldo Prieto: “Eu só queria dizer obrigado para o Luciano do Valle”

A ideia de homenagear Luciano veio da vice-prefeita da cidade, Nádia Campeão, junto do secretário de Comunicação, Nunzio Briguglio. Como se trata de um decreto, não é preciso que o projeto passe por uma votação na Câmara antes de ser aprovado, o que facilita o processo de nomeação.

A obra da Arena Corinthians está atualmente 98,2% concluída e a praça não tem um previsão de finalização. O time paulista anunciou que o primeiro jogo oficial da equipe no estádio será em 17 de maio, sábado, às 21h, contra o Figueirense, pelo Campeonato Brasileiro.

50 anos de carreira

O locutor morreu depois de passar mal em um avião a caminho de Uberlândia, Minas Gerais no dia 19 de abril. A morte súbita foi causada por um infarto agudo no miocárdio. O jornalista viajava para a cobertura de um jogo entre o Atlético-MG e Corinthians pelo Campeonato Brasileiro.

Nascido em Campinas, Luciano do Valle começou a carreira em 1963, aos 16 anos, como locutor da campinense Rádio Brasil. Quatro anos depois, se mudou para São Paulo, para trabalhar na Rádio Gazeta. Em 1971, passou a narrar esportes na Rede Globo, empresa em que trabalhou por 11 anos. Em 1983, foi para a TV Bandeirantes, onde permaneceu até 2003. Após um período de três anos fora da emissora, ele retornou em 2006. Neste ano, preparava-se para cobrir a Copa do Mundo, sua 11ª participação no Mundial, em junho próximo.

O narrador esportivo foi um dos principais entusiastas dos esportes olímpicos. Na década de 80, ganhou o apelido Luciano do Vôlei, por incentivar o time que ganhou a medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles de 1984. Foi responsável pelo apelido da dupla mais famosa do basquete brasileiro: Magic Paula e Rainha Hortência. No boxe, o narrador lançou Maguila.

No início de 2012, ele teve um acidente vascular cerebral (AVC) que o obrigou a passar por sessões de fonoaudiologia, para reaprender a falar. O narrador não se afastou das transmissões e não pensava em se aposentador. Uma operação na bexiga o tirou da cobertura dos Jogos de Londres de 2012 pela Bandsports. Luciano do Valle deixa a esposa Flávia do Valle, quatro filhos e dez netos.

Fonte: VEJA SÃO PAULO