CINEMA

Pouco conhecida no Brasil, dupla Straub-Huillet ganha mostra no CCBB

Casal é famoso por adaptações cinematográficas “austeras” de grandes autores

Por: Redação VEJINHA.COM - Atualizado em

Os cineastas Jean-Marie Straub e Danèle Huillet
Os cineastas Jean-Marie Straub e Danèle Huillet: cinema difícil e austero (Foto: Arquivo Associação dos Filmes)

A partir do dia 17, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) apresenta ao público a primeira mostra brasileira dedicada ao casal de cineastas franceses Jean-Marie Straub e Danièle Huillet.

+ Os melhores filmes em cartaz; salas e horários

+ Sesc Santana exibe a Trilogia das Cores de Kieslowski

Na programação, estão títulos como “Relações de Classe” (1983), premiado nos Festivais de Veneza e Berlim, e “Sicília!” (1998), vencedor do Prêmio da Crítica na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Ao todo, são 40 títulos, entre curtas, médias e longas-metragens: 26 produzidos entre 1962 e 2006, até a morte de Danièle, e 9 realizados posteriormente por Jean-Marie; além de 5 filmes, de outros cineastas, que documentam o processo de trabalho do casal.

Autores de filmes difíceis e muitas vezes considerados “austeros” – sempre roteiros adaptados ou inspirados na obra de grandes nomes como Bach, Kafka, Brecht e Cézanne – , a dupla Straub-Huillet normalmente utiliza tomadas longas e sem ação, bem como atores não profissionais.

A mostra fica em cartaz no CCBB até 29 de janeiro. Os ingressos custam R$ 4, com exceção das exibições em DVD, que são gratuitas. Clique aqui para conferir a programação completa.

Fonte: VEJA SÃO PAULO