Estilo de vida

Porto Feliz, Monte Mor, e Itatiba abrigam condomínios de altíssimo luxo

São ao menos três três condomínios de com lançamento previsto para este ano num raio de pouco mais de 100 quilômetros da capital

Por: Alessandro Duarte - Atualizado em

Palacetes de dois ou três andares, com piscinas de cinema, cercados de verde e à beira de campos de golfe e de pólo. Tudo com um bom aparato de segurança e a cerca de 100 quilômetros da capital. Para os poucos privilegiados que podem sonhar com isso, a oferta de condomínios de altíssimo padrão no interior do estado está em expansão. Só neste segundo semestre devem ser lançados três empreendimentos que têm como público-alvo os ricos e os muito ricos. São o Boa Vista, em Porto Feliz, o Haras Larissa, em Monte Mor, e o Reserva Serra de Santa Clara, em Itatiba. Vão concorrer num mercado em que se destacam os loteamentos Terras de São José, em Itu, Quinta da Baroneza, em Bragança Paulista, Veleiros, em Ibiúna, e Helvetia, em Indaiatuba. "A falta de infra-estrutura deixou o litoral paulista inviável", acredita o corretor Alvaro Coelho da Fonseca, dono de um escritório especializado em imóveis de primeira linha e responsável pela comercialização dos três novos empreendimentos. "Hoje em dia, quem pega a estrada para um fim de semana na praia não sabe se vai ficar duas, três ou cinco horas dentro do carro."

Para atraírem os endinheirados paulistanos, esses oásis apostam em levar para o campo o mesmo requinte que os possíveis compradores estão acostumados a usufruir na cidade. O Boa Vista, da JHSF, com previsão de lançamento para setembro, terá, além de dois campos de golfe com dezoito buracos cada um e três campos de pólo, um pequeno Hotel Fasano projetado pelo arquiteto Isay Weinfeld. Com 26 apartamentos, será aberto apenas para convidados ou condôminos. O local vai contar também com três restaurantes a serem criados pelo restaurateur Rogério Fasano e pelo chef Laurent Suaudeau. Estarão à venda residências prontas e terrenos. Pode-se escolher entre casas de 278 ou 432 metros quadrados com design de Weinfeld (num espaço batizado de Vila Fasano), casas maiores (de 600 a 1 200 metros quadrados de área útil) projetadas por escritórios de arquitetura como os de Marcos Tomanik, Marcio Kogan, Cândida Tabet e Erick Figueira de Mello, e terrenos que variam de 20.000 a 53.000 metros quadrados (este à venda por impressionantes 8 milhões de reais). "Muitos dos que se interessam por esses empreendimentos estão atrás de sua quarta casa", afirma Luiz Paulo Pompéia, diretor da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp). "Além da residência na capital, onde vivem, têm uma no litoral e outra em Campos do Jordão."

Anunciado no ano passado como um empreendimento ligado ao bilionário americano Donald Trump, o Reserva Serra de Santa Clara mudou de perfil quando ele deixou o projeto. O campo de golfe desenhado pelo ex-jogador Jack Nicklaus foi mantido, mas a idéia de fazer um resort ali acabou sendo descartada. Terá cerca de 150 vilas inspiradas nas construções da região da Toscana, na Itália. Já o Haras Larissa, com acesso exclusivo pela Rodovia dos Bandeirantes, pretende colocar os proprietários em contato com a natureza. Na área de uma antiga fazenda onde a família Bordon criava cavalos serão postos à venda terrenos de 1 500 a 4 000 metros quadrados. A sede foi transformada em uma charmosa pousada com dezessete apartamentos – só para condôminos e convidados – e manteve-se toda a estrutura do haras. Há 98 cocheiras, hípica, veterinária, um campo oficial de pólo e até um lago para os animais fazerem hidroginástica. Uma fazenda vizinha, de criação de gado nelore mocho, foi agregada. "Quem quiser poderá comprar seu boi ou só visitar o lugar para passar a mão em um bezerro", diz Coelho da Fonseca. "É a vida de fazenda, mas no mais alto estilo."

Onde ficam e quanto custam

Boa Vista

Porto Feliz

Distância da capital

115 quilômetros

Preços

entre 1 milhão e 1,5 milhão de reais (casas da Vila Fasano); entre 2 milhões e 5 milhões de reais (casas maiores); e entre 300 000 e 8 milhões de reais (terrenos)

Haras Larissa

Monte Mor

Distância da capital

118 quilômetros

Preços

entre 195 000 e 900 000 reais (terrenos)

Reserva Serra de Santa Clara

Itatiba

Distância da capital

89 quilômetros

Preços

entre 1 milhão e 3 milhões de reais (casas)

Fonte: VEJA SÃO PAULO