Diversão

Pontos turísticos: programa para a família

A cidade conta com várias opções

Por: Marcelo Ventura e Helena Galante - Atualizado em

Torre do Banespa. O belo terraço do Edifício Altino Arantes, um dos cartões-postais da cidade – com alguns contornos que lembram o Empire State Building, de Nova York –, fica a quase 162 metros do chão. Lá de cima, impressiona a vista panorâmica de São Paulo, que pode cobrir um raio de 40 quilômetros. A partir do dia 8, no térreo, entra em cartaz uma exposição de 375 brinquedos dos séculos XV a XX. Rec. a partir de 6 anos.

Rua João Brícola, 24, centro, 3249-7466, Metrô São Bento. 10h/17h (seg. a sex.). Grátis.

Liberdade. Pedacinho do Japão (e também da China e da Coréia) na cidade, o bairro chama atenção pelo visual, sobretudo por causa das luminárias diferentonas e dos jardins orientais. Vale a pena passear por lá no fim de semana, quando rola uma movimentada feirinha de artesanato. Dá para experimentar pratos orientais típicos como guiozas e tempurás. Rec. a partir de 6 anos.

Praça da Liberdade, Metrô Liberdade. 9h/18h (sáb.) e 10h/19h (dom.). www.feiradaliberdade.com.br.

Mercado Municipal. Vista do mezanino, a variedade de frutas coloridas impressiona. Experimentá-las também pode ser uma saborosa diversão (algumas bancas vendem pedaços limpos e geladinhos). Não deixe de mostrar à criançada os bonitos vitrais. Dica: evite o horário de almoço – a procura pelos lanches tradicionais e pelo famoso pastel de bacalhau deixa o Mercadão abarrotado. Rec. a partir de 6 anos.

Rua da Cantareira, 306, centro, 3228-9332. 6h/18h (seg. a sáb.; dom. e feriados até 16h). Fecha no último domingo do mês. Grátis. www.mercadomunicipal.com.br

Pátio do Colégio e Museu Padre Anchieta. Salte na Estação Sé do metrô e siga até o Pátio do Colégio, onde São Paulo nasceu. No Museu Padre Anchieta, as crianças curtem localizar numa maquete, que recria a época de fundação da cidade, os pontos conhecidos do centro. Esculturas de arte sacra e pinturas ocupam o piso superior; no subsolo, há uma exposição de objetos indígenas (os pequenos adoram). Depois, faça uma parada no agradável Café do Páteo, no lado de fora, e mostre à meninada a parede conservada de taipa de pilão. Rec. a partir de 6 anos.

Museu Padre Anchieta. Pátio do Colégio, 3105-6898, Metrô Sé. 9h/17h (ter. a dom.). R$ 2,50 (crianças de 8 a 12 anos) e R$ 5,00. Grátis para menores de 8 anos. www.pateodocollegio.com.br.

Teatro Municipal. Suas grandes escadarias no hall de entrada, cobertas por tapete vermelho, lembram os contos de fada. Ótima oportunidade para conhecer o lugar é assistir aos concertos gratuitos infantis a partir de sábado (6) até o dia 14. Na abertura da série, às 16 horas, Se Essa Rua Fosse Minha... traz cantigas de roda recolhidas por Villa-Lobos e interpretadas pelo Coral Paulistano. Às terças e quintas, das 13 às 14 horas, e aos sábados, das 10 às 11 horas, há visitas monitoradas (agendamento pelo 3223-3022, ramal 256). Rec. a partir de 6 anos.

Praça Ramos de Azevedo, 3222-8698, Metrô Anhangabaú. Grátis. www.teatromunicipal.sp.gov.br.

Fonte: VEJA SÃO PAULO