Sustentabilidade

Planeta no Parque tem atrações culturais e conscientização ambiental

Tema desta quarta edição "A floresta invade a cidade" conta com a banda mineira Pato Fu, a peça "O Papel da Floresta" e muito mais

Por: Catarina Cicarelli - Atualizado em

Pato Fu 2200
A banda Pato Fu, no espetáculo "Música de Brinquedo": atração da abertura (Foto: Divulgação)

A Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu 2011 o Ano Internacional das Florestas. Inspirado nessa iniciativa, o movimento multimídia Planeta Sustentável, uma ação da Editora Abril, que publica VEJA SÃO PAULO, usa a campanha “A floresta invade a cidade” como tema da quarta edição do Planeta no Parque, evento que começa no sábado (22) e vai até terça-feira (25), no Ibirapuera. Com o objetivo de conscientizar o público sobre a importância da conservação das matas, a programação ocupa a marquise do parque com apresentações teatrais e de dança, shows, oficinas e gincanas. Três vezes por dia, os interessados poderão participar de caminhadas para observar a fauna e a flora do local.

A abertura será com um show da banda mineira Pato Fu, às 11 horas do sábado. No espetáculo, faixas do álbum mais recente do grupo, o delicioso “Música de Brinquedo”. Com guitarrinhas de plástico, apitos e um teclado-calculadora, o grupo vai tocar versões de sucessos como “Sonífera Ilha”, dos Titãs, e “Ovelha Negra”, de Rita Lee. Para o público infantil, haverá apresentações diárias da peça “O Papel da Floresta”, que fala sobre a importância da preservação. Na terça, às 13 horas, a atriz Kiara Terra contará histórias. Além disso, durante os quatro dias de evento estão previstas várias opções de oficinas tanto para crianças quanto para adultos. Enquanto os pequenos criam bonecos, brinquedos e máscaras com materiais recicláveis, os mais velhos podem aprender a fazer uma horta urbana e a lidar com mudas.

 

Nerds Engajados

Dedicado à tecnologia, o evento Campus Party fica mais verde

Al Gore 2200
Al Gore: ativista e ex-vice-presidente dos Estados Unidos (Foto: Divulgação)

Evento de tecnologia que está em sua quarta edição brasileira, a Campus Party também reserva um espaço especial para a sustentabilidade neste ano. Um dos convidados mais aguardados da festa, entre segunda (17) e domingo (23) no Centro de Exposições Imigrantes, é o ativista e ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore, que trouxe à tona, com exagerado alarmismo, as preocupações sobre o aquecimento global no documentário “Uma Verdade Inconveniente”, de 2006. O filme, que ganhou um Oscar, lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz do ano seguinte.

Nesta edição, foi criado ainda o espaço Campus Verde, no qual haverá exposição de produtos sustentáveis e onde os participantes poderão discutir temas sobre sustentabilidade aliada a inovação tecnológica. O acampamento, que antes abrigava 6000 “campuseiros”, ganhou mais 500 vagas. Entre outras participações importantes estão a do diretor executivo da Linux Internacional, Jon “Maddog” Hall, a do cofundador da Apple, Steve Wozniak, e a do editor especial da revista “Wired” do Reino Unido, Ben Hammersley.

Fonte: VEJA SÃO PAULO