Trânsito

Grupo espalha placas de "aqui tem radar" em locais mal sinalizados

Iniciativa partiu de apresentadores de programa de TV

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

aqui tem radar 3
Dennys Motta: protesto contra a falta de sinalização (Foto: Divulgação)

Desde terça-feira (24), plaquinhas amarelas com as dizeres "# Aqui Tem Radar" pipocam por vias da capital, como na Avenida das Nações Unidas e na Rua Vergueiro. O autor dos avisos é Dennys Motta, apresentador do programa Encrenca, da RedeTV, que afirma já ter instalado oitenta placas, ao lado de outros três integrantes da atração, Tatola Godas, Ricardinho Mendonça e Angelo Campos.

+ Protesto na Dutra causa 15 quilômetros de lentidão na Marginal Tietê

“Vivemos sem sinalização adequada, com buracos nas vias e pouca iluminação”, reclama Motta. Segundo ele, os radares são instalados em lugares escondidos e não há aviso de que a rua está sendo monitorada. “É quase uma pegadinha. O radar precisa proteger e não só gerar multas.”

+ Projeto de expansão das ciclovias custa mais que o triplo do previsto

No último ano, o número de multas em São Paulo cresceu 4,5%, gerando 10,6 milhões de reais arrecadados, de acordo com balanço divulgado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) no início de 2015.

aqui tem radar 1 vejinha
Sinalização amadora: na Rua Vergueiro, próxima à estação Chácara Klabin do metrô (Foto: Veja São Paulo)

O engenheiro de tráfego e consultor Sérgio Ejzenberg explica que a sinalização se mostra obrigatória, tanto a que indica que as vias estão sendo monitoradas quanto a da velocidade permitida. “O radar não precisa estar visível, mas as placas sim”, afirma. Procurada, a CET não respondeu aos questionamentos de VEJA SÃO PAULO até a publicação da reportagem.

A ação de Dennys será mostrada no programa Encrenca, neste domingo (1º), a partir das 20h, na RedeTv!.

aqui tem radar 1
Denys: apresentador de programa de TV (Foto: Divulgação)

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO