Bares

Pinheiros torna-se o novo polo das cervejas

Com três grandes inaugurações. o bairro tem se firmado como a rota dos amantes das marcas especiais

Por: Saulo Yassuda

Delirium Café
Simões, Vessoni e Almeida, no Delirium Café: 11 000 copos no primeiro mês de funcionamento (Foto: Fernando Moraes)

Chame como quiser. Polo cervejeiro, vizinhança do bom beber, rota dos amantes do malte e do lúpulo. Pinheiros tornou-se a melhor região da cidade aonde ir para refrescar a goela com geladas de primeira, sejam elas loiras, morenas ou ruivas. Além de abrigar cachorros grandes do ramo, como a Cervejaria Nacional e o Empório Alto dos Pinheiros, o bairro vem engordando a lista de lugares que servem muito mais do que a bebida amarelinha e aguada do dia a dia. Perto da novíssima Estação Fradique Coutinho do metrô, foi inaugurado há quase dois meses o misto de bar e showroom da Get Your Beer, importadora e distribuidora de mesmo nome. “Investimos 900 000 reais na montagem da casa”, conta André Novaes Patury, sócio de Carlos Garcia, Marcio Fedalto e Fabio Hemmelmann.

+ Rua dos Pinheiros reúne boas opções para comer e beber

Ali, eles vendem a preços a partir de 12 reais marcas como a americana Sea Dog e a inglesa Adnams. Além de receber a freguesia, a empresa fornece a bebida a bares, lanchonetes e  restaurantes paulistanos. Muitos estabelecimentos da região compram rótulos encontrados no portfólio da Get Your Beer. “Caso um desses bares das redondezas precise repor algum item em falta, consigo mandar de imediato o produto”, orgulha-se Patury.

Get Your Beer
Garcia, Fedalto, Patury e Hemmelmann, na Get Your Beer: misto de bar e showroom (Foto: Fernando Moraes)

Um de seus clientes é o Delirium Café. O endereço de origem belga abriu as portas no fim de setembro e tornou-se um sucesso instantâneo. No primeiro mês de funcionamento registrou uma impressionante contabilidade: 11 000 copos de chope (preços desde 10 reais) e 4 500 garrafas de cerveja (a partir de 10 reais). Na afinação do negócio, encontra-se o sócio Paulo Almeida, proprietário também do Empório Alto dos Pinheiros, vencedor duas vezes do prêmio de melhor carta de cervejas na edição especial COMER & BEBER, em 2013 e 2014, a menos de dez minutos — de caminhada — dali. Para montar o Delirium Café, Almeida se juntou a um grupo de sócios, entre eles Davi Simões e José Renato Vessoni, um dos donos do restaurante Chácara Santa Cecília, que fica na mesma Rua Ferreira de Araújo. “Se temos a rua dos lustres e a dos eletrônicos na cidade, por que não haver um bairro da cerveja?”, questiona Almeida.

chopes BrewDog
Chopes do BrewDog Bar: unidade pioneira da marca escocesa fora da Europa (Foto: Lucas Lima)

Outro endereço que reforça as feições etílicas daquele pedaço é o BrewDog Bar, reduto escocês na ativa desde janeiro, bem em frente ao Instituto Tomie Ohtake. Trata-se da primeira unidade fora da Europa da hypada cervejaria, dedicada aos chopes de sabor intenso e concentrado. Segundo o sócio brasileiro Gilberto Tarantino — que toca a importadora Tarantino Beer, localizada na vizinhança —, os proprietários da marca exigiram um imóvel numa área servida por transporte de qualidade. “Além disso, temos ciclovias e várias estações de bicicleta aqui ao lado”, acrescenta Paulo Bietelman, outro dono do BrewDog Bar.

Cervejaria Nacional
Degustação da Cervejaria Nacional: produção própria da bebida (Foto: Mario Rodrigues)

Área em constante mutação com a chegada das estações de metrô Pinheiros, Faria Lima e Fradique Coutinho, Pinheiros não para de se expandir. “O bairro não faz o estilo playboy, tampouco tem aquela garotada toda da Vila Madalena”, teoriza Marcus Ribas, da Cervejaria Nacional, bar que fabrica a própria bebida desde 2011, na Avenida Pedroso de Morais. As inaugurações  seguem em ritmo acelerado. A região deve ganhar, no início do ano que vem, um espaço na Rua dos Pinheiros  dedicado apenas aos rótulos produzidos no Estado de São Paulo. Entre os mentores da novidade estão os irmãos Michelsohn, da Cervejaria Júpiter. Fica ainda para 2015 a estreia do brewpub da confraria Son of a Beer, que começou no Morumbi e vai se transferir para a Rua Cônego Eugênio Leite. Tanta novidade deu sede? Recomenda-se ir caminhando de bar em bar para evitar a tão temida barriguinha de chope.

  • BrewDog Bar. Rua Coropé, 41, ☎ 3032-4007.
  • Cervejaria Nacional. Avenida Pedroso de Morais, 604, ☎ 3034-4318.
  • Delirium Café. Rua Ferreira de Araújo, 589, ☎ 2495-2225.
  • Empório Alto dos Pinheiros. Rua Vupabuçu, 305, ☎ 3031-4328.
  • Get Your Beer. Rua dos Pinheiros, 735, ☎ 2538-1160.

Fonte: VEJA SÃO PAULO