Especial

6 personal trainers de famosos dão dicas para ficar sarado

Conheça os segredos dos profissionais que trabalham com Luciana Gimenez, Caroline Bittencourt, Sabrina Sato e outras celebridades

Por: Giovana Romani e Mariana Barros - Atualizado em

Guilherme Assad e Caroline Bittencourt_2190
Guilherme Assad, personal trainer da modelo Caroline Bittencourt, aposta em exercícios clássicos (Foto: Mario Rodrigues)

“Trabalhar o corpo por igual, sem privilegiar uma ou duas partes dele, é sempre melhor. É o que proponho para a Luciana. O ideal é um mix de corrida, caminhada acelerada e spinning. Em dois meses, com pelo menos três horas semanais de dedicação, já dá para sentir a diferença. O teste não é na balança, mas no espelho. É preciso olhar e gostar. Tomar água gelada acelera o metabolismo e ajuda a gastar calorias. Outra dica é fazer as séries aeróbicas cedo, para queimar gordura com mais eficiência.”

Flávio Settanni, personal trainer da apresentadora Luciana Gimenez

+ Cinquenta dicas para entrar em forma no verão

“Apesar das diversas novidades que existem por aí, os exercícios clássicos continuam infalíveis. Levantamento de peso, agachamento e glúteos em quatro apoios são alguns deles. Para não desperdiçar nem um minuto, combine exercícios que exigem esforço de diferentes áreas do corpo — assim, um músculo descansa enquanto o outro trabalha e não há necessidade de parar para se recompor. Quem já é magro, como a Caroline, deve investir em musculação para ganhar massa.”

Guilherme Assad, personal trainer da modelo Caroline Bittencourt

“Engana-se quem acredita que vai perder barriga se fizer muitos abdominais. Ginástica localizada funciona para enrijecer e tonificar a musculatura, e não para diminuir o porcentual de gordura. Se o objetivo é secar rápido, aposte em exercícios aeróbicos, como corrida, bicicleta e dança. Metas diferentes pedem treinos diferentes. A Sabrina costuma dar mais ênfase às coxas e ao bumbum. Como ela tem uma agenda bastante atribulada, malha em dias e horários variados. Mas o ideal é manter a regularidade.”

Silvio Cabral do Nascimento, personal trainer da apresentadora Sabrina Sato

“O boxe desenvolve o condicionamento físico de maneira geral: fortalece os músculos superiores e inferiores e tem gasto calórico elevado — cerca de 600 calorias em uma hora, quantidade que varia de acordo com a pessoa. A Cristiana malha de segunda a sexta e distribui socos três vezes por semana (só nas aulas). Ela começa o aquecimento pulando corda e simulando golpes em frente ao espelho. Depois, sobe ao ringue e pratica movimentos de ataque e defesa. Para fechar, faz uma série de 100 a 200 abdominais.”

Átila “Cebola” Rodrigues, personal trainer da empresária Cristiana Arcangeli

Átila “Cebola” Rodrigues e Cristiana Arcangeli_2190
Átila “Cebola” Rodrigues, personal trainer da empresária Cristiana Arcangeli, conta que o boxe tem gasto calórico elevado (Foto: Mario Rodrigues)

“Procure uma atividade que lhe dê prazer. Detesta correr e pedalar? É possível emagrecer com outros tipos de exercício. Dou aula para muitos empresários que dispõem de pouco tempo para ir à academia. O Alexandre, por exemplo, treina apenas quarenta minutos de duas a três vezes por semana. Por isso, apostamos num circuito com intervalos — depois de cada equipamento de musculação, ele corre durante cinco minutos na esteira.”

César Patti, personal trainer do empresário Alexandre Brett, dono da grife VR Menswear

César Patti e Alexandre Brett_2190
César Patti, personal trainer do empresário Alexandre Brett, diz que o segredo é encontrar algo que lhe dê prazer (Foto: Mario Rodrigues)

“Quem está desacostumado a malhar precisa ir aos poucos. Quando for utilizar a esteira, comece caminhando e aumente a velocidade gradativamente até chegar a 8 quilômetros por hora. Corra no mesmo ritmo mais vinte minutos e, depois, trabalhe glúteos e quadríceps sem descer do equipamento. Faça isso nos dez minutos finais. A Adriane precisou ficar em repouso durante a gravidez. Agora, três meses depois do nascimento do Vittorio, está liberada. Além de gastar sola três vezes por semana, faz 250 abdominais.”

José Carlos Altieri, personal trainer da apresentadora Adriane Galisteu

Fonte: VEJA SÃO PAULO