Cabelos

Seis penteados que são tendência para os dias mais frios

Os cabeleireiros Sergio G e Ruth Damaris dão dicas para criar o visual perfeito para usar durante o dia ou à noite 

Por: Tatiana Izquierdo - Atualizado em

abre-cabelos-inverno
A modelo Beatriz Libonatti mostra os looks que os cabeleireiros escolheram para a temporada de inverno  (Foto: Rodrigo Dionísio)

A cada nova estação, os cabelos ganham novos ares. E o inverno, embora tenha sido tímido, vem trazendo mudanças inspiradoras aos fios. Seja a tonalidade ou o corte, é sempre bacana modernizar e adaptar o visual para os dias mais frios.

+ Saiba tudo sobre maquiagem no Beleza de Blog

+ Especial: dicas de beleza para o inverno

Os cabeleireiros Sergio G, do Hi Salão, e Ruth Damaris, do Vimax Beauty, mostram que, com simples passos, você pode conquistar o visual adequado para qualquer situação. "A ideia é ser prático, não ter de dispor de muito tempo. Aqui, a mulher só vai precisar de itens básicos como elástico, grampos e uma pomada para manter os fios no lugar", explica Ruth.

Na hora de se maquiar, os profissionais Pablo Weber, do Vimax, e Márcia Val, do Hi Salão, orientam as mulheres a escolher tons neutros para o dia a dia e abusar do contorno dos olhos, para a noite. "Olhos bem marcados ficam elegantes para qualquer evento noturno. O batom pode ser mais escuro, em tons de vermelho, ameixa, bordô. Apenas lembre-se da proposta da roupa, do evento e da sua atitude. Se não quiser errar, o menos é sempre mais", explica Márcia. Confira nosso passo a passo e aposte em novos looks:

Meio preso

meio-preso-torcidinho2
O visual meio preso cria um look delicado com acabamento displicente (Foto: Rodrigo Dionísio)

Para conquistar o visual, aplique protetor térmico nos fios ainda úmidos e seque-os com o secador. Depois, modele as ondas com o uso do babyliss médio. No topo da cabeça, separe a parte central e desfie com o pente fino. Pegue as mechas próximas das têmporas e prenda atrás com o auxílio de grampos - eles ficam escondidos dentro dos cabelos. Na parte superior, dê volume com o cabo do pente fino, criando um visual "sessentinha".

meio-preso-torcidinho
Look meio preso é versátil e pode ser feito em poucos passos (Foto: Rodrigo Dionísio)

"O visual pode ser usado no trabalho, em um passeio diurno ou até em uma happy hour. Capriche na escolha dos acessórios, como maxibrincos, e divirta-se", completa Ruth.

Rabo de cavalo com trança

rabo-de-cavalo-trança
Prático, o rabo de cavalo salva qualquer produção de emergência. A trança na base do penteado dá ar delicado ao visual. (Foto: Rodrigo Dionísio)

Seque os cabelos utilizando um protetor térmico e modele o comprimento com babyliss médio, para dar volume aos fios. Puxe os fios com as mãos e prenda um rabo de cavalo alto, utilizando elástico e grampos. Para esconder o arremate, faça uma trança espinha de peixe em uma mecha fina do comprimento e envolva a base do rabo. Com a ponta dos dedos, puxe algumas mechinhas para dar um ar mais displicente.

rabo-de-cavalo-trança2
A trança dá um visual moderno e com mais atitude para o rabo de cavalo (Foto: Rodrigo Dionísio)

Pintou um compromisso de última hora e os cabelos precisam estar alinhados? Aposte no rabo de cavalo e incremente o visual. "Aproveite a trança e dê um ar mais rock'n'roll ao penteado. Passe o cabelo pela trança que está escondendo o elástico e texturize mais os fios. Assim, você ganha um penteado mais moderno", ensina Ruth.

+ Giovanna Antonelli lança novas onze cores de esmalte

Coque samurai

coque-bagunçado
Coque samurai é ideal para quem quer usar roupas com golas protuberantes (Foto: Rodrigo Dionísio)

Aproveite um cabelo do dia anterior para criar este visual. Quanto mais texturizados estiverem os fios, melhor. Dê atenção especial para a franja, deixando ela mais moldada - para isso, use pomada na ponta dos dedos. Prenda o coque na altura do cocuruto com elástico de meia fina e arremate o prendedor com os fios soltos próximo ao rosto.

Quais serão os penteados ostentação para esta estação? "Para a noite, ou um evento mais elaborado, podemos abusar um pouco mais no acabamento e criar penteados com uma proposta mais fashion", ensina Sergio G. 

Preso com laço

preso-lateral-laço
Para eventos noturnos e que pendem mais produção, o preso lateral com laço é ótima pedida (Foto: Rodrigo Dionísio)

Depois de lavar os cabelos, seque-os com o secador e faça a marcação ondulada, que pode ser com o babyliss médio ou uma prancha de modelar. A franja tem leve caimento na testa e o comprimento é preso lateralmente, com um elástico de silicone na altura dos ombros. Para esconder a amarração, faça um laço com o comprimento do rabo de cavalo e arremate com um grampo escondido dentro dos fios. Quanto mais displicente o visual, mais moderno ele fica. 

Estilo Hollywood

preso-lateral
O preso lateral estilo Hollywood é muito usado em festas e tapete vermelhos pelas celebridades e ganhou espaço com as brasileiras (Foto: Rodrigo Dionísio)

O visual é ideal para uma festa noturna ou celebração mais formal, como casamentos e formaturas. Para fazer em casa, aproveite os cabelos já ondulados de um dia anterior e prenda os fios com grampos atrás da cabeça, lateralmente. Esconda os grampos com o próprio cabelo e encurte o comprimento com alguns grampos presos das pontas para a orelha. Pulverize spray fixador para arrematar os fios com frizz.

Crepagem fashion

coque-fashion
(Foto: Rodrigo Dionísio)

Neste look, vale usar o ar moderno para incrementar uma produção noturna. Com os cabelos sem lavar, utilize um pente fino e dê volume aos fios desfiando todo o cabelo. A técnica da crepagem, como é conhecida, é deixar todo o cabelo volumoso. Depois, pegue as laterais e forme um coque displicente. Mantenha o topo e o meio dos fios com volume. Dê acabamento com spray fixador ou xampu à seco para os fios ficarem no lugar.

+ Transformação de inverno: um dia nas mãos do cabeleireiro Rodrigo Cintra

+ Recupere os cabelos dos efeitos nocivos do verão

Fonte: VEJA SÃO PAULO