Cidade

Pedestres elogiam faixa em 'xis' na Ipiranga com a São João

Modelo na diagonal reduziu a travessia de 159 segundos para 42 segundos 

Por: Tatiana Izquierdo

Faixa Diagonal - Ipiranga x São João
Pedestre utilizam a nova faixa no cruzamento entre a Ipiranga e a São João (Foto: Tatiana Izquierdo)

Inaugurada nesta segunda-feira (26), a faixa em diagonal no famoso cruzamento das Avenidas Ipiranga e São João, centro de São Paulo, teve boa aceitação por parte dos pedestres.

Faixa em "X" é aprovada, mas confunde pedestres

O empresário Norberto Vieira conta que a faixa ajuda a manter a segurança dos usuários. "Achei melhor com a faixa porque antes atravessávamos o cruzamento correndo e os carros podiam fazer a conversão nas esquinas. Agora, como o cruzamento fica livre, está mais rápido de atravessar".

Faixa Diagonal - Ipiranga x São João
Faixa em "xis" reduziu o tempo de travessia dos pedestres (Foto: Tatiana Izquierdo)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que antes da implantação da faixa em diagonal, o tempo de travessia entre as esquinas era de 159 segundos. Agora, para cruzar as vias, o pedestre leva 42 segundos.

A vendedora Rosemary Quinto, casada com o cadeirante Ari Moraes, cruzou sem problemas de uma esquina para outra ajudando o marido. "Para nós, facilitou bastante", conta Ari.

A companhia informou que dois agentes estarão no local para orientar os pedestres. Além dissom, um outro marrozinho ficará no entroncamento das vias, orientando os carros. 

Faixa Diagonal - Ipiranga x São João
Placa informa que parte da travessia será concluída com o semáforo vermelho (Foto: Tatiana Izquierdo)

Para que os usuários pudessem utilizar a faixa em 'x'  com segurança, a programação semafórica dos semaforos de pedestres foi alterada. Inicialmente, o sinal verde ficava disponível durante cinco segundos. Agora, são dez segundos. O restante da travessia é feito com o semáforo em vermelho piscante.

O modelo de faixa em diagonal é o segundo implantado na cidade. O primeiro foi instalado em dezembro do ano passado no cruzamento entre as ruas Riachuelo e Cristóvão Colombo. De acordo com a CET, a faixa em "xis" foi inspirada no sistema utilizado em Tóquio (Japão) 

Fonte: VEJA SÃO PAULO