Teatro

Veja lista de peças que saem de cartaz nesta semana

Cinco bons espetáculos fazem sua última apresentação até domingo (26)

Por: Redação VEJINHA.COM - Atualizado em

Luis Antonio — Gabriela
O ator Marcos Felipe, em 'Luis Antonio': lirismo e sutileza na composição de um travesti (Foto: Bob Sousa)

Cinco boas peças que estão em cartaz na cidade, entre elas a elogiada "Luis Antonio - Gabriela", encerram suas temporadas até o fim desta semana. Não perca tempo e garanta seu ingresso para conferir os espetáculos abaixo:

+ As melhores peças em cartaz

  • Resenha por Dirceu Alves Jr.: Adaptação de João Paulo Lorenzon para o romance de Sándor Márai (1900-1989). É o adaptador quem protagoniza o monólogo dramático. Baseada no ótimo livro escrito ao longo de quatro décadas pelo autor húngaro e lançado em 1979, a transposição para o palco é tarefa árdua, principalmente pela densidade do personagem. Em uma encenação simples, as forças são concentradas na iluminação criada pelo diretor Antonio Januzelli e, óbvio, no ator. Lorenzon, de 32 anos, convence no relato do protagonista, um homem maduro que não teve coragem de se entregar a duas mulheres. Estreou em 11/09/2010. De 21/01/2012 a 25/02/2012.
    Saiba mais
  • Com dramaturgia coletiva, a comédia da Companhia D’Alma é inspirada em peças e na biografia de Molière (1622-1673) para retratar a vida e a obra do dramaturgo francês. A efervescência criativa do autor e fragmentos de espetáculos como O Burguês Fidalgo, As Eruditas e Don Juan, que criticaram a hipocrisia, o desejo de ascensão social e a avareza, são tratados como retrato de uma época não muito distante. Guilherme Sant’Anna esbanja desenvoltura como o criador e algumas de suas criaturas. Estreou em 02/02/2012. Até 13/9/2015.
    Saiba mais
  • De Nelson Baskerville, Verônica Gentilin e Cia. Mungunzá de Teatro. Com extrema e admirável coragem, o diretor Nelson Baskerville mexe em sua história para montar o espetáculo, que comove e inquieta o espectador em um surpreendente conjunto. Seu irmão mais velho, Luis Antonio (interpretado pelo ótimo ator Marcos Felipe) era homossexual e viveu em Santos até os 30 anos, quando se mudou para a Espanha. Durante três décadas, quase nada se soube dele, que, em Bilbao, assumiu a identidade de Gabriela, protagonizou shows em boates e acabou vitimado pela aids em 2006. Com Lucas Beda, Sandra Modesto, Verônica Gentilin, Day Porto e Virginia Iglesias. Estreou em 16/03/2011. 
    Saiba mais
  • Resenha por Dirceu Alves Jr.: Adaptação livre e direção de René Piazentin para novela de Franz Kafka (1883-1924). A Cia. dos Imaginários baseia-se em A Metamorfose (1915) para aprofundar questões que povoaram a mente do escritor. Na trama está Gregor Samsa (interpretado pela atriz Aline Baba), um sujeito que deixou de ter vida própria para bancar o sustento da família e percebeu que havia se transformado em um inseto. A adaptação introjeta a personalidade densa de Kafka na do protagonista como forma de espelhar as angústias e os freios que encontrou para o exercício da vocação. Estreou em 03/06/2011. Até 30/08/2012.
    Saiba mais
  • Resenha por Dirceu Alves Jr.: De Joe Calarco. Escrito em 1997, o drama faz uma releitura de Romeu e Julieta. A trama se passa num colégio para rapazes, em que quatro estudantes oprimidos começam a encenar o texto de Shakespeare como válvula de escape. Aos poucos, eles mergulham na peça e fazem paralelos com a própria vida. A direção de João Fonseca tira proveito dessa metalinguagem e, apoiada em sutilezas, oferece múltiplas possibilidades ao elenco. Rodrigo Pandolfo, na pele de Julieta, confirma que é um dos mais promissores talentos da atualidade e cativa o público ao lado de Felipe Lima, João Gabriel Vasconcellos e Pablo Sanábio. Estreou em 14/01/2012. Dia 06/05/2012.
    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO