Sem pôr a mão no bolso

Veja peças que têm ingressos gratuitos

Confira lista com espetáculos que podem ser vistos de graça

Por: Redação VEJINHA.COM - Atualizado em

Nada Aconteceu, Tudo Acontece, Tudo Está Acontecendo
Grupo XIX: uma versão livre de 'Vestido de Noiva', de Nelson Rodrigues (Foto: Adalberto Lima)

Sem dinheiro para aproveitar o farto circuito teatral oferecido na cidade? Sem problemas. Algumas atrações dos palcos paulistanos podem ser conferidas "na faixa", confira:

+ Mais sobre teatro

  • A Companhia do Feijão apresenta o drama criado por Zernesto Pessoa e o também diretor Pedro Pires. Cinco atores representam um grupo de artistas que encena uma peça sobre a história de um país em crise que leva os trabalhadores ao poder. Estreou em 19/4/2013. De 24/9 a 4/10/2016.
    Saiba mais
  • Um musical dentro de uma comédia. A definição dos autores Bob Martin e Don Mc Kellar revela-se igualmente perfeita para a versão brasileira do espetáculo, adaptada com brilho pelo também diretor Miguel Falabella. Ambientada na São Paulo dos anos 20, a trama divertida e simples traz uma madrinha (a travessa Stella Miranda) contratada para pajear uma atriz (Sara Sarres) às vésperas do casamento. Enquanto a história se passa, um narrador (papel de Ivan Parente) explica à plateia alguns truques usados no musical. Ele chega a interromper a montagem para mostrar, por exemplo, que os esquetes feitos com as cortinas fechadas servem para trocar os cenários entre um ato e outro. Esses momentos fazem o público rir. Falabella homenageia no texto alguns intérpretes brasileiros importantes — caso da corista cômica vivida por Kiara Sasso, uma referência à atriz Eva Todor. O elenco reúne ao todo 25 integrantes, entre eles Saulo Vasconcelos, Paula Capovilla e Andrezza Massei. Estreou em 17/8/2013. Até 29/6/2014. Preste atenção... nos belos figurinos criados pelo estilista Fause Haten. Garanta seu lugar: os ingressos ficam disponíveis sempre a partir do dia 20 do mês anterior.
    Saiba mais
  • Para comemorar 21 anos de existência, a Cia. Nau de Ícaros faz uma mostra de repertório com seis espetáculos, que envolvem circo, música, vídeo, teatro e performance. De 21/2 a 27/3/2014. Programação: 22 e 23/2: Cidade dos Sonhos 1, 2, 3 e 4/3: Avarandado 8 e 9/3: Os Artistas 12 e 13/3: Tirando os Pés do Chão 15 e 16/3: O Casamento de Lina 27/3: Ultréya - Espetáculo Festa
    Saiba mais
  • Prestes a completar setenta anos, a peça Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, passou por uma reinvenção radical na montagem do Grupo XIX de Teatro. A versão livre, criada em parceria do elenco com o dramaturgo Alexandre Dal Farra, foi batizada de Nada Aconteceu, Tudo Acontece, Tudo Está Acontecendo. Não sobrou quase nada do original. A sede do grupo, na Vila Maria Zélia, foi transformada em um salão de festas que vai receber um casamento. Por lá, Alaíde (interpretada por Janaina Leite) repassa suas angústias antes de subir ao altar. Está dividida entre o amor do futuro marido (Rodolfo Amorim) e a fantasia da vida mundana, simbolizada pela cafetina Madame Clessy (o ator Ronaldo Serruya), que, nesta leitura, surge como um travesti. Lúcia, por exemplo, a irmã da protagonista e personagem central, aparece apenas sob a representação da Mulher de Véu (a atriz Juliana Sanches). Em compensação, o cantor Roberto Carlos, o papagaio Louro José e o Menino Maluquinho, de Ziraldo, dão o ar da graça. Na intenção de trabalhar com as referências de tempo e do imaginário, base da peça de Nelson, já enunciada no título, o Grupo XIX exagerou na inserção de elementos. A encenação, comandada pelos diretores Luiz Fernando Marques e Janaina Leite, tem belos momentos, mas carece de uma dramaturgia que defina um eixo mais coerente entre o clássico e a releitura. Estreou em 2/5/2013. Até 16/3/2014. + Integra a Mostra 10 Anos do Grupo XIX de Teatro
    Saiba mais
  • Inspirado pelo filme Cães de Aluguel, de Quentin Tarantino, o drama tem início dentro de uma van que leva o público do Sesc Ipiranga ou da Estação Sacomã do metrô até a comunidade de Heliópolis. Na trama, um roubo de carga dá errado, e os bandidos começam a suspeitar que há um infiltrado entre eles. Com Ana Carolina, Aga Orimaf, Bruno Ribeiro, Cesar Filho, Diego Renan, Eduardo Ferreira e outros. Concepção e direção de Daniel Gaggini. Estreou em 25/10/2013. Até 30/3/2014.
    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO