Música

Pearl Jam empolga fãs com retrospectiva da carreira

Com show no Morumbi, banda inicia no Brasil turnê que comemora seus vinte anos

Por: Catarina Cicarelli - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

O Morumbi podia não estar cheio, mas não faltou empolgação do público na primeira apresentação do Pearl Jam no Brasil, nesta quinta (3), com a turnê que comemora os vinte anos da banda. Como era de se esperar, o grupo fez uma retrospectiva de seu trabalho tocando grandes sucessos, entre eles "Even Flow", "Alive" e "Black".

+ Pearl Jam revive o movimento grunge na cidade + Roupas xadrez viram mania

+ As Boas Compras: xadrez

A produção havia informado na terça (1º) que a apresentação, marcada para as 21h, começaria impreterivelmente com 15 minutos de antecedência. O show, no entanto, só teve início às 21h15, com a música "Release".

Não faltaram fãs de grunge que prestaram suas homenagens ao movimento usando roupas xadrez. Até mesmo o frio não impediu que a padronagem aparecesse em detalhes com um lenço ou uma gola de camisa. Apesar de alguns setores da arquibancada estarem praticamente vazios, o público na pista era grande e o calor humano ajudou a apaziguar o frio que fazia na cidade.

O vocalista Eddie Vedder cativou o público com diversas frases faladas em português, incluindo a apresentação da banda. Em certo momento, o cantor também se esforçou para fazer um discurso em que contou sobre sua primeira vinda ao Brasil, em 2001, com os Ramones. Emendou a fala dedicando "Come Back" ao grupo, que foi seguida pela versão cover de uma música deles, "I Believe in Miracles".

Com certa dificuldade para se expressar, Vedder retomou o inglês ao final da apresentação para elogiar o público brasileiro, afirmando que a bandeira nacional está sempre presente em suas apresentações nos Estados Unidos e na Europa.

Após mais de duas horas de show e dois intervalos, o Pearl Jam tocou a 25ª e última canção do setlist, um cover de "Rockin’ In The Free World", de Neil Young.

O grupo volta a se apresentar no Morumbi nesta sexta (4), desta vez com ingressos esgotados. Em seguida, os músicos vão para o Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. Sua última vinda foi em 2005, quando fizeram cinco shows no Brasil, incluindo dois no Estádio do Pacaembu.

Fonte: VEJA SÃO PAULO