Música

Com pneumonia, compositor Paulo Vanzolini é mantido na UTI

O artista segue internado no Hospital Israelita Albert Einstein, desde a última quinta (25)

Por: VEJINHA.COM - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

O compositor e zoólogo Paulo Vanzolini, 89, está internado com pneumonia na UTI do Hospital Israelita Albert Einstein, no Morumbi, desde a última quinta (25), dia de seu aniversário. De acordo com boletim médico do hospital, não há previsão de alta.

Um dos principais representantes do samba paulistano, Vanzolini relata o cotidiano de São Paulo em grande parte de suas canções. Composições como Ronda e Volta por Cima foram interpretadas por grandes artistas, como Inezita Barroso, Beth Carvalho e Maria Bethânia.

As apresentações que ele faria na Casa de Francisca, na sexta (26) e no sábado (27), foram canceladas. O artista se apresenta com frequência no espaço, que recebe talentos da nova geração e também nomes consagrados, como Arrigo Barnabé.

Em 2009, foi lançado o documentário Um Homem de Moral, de Ricardo Dias, que conta a história do artista. Além de compositor de mais de cinquenta sambas, Vanzolini entrou para a história da ciência pelos quarenta anos de serviços prestados à zoologia. Pesquisas de campo realizadas Brasil afora eternizaram seu nome até na identificação de um macaco da Amazônia, o saimiri vanzolinii. Ele também foi diretor do Museu de Zoologia da USP.

Fonte: VEJA SÃO PAULO