SEGURANÇA

Mais da metade dos paulistanos afirmam ter medo da polícia

Pesquisa Datafolha mostra que 60% dos moradores da capital temem policiais miliares

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Crime polícia violência
Polícia Militar: instituição sofre crise de confiança com os paulistanos (Foto: Lucas Lacaz Ruiz/Folhapress)

Em meio a investigações sobre o envolvimento de policiais em chacinas, o Instituto Datafolha divulgou pesquisa cujo resultado mostra que mais da metade dos paulistanos têm medo da polícia, tanto da Civil quanto da Militar.

Metade dos paulistanos reprova gestão de Alckmin na crise hídrica

De acordo com o levantamento, divulgado nesta sexta (6) pelo jornal Folha de S.Paulo, 60% dos moradores da capital afirmam que têm mais medo do que confiança na Polícia Militar. Em relação à Polícia Civil, a rejeição é de 55%.

O índice demonstra piora em relação ao resultado da pesquisa anterior, de 2013, feita em meio às manifestações contra o aumento da tarifa de ônibus. Naquela sondagem, 50% dos paulistanos afirmaram sentir medo dos policiais militares.

Russomano lidera corrida eleitoral, diz Datafolha

Em junho daquele ano, para conter a ação de black blocs, que depredaram patrimônio público durante os atos, a Polícia Militar foi acusada de excesso de violência.

A pesquisa Datafolha ouviu 1 092 pessoas entre os dias 28 e 29 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Favela Naval

Ainda de acordo com o resultado divulgado pelo jornal, na série histórica desse tipo de pesquisa, o ano em que os paulistanos afirmaram mais ter medo da Polícia Militar foi em 1997. Naquele ano, as imagens de policiais militares torturando e matando um homem na Favela Naval, em Diadema, ganharam repercussão nacional. 

+ Confira as últimas notícias

Fonte: VEJA SÃO PAULO