Continua após publicidade

Dez dicas de passeios para se sentir em Berlim

Confira um circuito para curtir em São Paulo no clima da cultura alemã

Por Veja São Paulo
Atualizado em 1 jun 2017, 17h10 - Publicado em 25 nov 2014, 12h07

É possível desfrutar de outras culturas sem sair de São Paulo. Bairros como Campo Belo e Brooklin, na Zona Sul, concentram colônias alemães e oferecem boa comida típica e serviços especializados, como uma livraria com títulos do país europeu e uma associação de dança. Em restaurantes como o Bierquelle, tanto o ambiente quanto o cardápio reproduzem a atmosfera germânica.

+ Dez dicas de passeios para se sentir em Nova York

1. Não é preciso ir muito longe para saborear pratos típicos alemães. O restaurante Windhuk serve o joelho de porco com batata cozida e chucrute por 61,80 reais. O Bierquelle, cujo ambiente reproduz o interior de um chalé, oferece uma porção de salsichas feitas no local.

2. O Instituto Goethe, localizado no bairro de Sumaré, funciona como uma espécie de pequena Alemanha em São Paulo. No local são oferecidos cursos de alemão e oficinas. Uma vasta filmoteca atrai os cinéfilos da região.

 

+ Dez dicas de passeios para se sentir em Paris 

Continua após a publicidade

3. A exposição Hans Gunter Flieg mostra o desenvolvimento industrial brasileiro, entre 1940 e 1980, pelas lentes do fotógrafo alemão. As imagens estão em cartaz na nova sede do MAC.

4. Na  Confeitaria Christina  é comum entre os clientes ouvir pessoas batendo papo em alemão. Os doces servidos justificam o sotaque na loja, que faz o tradicional stollen, pão natalino. A versão tradicional de 500 gramas, com frutas cristalizadas, custa 44,40 reais. 

Hans Hartung
Hans Hartung ()

5. O Centro Cultural Banco do Brasil abriga uma abrangente mostra dedicada a Hans Hartung (1904-1989). Com 162 obras, entre telas e gravuras abstratas, é a maior exposição do artista franco-alemão já realizada no país.

6. Fundada em 1961, a Livraria Alemã Bücherstube oferece mais de 15 000 títulos. Trata-se de um ótimo lugar no Brooklin, na Zona Sul, para entrar em contato com a cultura alemã. Nas prateleiras encontram-se dicionários, livros didáticos infantis e romances de autores germânicos.

Continua após a publicidade

+ Confira a lista de passeios para se sentir no Japão

7. Com 130 anos de atividade, a Sociedade Filarmônica Lyra é uma associação que preserva a cultura alemã. O coral e o Grupo de Danças Folclóricas Gold & Silber fazem apresentações típicas na sede, localizada no Brooklin, na Zona Sul.

8. Sem sair do Brooklin, a Bavaria Som é dedicada inteiramente à música alemã. São diversos artistas e mais de 500 CDs e DVDs disponíveis.

Empório Alto dos Pinheiros
Empório Alto dos Pinheiros ()

9. Cervejas alemãs integram a carta de diversos bares da cidade. Um dos mais procurados é o Empório Alto de Pinheiros, que ostenta em seu cardápio 750 rótulos. Servida na torneira, a HB Hofbrau Original é uma das opções.

Continua após a publicidade

10. Presente nas ruas da capital alemã, a arte urbana também deixa sua marca por aqui. Galerias como a Choque Cultural dão preferência a esse tipo de trabalho. Na Vila Madalena, o Beco do Batman abriga estilos diferentes de grafiteiros.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.