Passeio

Aventuras radicais perto de São Paulo

Rafting, trilha com escalada, mergulho e stand-up paddle. Saiba onde aproveitar essas atrações em cidades perto da capital

Por: Marcus Oliveira

Pulo de paraquedas - Dia dos Pais 2333
Salto de paraquedas em Boituva: diversão para todas as idades (Foto: Divulgação)

No clima de férias, cidades que ficam perto de São Paulo - a até 250 quilômetros - oferecem programações radicais para quem gosta de se aventurar. As opções vão de escalada até salto de paraquedas.

+ Aplicativos de viagem para registrar o passeio

Confira detalhes dos passeios e programe-se:

► ESCALADA

Subida do pico dos Marins  - Dia dos Pais 2333
Subida do Pico dos Marins: para pessoas com bom preparo físico (Foto: Divulgação)

Para quem tem um bom preparo físico, a dica é subir o pico dos Marins, em Piquete, a 180 quilômetros da capital. O percurso na montanha de 2 400 metros de altitude dura cerca de quatro horas. Ao chegar no topo, a recompensa é uma vista privilegiada que costuma render belas fotografias. Para ter uma sensação extra e acompanhar o nascer do sol no local, é preciso acampar no alto da montanha e descer somente no dia seguinte. Nesse caso, o interessado deve levar o próprio equipamento, como barraca, saco de dormir e isolante térmico. Não há restrição de idade.

› Acampamento Base Marins. Estrada Vicinal José Rodrigues Ferreira, quilômetro 20. Preço: 75 reais (100 reais, para acampar no topo).Telefone: (11) 99770-1991.

Troupe da Trilha. Rua 7 de Setembro, 35. Preço: 50 reais (100 reais, para acampar no topo). Telefone: (12) 9187-4100.

MERGULHO

Curso de mergulho da Narwhal - Dia dos Pais 2333
Curso de mergulho da Narwhal: "batismo" em Ilhabela (Foto: Divulgação)

Com um curso básico de mergulho autônomo (aquele com cilindro de ar comprimido), qualquer um fica apto a passear pelo mundo submarino a uma profundidade máxima de 18 metros. Em escolas como a Narwhal, uma das mais antigas de São Paulo, a preparação dura, em média, um fim de semana. Nas aulas teóricas, o professor ensina a física envolvida em ambientes aquáticos e a fisiologia do corpo humano. Na parte prática, em uma piscina, são transmitidas noções de flutuabilidade e de como utilizar corretamente o equipamento. As sessões podem ser marcadas para o fim de semana (das 9h30 às 13h30 na sala e das 14h30 às 18h na piscina) ou para a noite (de segunda a quinta, das 19h30 às 23h). Os quatro mergulhos no mar, chamados de “batismo”, são realizados em Ilhabela. Para participar, o aluno precisa levar máscara, snorkel e as nadadeiras.

Narwhal. Alameda dos Aicás, 1 303, Moema. Preço: 1.180 reais (inclui o batismo em Ilhabela, sem hospedagem). Telefone: 5535-9000.

PARAQUEDISMO

A 115 quilômetros da capital, a cidade de Boituva é a sede do centro nacional de paraquedismo. Considerado o melhor ponto para a prática do esporte, o salto — em dupla, acompanhado de um instrutor — é feito a 4 000 metros de altura e, nos primeiros cinquenta segundos, a queda é totalmente livre, chegando a atingir uma velocidade de 200 quilômetros por hora. Para pular é preciso ter mais de 18 anos e pesar, no máximo, 120 quilos.

Queda Livre. Avenida Industrial, s/nº, sala 20. Preço: 299 reais. Telefone: (15) 3263-3567.

São Paulo Paraquedismo. Rua Waldemar da Silva Ramos, 11. Preço: 299 reais. Telefone: (15) 3268-1875.

► RAFTING

Rafting - Dia dos Pais 2333
Rafting em Brotas: diversão para toda a família (Foto: Divulgação)

Reunindo trajetos com grande volume de água e natureza preservada, a cidade de Brotas, a 235 quilômetros de São Paulo, tornou-se referência no rafting, que consiste em descer corredeiras de um rio a bordo de um bote inflável. Uma atividade para a família inteira, não há limite de idade para praticar e a única restrição é ter altura mínima de 1,20 metro. A parte mais emocionante do passeio fica por conta das cascatas formadas por desníveis.

Eco Ação. Avenida Mario Pinotti, 205. Preço: 100 a 500 reais (com hospedagem). Telefone: (14) 3653-9140.

Alaya. Avenida Mario Pinotti, 230. Preço: 279 a 650 reais (com hospedagem).Telefone: (14) 3653-5656.

► STAND-UP PADDLE

EcoResort Refúgio Cheiro de Mato - Dia dos Pais 2333
Stand-up paddle: ideia é remar, como uma canoa (Foto: Divulgação)

As águas calmas da Represa de Mairiporã, a apenas 40 quilômetros da cidade, são ideais para aprender o esporte aquático que caiu nas graças do paulistano: o stand-up paddle. Praticado em cima de uma prancha, a ideia é remar como se estivesse em uma canoa. Quem não possui equipamentos pode recorrer ao EcoResort Refúgio Cheiro de Mato, instalado na beira da represa. O local oferece aulas aos hóspedes.

Eco Resort Refúgio Cheiro de Mato. AvenidaLeonor de Oliveira, 1 174. Preço: 80 reais (por aluno); 1 440 reais (fim de semana, em quarto de casal, com refeições). Telefone: (11) 4604-8616.

TRILHA DE AVENTURA

O parque em Caraguatatuba, que fica no Litoral Norte a 178 quilômetros da capital, promete grandes aventuras e belas paisagens da Mata Atlântica e do mar. Durante todo o ano há quatro tipos de passeios. Na Trilha Noturna, a ideia é oferecer nova perspectiva sobre a natureza, com a observação do sopro do vento nas árvores, o som dos insetos e o barulho das águas. A segunda é a Trilha do Poção, em que os participantes cruzam rios e corredeiras. A Trilha Jequitibá, por sua vez, tem pouco mais de 1 quilômetro e é fácil de ser percorrida. No trajeto, os participantes observam as diversas espécies de aves. A última delas é a Trilha do Tropeiro, que dá ênfase ao patrimônio histórico da região. É diversão garantida. As aventuras ocorrem das 8h às 16h. Todos os passeios devem ser feitos com calçados fechados e são acompanhados de monitores.

› Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Caraguatatuba. Rua do Horto Florestal, 1200, Bairro Rio do Ouro, Caraguatatuba. Preço: 9 reais. As inscrições devem ser feitas antecipadamente. Telefone: (12) 3882-5999.

Fonte: VEJA SÃO PAULO