Dicas

Nove passeios para fazer na Vila Mariana

Museu Lasar Segall, Centro Cultural São Paulo, Casa Modernista e Parque da Aclimação entre os principais locais para ir na região

Por: Redação VEJA SÃO PAULO

Um dos bairros mais queridos dos paulistanos, a Vila Mariana é um território bem movimentando da cidade. Entre locais concorridos da capital, como Jardim Paulista, Moema, Bela Vista e Ipiranga, não faltam boas opções para fazer passeios por lá.

Confira uma lista de endereços para ir com a família:

  • SESC

    Sesc Vila Mariana

    Rua Pelotas, 141, Vila Mariana

    Tel: (11) 5080 3000

    4 avaliações

    Inaugurado em 1997, os dois prédios tem dez andares cada um e são ligados por uma passarela de aço. A sede da zona sul tem um grande teatro, auditório, salas multiuso, praças de convivência, dois ginásios de esportes, piscina, consultórios dentários, lanchonete e estacionamento.

    Saiba mais
  • Cine Segall - Museu Lasar Segall

    Rua Berta, 111, Vila Mariana

    Tel: (11) 2159 0400

    1 avaliação
  • Museus

    Museu Lasar Segall

    Rua Berta, 111, Vila Mariana

    Tel: (11) 2159 0400

    2 avaliações
  • Classifcada pelo Ibama e pelo Centro de Fauna Silvestre da Secretaria Estadual do Meio Ambiente como um “zoológico”, a exposição deixa a criançada bem pertinho do universo de várias espécies por meio de atividades curiosas. Entre elas, assistir a uma corrida de baratas em um circuito de madeira com cinco raias e tampo de acrílico ou tocar em larvas de bichos-da-seda. Uma das estrelas da mostra é o besouro Titanus giganteus, considerado o maior do mundo (chega a medir 22 centímetros de comprimento). Mas o visitante também pode observar a rotina de insetos menorzinhos. As formigas, por exemplo, ficam em um formigueiro construído em cubos de vidro e ligado por mangueiras de borracha. Observação: atração por tempo indeterminado. Em dias de feriado, consulte previamente o museu: (11) 2613 9500.
    Saiba mais
  • Livrarias

    Nove.Sete

    Rua França Pinto, 97, Vila Mariana

    Tel: (11) 5573 7889

    Sem avaliação

    Estabelecimento intermediário entre uma megastore e uma loja de bairro, proporciona um agradável passeio ao lado das crianças. Inaugurado há oito anos, o local tem capacidade para acomodar 100 pessoas e costuma receber eventos de contação de histórias, peças de teatro e oficinas, dos quais vários são voltados para bebês. Com 400 metros quadrados, o lugar se dedica à literatura infantojuvenil e prima pela organização. Seus mais de 10 000 títulos são separados por seção, como poesia, mitos e lendas, música, teatro, quadrinhos, contos de fadas e culinária infantil. Há uma estante com exemplares específicos para a primeira infância, com livrinhos que tocam música ou apresentam desenhos grandes e coloridos. Para os que ainda não sabem ler, é possível participar da narração de histórias com fantoches.

    Saiba mais
  • Museus

    Casa Modernista

    Rua Santa Cruz, 325, Vila Mariana

    Tel: (11) 5083 3232

    Sem avaliação
  • Parques

    Parque da Aclimação

    Rua Muniz De Sousa, 1119, Liberdade

    Tel: (11) 3208 4042

    2 avaliações

    A mobilização dos moradores para salvar cisnes e outros bichos quando uma chuva forte fez o lago do parque ir literalmente pelo ralo, em 2009, é uma boa amostra do orgulho que a vizinhança tem do local, incluídos aí moradores de bairros próximos como Vila Mariana e Chácara Klabin. Desde os anos 20, quando era uma propriedade privada, o lugar foi centro de prática de esportes como remo e sede de um jardim zoológico. Hoje, sua infraestrutura tem campo de futebol, playgrounds, jardim japonês com espelho-d’água e uma biblioteca de mais de 35.000 volumes especializada em meio ambiente, em espaço menos tumultuado que o Ibirapuera.

    Saiba mais
  • Parques

    Parque do Ibirapuera

    Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera

    Tel: (11) 5573 4180

    12 avaliações

    É o local ideal para passar uma tarde inteira, seja nos tranquilos dias de semana, seja aos sábados e domingos, quando se transforma em uma cidade de 300 000 pessoas. Entre as 160 espécies de animais registradas, há pica-paus, cisnes e patos. Na flora, exemplares de árvores como jaqueira e pau-brasil. Mas não é só isso que faz o parque ser imbatível. O local abriga cinco prédios com a assinatura de Oscar Niemeyer: o Pavilhão Cicillo Matarazzo (atual Pavilhão da Bienal de São Paulo), o Museu de Arte Contemporânea, o Museu Afro Brasil, a Oca, a Grande Marquise (onde está situado o Museu de Arte Moderna) e o Auditório Ibirapuera. O passeio se completa com visita ao curioso Pavilhão Japonês.

    Saiba mais
  • Centros culturais

    Centro Cultural São Paulo (CCSP)

    Rua Vergueiro, 1000, Liberdade

    Tel: (11) 3397 4002

    4 avaliações

    O visual urbano e a localização, do lado da Estação Vergueiro do metrô, são atrativos do jardim suspenso do Centro Cultural São Paulo. Grupos de jovens disputam o lugar, mas as famílias são bem-vindas.

    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO