Lazer

7 passeios imperdíveis para curtir sozinho

Casa Garabed, Clube Juventus e Sal Gastronomia estão entre os passeios selecionados para quem não tem medo da falta de companhia 

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

avenida-paulista_por_Veja-São-Paulo
Conheça a cidade fora dos passeios mainstream (Foto: Veja São Paulo)

Solteiro, namorando ou casado: seja como for, tem dias que você só quer curtir a cidade e se curtir também. Selecionamos sete passeios combinados para você curtir São Paulo de um outro ângulo de visão, bem fora do mainstream. Confira e invista no "rolê":

1- Santinho + Instituto Tomie Ohtake

Se você está pensando em passar o dia em Pinheiros, que tal fazer uma imersão cultural? Melhor se for em um lugar só. Caso esteja com fome, comece pelo restaurante Santinho, da chef Morena Leite. O cardápio é marcado por comidas bem brasileiras, como a carne-seca e a moqueca de peixe. Saindo do restaurante, mergulhe em uma das exposições do Instituto Tomie Ohtake, onde sete salas são dedicadas a jovens artistas.

Santinho
Restaurante Santinho, no prédito do Instituto Tomie Ohtake (Foto: Mario Rodrigues)

2 - Museu Aberto de Arte Urbana + Casa Garabed 

Poucos sabem, mas as 33 colunas grafitadas da Avenida Cruzeiro do Sul (Zona Norte) são parte do 1º Museu Aberto de Arte Urbana do Brasil e do Mundo. Grafiteiros como Akeni, Larkone e Zezão usaram mais de 3 000 latas de spray especial para pintar os pilares de quatro metros de altura - estrutura do metrô. Aproveite que está na região norte da capital para experimentar as deliciosas esfihas da Casa Garabed - uma das melhores da cidade, que serve uma porção com três unidades de abobrinha bem molinha recheada de arroz e carne moída, sem molho de tomate.

maau_div
Colunas de sustentação da Linha 1 - Azul, na região norte da cidade, compõe o museu inédito no mundo (Foto: Reprodução / Facebook)

O que há de estranho nessa foto do Masp?

3 - Espaço Pivô + La Central

Ocupando três andares do Copan, na República, a galeria comandada pela artista plástica Fernanda Brenner é um espaço para discussão e estudo das manifestações artísticas contemporâneas. Aproveitando que você estará lá no prédio projetado por Oscar Niemeyer, vá ao La Central, que oferece comida mexicana com uma cara de foodtruck no térreo.

PIVO
Copan: o prédio hospeda o Espaço Pivô e restaurante La Central (Foto: Ricardo Alcaide)

4 - Espaço Itaú  de Cinema + Calçadão Urbanóide

Reduto dos cinéfilos de carteirinha, a programação é focada nas obras alternativas da sétima arte. Experimente ir sozinho e tenha uma experiência de cinema sem interrupções do tipo "não entendi essa cena" ou "só você para gostar desses filmes". Terminou o filme e bateu a larica? Desça a Augusta até o Urbanóide, uma espécie de estacionamento de trucks de comida. Há várias opções de comida por lá: sanduíches, comida mexicana, cubana, paletas...

Calçadão Urbanoide
Calçadão Urbanóide, passagem entre as ruas Frei Caneca e Augusta, é o point de diversos foodtrucks e uma boa opção para comer antes ou depois de ir ao Espaço Itaú de Cinema (Foto: Diego Lajst)

17 curiosidades sobre Tim Burton

5- Galeria Vermelho + Sal Gastronomia

Vocês está em casa, tranquilo e decide sair sem rumo certo e, de repente, se vê na Paulista. O que fazer? No final da famosa avenida - sentido Consolação - está a Galeria Vermelho. Um dos espaços dedicados a arte contemporânea mais importantes da cidade e que representa artistas como Dora Longo Bahia, Detanico Lain e Rosângela Rennó. Aproveite para visitar o Sal Gastronomia - a cozinha é comandada pelo jurado do Master Chef Henrique Fogaça. Uma boa ideia é optar pelo menu degustação - a melhor forma de conhecer mais pratos mesmo que em porções menores. 

GaleriaVer
Inaugurada em 2002, Galeria Vermelho surgiu após o restauro de três pequenas casas (Foto: Divulgação)

6- Clube Juventus + Cadillac Burger

Mooca é tradição e todo paulistano, de coração ou de nascença, ama o clube e vai aos jogos, shows e eventos no espaço da Rua Juventus. A casa já recebeu artistas como Seu Jorge e KC and the Sunshine Band e prepara a lista de shows para 2016. Já que está na região, não perca a oportunidade de comer no Cadillac Burger o delicioso sanduíche que leva o nome da casa. O lanche é montado com um disco de 220 gramas de carne, cream cheese, alface, tomate, bacon e maionese verde.  

Clube Atlético Juventus
Visão do campo do tradicional clube da Mooca (Foto: Alexandre Battibugli)

7- Frank + Espaço Zebra

Localizado no interior do Maksoud Plaza, hotel na Bela Vista que também hospeda o badalado PanAm no terraço, o charmoso bar oferece uma carta de driques elogiada por críticos de VEJA SÃO PAULO. Destaque para o Mississippi punch -  de armanhaque, rum, bourbon e limão-taiti e gás carbônico. Perto dali está o Espaço Zebra, um ateliê aberto que abriga obras de serigrafia, fotografia, mobiliários entre outros.  

Frank Bar
Comandado por Spencer Jr., Frank fica dentro do lobby de hotel no Bixiga (Foto: Fernando Moraes)

9 curiosidades sobre o Shopping Leste Aricanduva

Fonte: VEJA SÃO PAULO