Cidade

Passeios culturais para fazer pelo Bom Retiro

Museu da Língua Portuguesa, Estação da Luz, Pinacoteca e Museu de Arte Sacra são boas opções para curtir no bairro

Por: Redação VEJA SÃO PAULO

Museu da Língua Portuguesa
Museu da Língua Portuguesa (Foto: Bia Parreiras)

O que já foi no século 19 um bairro de chácaras e sítios frequentado como uma espécie de retiro de fim de semana pela população rica da cidade, hoje é uma região essencialmente comercial. O Bom Retiro atrai a população que busca verdadeiras pechinchas pelas centenas de lojas espalhadas por todos os cantos. Muitos desses frequentadores acabam deixando de lado a vida cultural da área, mas esquecem que o local é rico também em boas atrações.

Batendo perna por lá, é possível conhecer o Museu da Língua Portuguesa, a Estação da Luz, a Pinacoteca e o Parque da Luz de uma só vez, já que todos estão no mesmo quarteirão. Bem próximo estão o Museu de Arte Sacra e o Mosteiro da Luz. A região é ótima oportunidade de conhecer de perto um pouco da história da cidade.

Confira os passeios culturais do Bom Retiro:

  • Museus

    Museu da Língua Portuguesa

    Praça Da Luz, s/n, Bom Retiro

    Tel: (11) 3322 0080

    7 avaliações

    O museu já realizou homenagens a escritores como Fernando Pessoa, Machado de Assis, Clarice Lispector e Cazuza. Nas montagens permanentes, o espaço se dedica à valorização da língua portuguesa, usando a tecnologia para apresentar os conteúdos. O Beco das Palavras, por exemplo, é uma mesa interativa usada para formar vocábulos e descobrir seus significados e origens. Já a Linha do Tempo mostra aos visitantes a história do idioma. Há ainda um telão de 106 metros com projeções simultâneas sobre o uso do português e totens com a influência de outras línguas como tema. Observar com atenção a estrutura do prédio onde o museu está instalado também faz parte do passeio. Na Estação da Luz, o edifício é um patrimônio histórico do Século XIX.

    Saiba mais
  • Oficina Cultural Oswald de Andrade

    Rua Três Rios, 363, Bom Retiro

    Tel: (11) 3222 2662 ou (11) 3221 5558

    1 avaliação

    Primeira a ser criada pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em 1986, trabalha com a formação de jovens profissionais em diversas áreas, como artes plásticas, cinema, dança, design, fotografia, literatura, música, rádio, teatro e vídeo. Além das oficinas, há uma programação de seminários e núcleos de produção.

    Saiba mais
  • Museus

    Museu de Arte Sacra

    Avenida Tiradentes, 676, Luz

    Tel: (11) 3326 3336

    1 avaliação

    Cento e trinta trabalhos compõem a mostra permanente do museu. O espaço exibe ainda o famoso conjunto napolitano do século XVIII, doado pelo industrial e colecionador Ciccillo Matarazzo (1899-1977). Com o intuito de formar um museu exclusivamente de presépios, Matarazzo trouxe a suntuosa montagem ao país após uma viagem à Europa em 1949. Com 1.600 peças, é considerada uma das maiores no mundo.

    Saiba mais
  • Construções históricas

    Estação da Luz

    Praça Da Luz, s/n, Bom Retiro

    5 avaliações

    Projetada pelo inglês Charles Henry Driver, a Estação da Luz foi aberta ao público em 1º de março de 1901. As estruturas foram trazidas da Inglaterra copiam, livremente, o Big Ben e a abadia de Westminster. No início, passavam pelo saguão da São Paulo Railway Station, como era conhecida até o fim da Segunda Guerra Mundial, políticos, empresários, diplomatas e reis. Tornou-se também porta de entrada para imigrantes. Atualmente, circulam por seus trilhos trens da CPTM. Em 1946, o prédio da Luz foi parcialmente destruído por um incêndio. A reconstrução estendeu-se até 1951, quando foi reinaugurada. Em 1982 o complexo arquitetônico da Estação da Luz foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat). A construção ocupa o Jardim da Luz e abriga o Museu da Língua Portuguesa. No entorno, estão a Pinacoteca do Estado, a Estação Pinacoteca e a Sala São Paulo.  

    Saiba mais
  • Museus

    Pinacoteca de São Paulo

    Praça Da Luz, 2, Bom Retiro

    Tel: (11) 3324 1000

    8 avaliações
  • Parques

    Parque da Luz

    Rua Ribeiro De Lima, s/n, Bom Retiro

    Tel: (11) 3227 3545

    6 avaliações

    Instalado bem em frente à Estação da Luz, é o mais antigo da cidade —  foi criado por volta de 1800, mas só abriu para o público 25 anos depois. Seus 113 000 metros quadrados incluem jardins simétricos de inspiração francesa e construções em estilo inglês. Vizinho da Estação Pinacoteca, tem alamedas que recebem com frequência apresentações de música ao vivo. Não deixe de passar pelo lago em formato de cruz de malta e pela pequena gruta com cascata.

    Saiba mais
  • Construções históricas

    Mosteiro da Luz

    Avenida Tiradentes, 676, Luz

    Tel: (11) 3311 8745 ou (11) 3326 1373

    Sem avaliação

Fonte: VEJA SÃO PAULO