VALE A VIAGEM

É logo ali: oito destinos bate e volta para ir no feriadão

Voo de balão, rafting, compras e atividade para a garotada estão entre as atrações de oito cidades perto de São Paulo; a mais distante delas fica a 138 quilômetros

Por: Redação Veja São Paulo - Atualizado em

Rodovia Castelo Branco no amanhecer
Balão sobrevoando a Castelo Branco no amanhecer: caminho para Boituva e São Roque (Foto: Herbert Coelho)

Não programou nada para o feriadão, mas gostaria de sentir o gostinho de pegar a estrada e conhecer um lugar novo ou aproveitar um dia de folga de forma diferente? Pois esta é a proposta dos oito roteiros listados por VEJA SÃO PAULO a seguir. Ainda na região metropolitana da capital, Embu das Artes tem um Centro Histórico charmoso, cheio de lojinhas e barracas de artesanato, e restaurantes agradáveis, muitos deles com áreas ao ar livre.

Para voltar no tempo e mergulhar na história, vale embarcar no trem que parte da Estação da Luz com destino à Vila de Paranapiacaba, no distrito de Santo André. Lá, o casario de inspiração inglesa remete ao final do século 19, quando dezenas de britânicos desembarcaram no Brasil para iniciar a construção da primeira estrada ferroviária paulista.

Maior cidade do Litoral Paulista, Santos fica a 70 quilômetros da capital e oferece muito mais que praia. Dá para passar um dia inteirinho por lá, visitando o Museu do Café, levando a criançada no aquário ou, ainda, percorrendo os pontos turísticos em um passeio de bondinho.

Para quem está disposto a dirigir mais de 100 quilômetros e procura aventura, vale conferir os atrativos de Boituva, que oferece voo balão, e Socorro, onde dá para praticar rapel e rafting. São Roque, destino conhecido pelas vinícolas, Pedreira, bacana para quem quer comprar porcelana, e Holambra, a cidade das flores, também estão estre as alternativas de passeio em que é possível ir e voltar no mesmo dia. 

Fonte: VEJA SÃO PAULO