Transporte

Passagem de ônibus será de 3,50 reais a partir de janeiro

Valor será cobrado a partir do dia 6 para pagamento em dinheiro. Usuários do Bilhete Único seguem pagando 3 reais

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Ponto de ônibus na Avenida Brigadeiro Faria Lima
Ponto de ônibus na Avenida Brigadeiro Faria Lima: quem comprar a passagem em dinheiro passa a pagar 3,50 reais a partir de 2015 (Foto: Fernando Moraes)

A tarifa de ônibus em São Paulo subirá para 3,50 reais a partir de 6 de janeiro. O aumento vale apenas para quem fizer o pagamento em dinheiro.

Alckmin confirma aumento da passagem do metrô e do trem em São Paulo

Os usuários que utilizam bilhetes únicos (diário, semanal ou mensal) continuam pagando 3 reais. Segundo a prefeitura, só 8% dos passageiros irão pagar a tarifa reajustada.

Estudantes das redes públicas de educação não vão precisar pagar passagem, como já havia sido anunciado, assim como estudantes de nível superior com bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni), Programa de Financiamento Estudantil (Fies) ou cotas raciais ou sociais.

Idosos com mais de 60 anos estão isentos do pagamento. O comunicado das mudanças foi feito pelo prefeito Fernando Haddad (PT) à Câmara Municipal, seguindo a exigência da lei orgânica do município.

Alunos das escolas particulares no nível básico ou superior que não sejam atendidos por programas sociais do governo federal seguem pagando a metade da tarifa, conforme determina a legislação federal.

Camelôs atuam no metrô sem autorização

Mais cedo, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), confirmou que haverá aumento na tarifa de metrô e trens em 2015. Ele não disse, porém, se o valor especulado - entre 3,40 e 3,50 reais - será o adotado pelo governo. "A tarifa deve ser reajustada porque ainda não foi neste ano, 2014, nem em 2013. Então é natural que haja esse reajuste", afirmou.

Fonte: VEJA SÃO PAULO