Televisão

Conheça os participantes do 'MasterChef Profissionais'

Programa, que estreia no próximo dia 4, terá disputa entre catorze cozinheiros com experiência na cozinha

Por: Tatiana Izquierdo - Atualizado em

masterchef
Participantes do 'Masterchef Profissionais' ao lado dos jurados e de Ana Paula Padrão, durante a coletiva de imprensa da nova temporada. (Foto: Tatiana Izquierdo)

A Band divulgou nesta terça-feira (27) a lista dos catorze participantes da primeira edição do MasterChef Profissionais, que estreia no dia 4. Desta vez, como o nome da atração já adianta, a disputa será entre cozinheiros que já comandam restaurantes ou são formados.

Os jurados continuam os mesmos - Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin -, assim como a apresentadora Ana Paula Padrão. A diferença é em relação ao prêmio. O vencedor leva 170 000 reais (20 000 reais a mais do que na versão original) e um carro, mas não ganha a bolsa de estudos na escola Le Cordon Bleu, em Paris, como ocorre com quem vence o Masterchef Brasil

jurados masterchef
Os jurados seguem os mesmos: Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin. Ana Paula Padrão segue na apresentação do programa. (Foto: Veja São Paulo)

"A nossa avaliação será muito mais criteriosa. Alguns participantes escutam, outros confrontam pois já são chefs", afirma Paola. Fogaça explica: "Lidar com o ego dessa galera é mais difícil. Estão pagando para ver, querendo mostrar que são os melhores." 

masterchef
O vestiário: novidade na atração, os participantes do 'Masterchef Profissionais' vestem a dólmã antes de entrar na cozinha (Foto: Tatiana Izquierdo)

A novidade desta temporada é o vestiário. Por lá, os participantes vão passar sempre que forem entrar na cozinha, para vestir a dólmã, ou quando forem eliminados. 'O vestiário é muito importante para um cozinheiro. É ali que você xinga o chef, que fuma escondido, que chora, que extravasa a raiva. E no programa, o espaço vai funcionar igual na vida real', conta Jacquin. "É no vestiário que o cozinheiro abre o coração depois de ser eliminado", completa Ana Paula Padrão.

masterchef
Nada muda na despensa de suprimentos do programa (Foto: Tatiana Izquierdo)

Veja abaixo a lista dos participantes do Masterchef Profissionais Brasil

Dário Costa, 28 anos, Santos

dario-costa
Dário Costa (Foto: Divulgação/Band)

Casado, é pai de primeira viagem, surfista e mergulhador. Mora em Guarujá, mas trabalha em Santos. Quer levantar a bandeira da cozinha que valoriza ingredientes locais e sazonais. Hoje está a frente do restaurante Santa Plata Culinária Saudável, em Santos. Já morou na Itália e em um navio da Indonésia por três meses. 

Dayse Papatoto, 32 anos, Mogi  das Cruzes

Dayse Paparoto
Dayse Paparoto (Foto: Divulgação/Band)

Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo. Trabalhou no restaurante do chef Laurent Suaudeau, em São Paulo. No buffet Fasano, diz ter sido a única chef mulher entre 25 homens. Também trabalhou no Duelo Cuochi, junto com o participante Ivo Lopes. Atualmente, comanda a cozinha do Feed Food, em Pinheiros.

Eliane Carvalho, 54 anos, Cuiabá

Eliane Carvalho
Eliane Carvalho (Foto: Divulgação/Band)

A mais velha entre os participantes é empresária e formada chef de cozinha pela Le Cordon Bleu Paris. Dona do Brito Bistrô, na capital mato-grossense, é adepta da cozinha clássica francesa.Tem um livro publicado, Cozinhando com Poesia, com poemas escritos por Gabriel Chalita, e se prepara para editar outro, focado em receitas que combinem com as estações climáticas do ano.

Fádia Cheiato, 25 anos, Americana

Fádia Cheiato
Fádia Cheiato (Foto: Divulgação/Band)

Formada pelo Senac Águas de São Pedro, está construindo seu próprio restaurante. Enquanto não fica pronto, ela dirige um delivery de comida árabe, o Sheik Árabe.

Fernanda Emerich, 27 anos, Nova Friburgo

Fernanda Emerich
Fernanda Emerich (Foto: Divulgação/Band)

Atua como personal chef, adora viajar para conhecer a culinária local.

Ivo Lopes, 40 anos, Rio de Janeiro

Ivo Lopes
Ivo Lopes (Foto: Divulgação/Band)

O mais experiente tem 25 anos de profissão. É considerado um forte candidato. Já chefiou cozinhas importantes em São Paulo, como Pomodori e Due Cuochi. Hoje atua como chef consultor da rede Alessandro & Frederico, no Rio de Janeiro.

Izabela Dolabela, 30 anos, Belo Horizonte 

Izabela Dolabela
Izabela Dolabela (Foto: Divulgação/Band)

É triatleta, formada em gastronomi. Tem um canal no YouTube chamado Casando Sim! Mora com o marido e os cachorros. Afirma ter visão minimalista da gastronomia.

Izadora Dantas, 31 anos, São Paulo

Izadora Dantas
Izadora Dantas (Foto: Divulgação/Band)

Formada em gastronomia e divorciada, ela mora com o filho de 4 anos e tem um namorado. Trabalha em um projeto próprio chamado Apartamento8, onde recebe pessoas e cozinha jantares surpresa.

João Lima, 30 anos, São Lourenço da Mata

João Lima
João Lima (Foto: Divulgação/Band)

Cresceu entre Recife e São Paulo, foi criado pela avó e tem apreço grande pela cultura do Nordeste. Trabalhou como chef de confeitaria na Pousada do Zé Maria, em Fernando de Noronha (PE), e no restaurante Dui da chef Bel Coelho.  Atualmente é professor universitario no Senac, em São Paulo. 

Luiz Filipe Jacob, 25 anos, São Roque

Luiz Filipe Jacob
Luiz Filipe Jacob (Foto: Divulgação/Band)

Diz ser um homem de 25 anos com alma de 89. É casado e será pai durante as gravações. Sua referência na cozinha é o chef Massimo Bottura. Começou a cozinhar aos 15 anos, viajou pra Nova York para estudar e fazer estágios. Morou na Itália e hoje atua como chef executivo em um resort cinco estrelas em São Roque, no interor de São Paulo. 

Marcelo Verde, 27 anos, São Paulo

Marcelo Verde
Marcelo Verde (Foto: Divulgação/Band)

Autocrítico, é detalhista. Começou a carreira em um restaurante japonês, trabalhou em endereços badalados de São Paulo, como o Clos de Tapas, depois no Kaa, Hotel Unique e, em seguida, foi para Portugal trabalhar no restaurante Belcanto, que ostenta duas estrelas no Guia Michelin. Voltou para o Brasil há seis meses.

Priscylla Luswarghi, 27 anos, São José do Rio Preto

Priscylla Luswarghi
Priscylla Luswarghi (Foto: Divulgação/Band)

Tem alma do interior. Trabalhou no italiano L'osteria e fez estágio no Dalva e Dito, de Alex Atala. Atualmente trabalha em Rio Preto em um restaurante contemporâneo espanhol.

Ricardo Bonomi, 40 anos, Campinas

Ricardo Bonomi
Ricardo Bonomi (Foto: Divulgação/Band)

Trabalhou por cinco anos no grupo Fasano (restaurantes Fasano e Gero), além do Aguzzo Café, Isso Cocina e no DOM, de Alex Atala. Hoje é dono e chef do restaurante Cevicheria y Los Outros, na capital paulista. 

Rodrigo Einsfeld, 35 anos, Rio de Janeiro

Rodrigo Einsfeld
Rodrigo Einsfeld (Foto: Divulgação/Band)

Formou-se na Faculdade Anhembi Morumbi e especializou-se em restaurantes em Chicago, nos Estados Unidos. Trabalha como chef há oito anos. É casado e tem um filho de 11 anos. Rodrigo é sócio de Malvino Salvador no restaurante Barê, nos Jardins, há dois anos e meio. Já trabalhou no Stuzzi da chef Paula Pradin e no Arola Vintetres de culinária espanhola sofisticada.

Fonte: VEJA SÃO PAULO