Roteiro

Sugestões de parques e áreas de recreação infantil em shoppings

Conheça treze espaços de diversão oferecidos por centros de compras em todas as regiões da cidade

Por: Bruna Ribeiro - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Seja para fazer um passeio durante a semana ou para entreter as crianças em um dia das férias, shoppings são sempre um programa procurado pelos pais por sua praticidade: estacionamento fácil, boa oferta de lanchonetes e restaurantes e cinema com farta exibição de filmes. Para ajudar a família a decidir seu destino, visitamos e avaliamos treze espaços de recreação e parques em centros de compras paulistanos.

+ Filmes infantis em cartaz 

O MorumbiShopping é o melhor entre eles, pois oferece uma área de 2 000 metros quadrados com mais de 200 opções de brinquedos. Já o Mooca Plaza Shopping tem um parque bastante atrativo para os menorzinhos. Logo na entrada do NeoGeo Family há um carrossel cheio de luzes piscantes.

+ Zacki Narchi: a via ideal para montar um quarto barato de bebê

Confira nossa seleção abaixo:

Zona Oeste

Shopping Iguatemi

espaço curumim 2
Espaço Curumim (Foto: Divulgação)

O endereço não tem um parque de diversões, mas o Espaço Curumim sempre tem uma programação para as crianças. Parceira da Hasbro, o local disponibiliza a linha da Play-Doh e My Little Poney no espaço. Tem também uma cozinha de madeira a kitch craft, uma casinha de 3 andares com elevador, fantasias da sulamericana e bichos de pelúcia da Disney pela Long Jump. Além disso, há um stand com livros da Livraria Cultura, outra parceira do local. Há ainda uma tela interativa com jogos, playstatin 4 e oficinas de arte, que variam de 20 a 55 reais, oficina de culinária (35 reais) e salão de beleza (25 reais). Também há uma lanchonete para a hora do lanche. Durante a semana, quando o movimento é menor, costuma receber festas de aniversário. Nas ocasiões, os clientes são avisados por e-mail. 

Inauguração: abril de 2015

Valor da entrada: 45 reais por uma hora ou 26 reais por trinta minutos

Capacidade do espaço: cerca de 80 crianças

Idade recomendada: de 0 a 12 anos. Menor de 4 anos pode entrar apenas acompanhado

Horários e dias de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h.

Visitas por mês: 4 500 crianças

Eldorado

KidZania
Corpo de bombeiros: uma das setenta atrações disponíveis (Foto: Fernando Moraes)

Na região, é o que mais oferece atrações infantis. Enquanto a maioria dos shoppings da Zona Oeste tem apenas espaços para recreação com oficinas, o Eldorado conta com 61 brinquedos, no Playland. Do fundo do parque, ouvem-se os gritos das crianças, animadas em um trenzinho. O espaço reserva ainda um local para festas de aniversário. Outra opção no shopping é a KidZania, uma cidade fictícia para crianças. Por lá, a garotada pode passar o dia brincando de uma das 52 profissões disponíveis - que vão de bombeiro a repórter jornalístico.  O custo da brincadeira varia de 50,00 a 120,00 reais.

Inauguração: década de 80

Valor da entrada: grátis

Valor da fichinha: de 3 a 5 reais O cliente tem a opção de comprar um cartão recarregável por 2 reais. 

Quantidade de brinquedos: 61, sendo quatro coletivos e 57 máquinas de games

Capacidade do parque: até 1 200 crianças

Idade recomendada: há apenas restrições de altura, mínima de 90 centímetros e máxima de 1,30 metro

Horários de funcionamento: segunda a sexta e domingo, das 10h às 22h, e sábado, das 10h às 23h

Outras áreas de recreação: KidZania

 

Zona Norte

Santana Parque Shopping

Santana Parque Shopping
Magic Games é uma das opções de diversão no Santana Parque Shopping (Foto: Divulgação)

Oferece ótimas opções de recreação. No Magic Games - um ambiente fresco, limpo e bem iluminado - tem jogos eletrônicos para todas as idades, a famosa piscina de bolinha gigante (que é itinerante) e um brinquedão apelidado de Kid Play. Há também as superbikes, uma espécie de moto infantil, disponibilizada para uso no espaço. Motos. Outro ambiente disponéivel é o Clubinho do Espirro, que oferece oficinas, brincadeiras e pipoca de graça. As crianças sempre levam para casa alguma lembrancinha que elas mesmas produzem. O espaço é como se fosse uma casa: com cozinha, sala de TV e quarto. Tudo novo e bonito. Os pais podem deixar as crianças a partir de 3 anos sozinhas, por 30 reais a primeira meia hora. Por uma hora, são cobrados 40 reais.

Inauguração: 2007

Valor da fichinha: 3 reais no parque. O brinquedo Kid Play, com piscina de bolinhas e escorregador, custa 10 reais. Durante a semana, a criança pode ficar o tempo que quiser. Aos finais de semana, o limite é de trinta minutos por brinquedo.

Quantidade de brinquedos: 22

Idade recomendada: a partir de 2 anos

Horário de funcionamento: o espaço segue os horários de funcionamento do shopping

Visitas por dia: aos fins de semana, aproximadamente 1 500. Durante a semana, 500.

Outras áreas de recreação: Clubinho do Espirro e Criança Mania

Center Norte

Playland do Center Norte ganha em número de brinquedos dos espaços visitados na região. É uma área grande, que conduz os visitantes também a um boliche, no andar de cima. Mas não há ar-condicionado em toda a estrutura, o que deixa o ambiente menos agradável. As crianças menores, entretanto, ficam encantadas pelo carrossel e pela piscina de bolinhas - e os mais velhos, pelas máquinas de jogos

Inauguração: 1983

Valor da entrada: grátis

Valor da fichinha: é utilizado um cartão magnético, que custa 2 reais. O preço das atrações varia de 3 a 6 reais

Quantidade de brinquedos: aproximadamente 110

Capacidade do parque: 850 pessoas

Idade recomendada: as atrações são classificadas por altura, a partir de 90 centímetros

Horários de dias de funcionamento: segunda a quinta e domingo, das 11 às 22h. Sábado até as 23h

Shopping D

ShoppingD
Espaço que fica no átrio do Shopping D está sempre cheio (Foto: Divulgação)

Há dois espaços infantis, ambos do Magic Games e no mesmo piso. O primeiro, com seis brinquedos, é para crianças de até 10 anos. Essa parte está sempre muito movimentada. Descalças, elas se esbaldam nas atividades do espaço, como a tradicional piscina de bolinha. O brinquedo com carrinhos que rodam é o grande sucesso do local. Seguindo pelo corredor, há um local para adolescentes e adultos, com jogos eletrônicos, mesas de pinball e simuladores de corrida – pouco atrativo para os menores.

Inauguração: 1994

Tempo de permanência no parque: a sessão dura 30 minutos e custa 15 reais na área do parque infantil. Cada minuto extra é 50 centavos.

Valor da ficha: 3 reais

Número de brinquedos: cerca de 40 eletrônicos no espaço para adolescentes e adultos. Na área para crianças, há 3 brinquedos e 3 videogames.

Capacidade do parque: aproximadamente 70 crianças no parque infantil e 100 na loja de fliperama

Idade recomendada: no parque infantil até 10 anos e na loja de fliperama, todas as idades

+ Dez motivos para conhecer o novo parque de esportes radicais

Zona Leste

Shopping Anália Franco

Anália Franco
Sala com videogames compensa falta de brinquedos eletrônicos no Anália Franco (Foto: Divulgação)

O PlaySpace tem uma casa de bonecas completa, com fogão e geladeira. O espaço é pequeno, mas organizado. As atividades vão de show de mágica a piquenique. Há ainda oficinas de arte, gincanas e um camarim, onde monitoras fazem penteados nas meninas. É uma ótima opção para os pais que frequentam o shopping ou ainda utilizam alguns serviços regularmente, como a academia Companhia Athletica, que fica ao lado.

Inauguração: 2010

Valor da entrada: 40 reais por período de meia hora

 Valor da fichinha: o valor da entrada dá direito a tudo

Quantidade de brinquedos: existem várias estações fixas: teatro, cartola para realização de show de mágica, oficina de artes, camarim para a realização de penteados, lanchonete, área de games, além de brincadeiras, como dança da cadeira, brincadeiras de roda, desfile entre outras

Capacidade do parque: 65 crianças

Idade recomendada: desacompanhada, a partir dos 2 anos de idade

Horários e dias de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 12h às 21h. 

Mooca Plaza Shopping

Mooca
Quando você entra no NeoGeo Family, no Shopping Mooca, parece que está em um mundo encantado (Foto: Divulgação)

A entrada do NeoGeo Family parece até a de um mundo encantado, com um lindo carrossel cor-de-rosa de luzes piscantes. Os brinquedos são visivelmente novos e o espaço é bem iluminado, fresco e colorido. Há placas indicando quando o equipamento passou por vistoria e quando será a próxima. Para os maiores, há cerca de 70 jogos eletrônicos. Também não faltam a piscina de bolinhas e o brinquedão. Existe ainda o Toy Park, com atividades para crianças de 0 a 2 anos.

Inauguração: novembro de 2011

Valor da fichinha: para brincar, o cliente adquire um cartão com um depósito de 2 reais. Os valores por atração variam de 2,90 a 14,90 reais.

Número de brinquedos: 75

Capacidade do parque: 250 crianças

Idade recomendada: a partir de 2 anos

Horários de funcionamento: Segunda à sábado das 10h às 22h. Domingo a partir das 11h. 

Visitação por mês: 5 000 pessoas

Outras áreas de recreação: o Toy Park, para crianças de 0 a 2 anos, no Piso L1

 

Central Plaza Shopping

Central Plaza
Shopping Central Plaza oferece muitas opções para crianças e até adultos (Foto: Divulgação)

O Parks & Games tem sempre bastante movimento e fica ao lado da praça de alimentação. Mas o parque peca na iluminação e no ar-condicionado: é abafado e escuro. Além disso, os equipamentos não são novos. Vive cheio, porém, pelas diversas opções de brinquedos eletrônicos. A mair recente é uma nova máquina com jogo do Jurassic Park, e já faz sucesso entre a criançada.

Inauguração: há 16 anos

Valor da fichinha: o valor do cartão é de 2 reais. Depois disso, o cliente abastece com créditos, que podem ser usados nos brinquedos – de 3 a 6,50 reais. Há ainda a opção de obter o cartão VIP, que custa 10 reais e oferece desconto no valor dos brinquedos (passam a custar entre 2,70 a 6 reais).

Número de brinquedos: cerca de 70 

Capacidade do parque: 300 pessoas

Idade recomendada: a partir de 1 ano

Horários de funcionamento: de segunda a sexta e domingo, das 11h30 às 22h20. Aos sábados, até as 23h.

 

Zona Sul

Shopping Jardim Sul

Planet Park - Jardim Sul 2
Shopping Jardim Sul: Trinta atrações chamam atenção da garotada (Foto: Divulgação)

Em uma área de 150 metros, trinta atrações chamam atenção da garotada na Toy Company. Elas vão de máquinas de brindes, simuladores de carro e moto a cama elástica e piscina de bolinhas.

Inauguração: 2013

Valor do ingresso: os 15 primeiros minutos saem por 16 reais. Cada 15 minutos adicionais custa 8 reais.

Número de brinquedos: cerca de 30

Capacidade do parque: até 50 crianças

Qual é a idade recomendada: até 8 anos. Crianças até 2 anos podem entrar acompanhadas por responsáveis.

Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 22h e domingo, das 12h às 20h

 

MorumbiShopping

MorumbiShopping
Espaço do MorumbiShopping é o mais completo de todos, com brinquedos, videogames e simuladores novos e bonitos (Foto: Divulgação)

Ao chegar ao Hot Zone, logo se avistam pai e filho, brincando lado a lado em duas motos eletrônicas. Os brinquedos, videogames e simuladores são novos e há muitas, muitas opções. Certamente o melhor parque entre todos os shoppings visitados. Tem equipamentos para todos os gostos e idades. Para os mais velhos, um simulador de robô, que vira em 60 graus e fica de cabeça para baixo. No fundo do parque, um espaço reservado para os pequenos com o tradicional bate-bate. Música ambiente e iluminação especial oferecem um clima ainda mais animador aos frequentadores.

Inauguração: 2003

Valor da fichinha: trabalha com sistema de cartão que tem o custo de 2 reais. Os brinquedos custam de 6 a 18 reais cada jogada

Número de brinquedos: 245 máquinas

Capacidade do parque: 1 000 pessoas

Qual é a idade recomendada: crianças a partir dos 3 anos

Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 12h às 22h. Domingo até as 21h

Outras áreas de recreação: Play Space, espaço decorado e divertido, para crianças de 1 a 12 anos, com oficinas de arte, shows de mágica, teatro de fantoche, gincanas e mais. São cobrados 40 reais para cada trinta minutos

SP Market

Parque da Mônica
Trombada do Louco: uma versão do carrinho bate-bate (Foto: Divulgação)

Após o Parque da Xuxa ser fechado, para a tristeza dos baixinhos, o espaço deu lugar a outro clássico da infância: o Parque da Mônica. Inaugurado em julho do ano passado, o local tem cerca de 12 000 metros quadrados, quatro salões de festa e palco de eventos. O preço um pouco salgado compensa, já que dá acesso a todos as atrações do parque. A única parte que tem custo a parte são os serviços oferecidos no castelo, que variam de 99 a 249 reais. Há também uma lojinha, que oferece cerca de 800 produtos temáticos da Turma da Mônica. 

Inauguração: julho de 2015

Valor da entrada: 139 reais para crianças e adultos. Crianças com até 1 ano e 11 meses, acompanhadas de adulto pagante, não pagam

Número de brinquedos: 20

Capacidade do parque: 3 000 pessoas

Idade recomendada: todas as idades

Horários e dias de funcionamento: De terça a sexta das 10h30 às 16h30. Sábado e domingo das 11h às 19h.

Visitação por dia: média de 2 500 pessoas nos finais de semana.

 

Shopping Ibirapuera

Shopping Ibirapuera
Neo Geo Family, do Shopping Ibirapuera, tem eletrônicos para todas as idades (Foto: Divulgação)

O Neo Geo Family é pequeno para um shopping grande como o Ibirapuera. No meio do corredor, há um Kidplay repaginado. Mais para o fundo, uma área reservada para os demais brinquedos, todos concentrados – o que pode causar tumulto em dias de grande visitação. Existem, entretanto, muitas opções de brinquedos eletrônicos, para todas as idades. Exemplo disso são o kiddie rides, games, simuladores, pelúcias motorizadas, air games e redemptions.

Inauguração: outubro de 2007

Valor da fichinha: para brincar, o cliente adquire um cartão com um depósito de 2 reais. Os valores por atração variam de 2,90 a 14,90 reais

Número de brinquedos: cerca de 37 atrações

Capacidade do parque: 100 crianças

Idade recomendada: a partir dos 2 anos

Visitas por mês:  cerca de 3 000 pessoas

 

Centro

Shopping Pátio Paulista

PátioPaulista
Área de recreação do Pátio Paulista: de executivos na hora do almoço a crianças em férias (Foto: Divulgação)

É uma exceção entre os shoppings do centro, carentes de espaços de recreação. O On Game agrada à geração multimídia, com videogames, como Wii, Playstation 3 e X Box, e jogos no computador. Não há equipamentos diferentes, mas não é incomum ver crianças sozinhas brincando, enquanto os pais fazem compras. No horário do almoço, também é comum ver executivos jogando. Nos fins de semana, a maior parte do público é de crianças.

Inauguração: 2011

Valor da fichinha: não há ficha. É pago por tempo de jogo, sendo o mínimo de quinze minutos. A hora sai por 39,00 para videogame (console com dois controles) e 24 reais para computador (uso individual)

Número de brinquedos: treze computadores e mais nove consoles (2 Playstation 4, 2 Wii, 2 XBox 360 e 3 PlayStation 3), sendo 1 XBox com Kinect (jogos com o movimento do corpo) em área livre no mezanino e a ON Music - sala exclusiva para música (com instrumentos de Rock Band como guitarras, microfones e até uma bateria eletrônica de verdade)

Número de jogos: cerca de 200

Capacidade do espaço: até 36 pessoas

Idade recomendada: a partir dos 3 anos

Horários e dias de funcionamento: de segunda a sábado, das 12h às 22h. Aos domingos, das 12h às 21h

Visitação por dia: média de 40 pessoas

Fonte: VEJA SÃO PAULO