Passeios

Parques e praças para aproveitar os dias livres

Jardim Botânico se destaca entre as áreas verdes da capital. Endereço abriga obra de Jean Paul Ganem que recria as curvas do Rio Tietê com flores e plantas

Por: Bruna Ribeiro - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

O paulistano adora ocupar os parques e praças espalhados pela cidade. Embora não seja tão popular, o Jardim Botânico é uma ótima opção de lazer. Os 360 000 metros quadrados de área verde são ideais para fazer um piquenique nos fins de semana de sol e calor. 

O endereço abriga ainda a bela intervenção O Caminho do Rio, do artista franco-tunisiano Jean Paul Ganem. Ela recria, com flores e plantas, as curvas originais do Rio Tietê. Com mais de 40 instalações pelo mundo, o autor é conhecido por trabalhar com plantações em grandes escalas. No Brasil, o artista desenhou o projeto do boulevard do Teatro Municipal do Rio. "Comecei pintando telas, mas certa vez, no campo, percebi que as cores das minhas tintas nunca acompanhavam as mudanças de tons da natureza. " De acordo com Ganem, a instalação que ocupa 2 500 metros quadrados no Jardim Botânico propõe uma reflexão sobre a preservação do meio ambiente e da água.

Depois de apreciar a obra e fazer um lanche em algum ponto do gramado, não deixe de conhecer outras atrações do espaço para o passeio ficar completo. Uma delas é a trilha para uma das nascentes do histórico Riacho do Ipiranga. Só não espere uma cachoeira, pois a queda d'água é pequena. 

Na Alameda Fernando Costa, cercada de Mata Atlântica e palmeiras jerivá, uma exposição rotativa aborda a biodiversidade. O caminho termina no Museu Botânico, que traz a história de plantas brasileiras e algumas curiosidades, como algas usadas na fabricação de balas e xampus.

Na sequência há o encantador Jardim de Lineu, com duas estufas ao fundo que reproduzem vegetações de regiões do país. O Jardim dos Sentidos também chama a atenção. Lá, as memórias olfativa, tátil e visual são estimuladas com plantas de texturas interessantes, como a babosa.

Jardim Botânico
Estufas ao fundo do Jardim de Lineu expõe vegetação de Cerrado e Mata Atlântica (Foto: Elaine Cristina Mendes)

O túnel de bambu e o Lago das Ninfeias completam o caminho de surpresas, repleto de placas explicativas. Para grupos a partir de dez pessoas, é possível agendar visitas guiadas. Em tempo: a entrada no Jardim Botânico custa R$ 5,00 e o estacionamento, R$ 8,00. 

Abaixo, confira uma lista com outros endereços perfeitos para levar as crianças, para andar de skate e bicicleta ou simplesmente para relaxar: 

  • Parques

    Parque da Aclimação

    Rua Muniz De Sousa, 1119, Liberdade

    Tel: (11) 3208 4042

    2 avaliações

    A mobilização dos moradores para salvar cisnes e outros bichos quando uma chuva forte fez o lago do parque ir literalmente pelo ralo, em 2009, é uma boa amostra do orgulho que a vizinhança tem do local, incluídos aí moradores de bairros próximos como Vila Mariana e Chácara Klabin. Desde os anos 20, quando era uma propriedade privada, o lugar foi centro de prática de esportes como remo e sede de um jardim zoológico. Hoje, sua infraestrutura tem campo de futebol, playgrounds, jardim japonês com espelho-d’água e uma biblioteca de mais de 35.000 volumes especializada em meio ambiente, em espaço menos tumultuado que o Ibirapuera.

    Saiba mais
  • Parques

    Parque Buenos Aires

    Avenida Angélica, s/n, Santa Cecília

    Tel: (11) 3666 8032

    3 avaliações

    Ilha verde situada entre a Avenida Angélica e as ruas Piauí, Bahia e Alagoas, em Higienópolis, é um local agradável para passeios ao ar livre. Um parquinho reservado costuma ficar lotado com bebês e os pais durante a manhã, período em que pode ocorrer o “congestionamento” de carrinhos. Cachorros também são bem-vindos ao local e correm, livres da coleira. No ponto mais alto da praça, há uma escultura de mármore de Caetano Fraccaroli que representa uma mãe e, logo na entrada, vemos uma fonte bem preservada.

    Saiba mais
  • Parques

    Parque do Povo

    Avenida Henrique Chamma, 420, Chácara Itaim

    Tel: (11) 3073 1217

    6 avaliações

    Foi inaugurado em 2008, e boa parte das árvores ainda é jovem demais para fazer sombra. Ainda assim, é sucesso incontestável entre a vizinhança dos prédios luxuosos que o cercam. A medida recente de separar um espaço específico para skate e demais esportes sobre rodinhas fez com que o local se tornasse boa opção para caminhadas e corridas mais tranquilas, reduzindo as frequentes trombadas com crianças e idosos. Se sabe jogar xadrez, experimente a versão gigante do jogo, no qual as peças são movimentadas sobre o chão quadriculado. Outro ponto famoso é o Jardim Sensitivo, em que deficientes podem experimentar os aromas e texturas de plantas como hortelã, alcachofra e pimenta-de-cheiro.

    Saiba mais
  • Parques

    Parque Burle Marx

    Avenida Dona Helena Pereira De Moraes, 200, Parque Do Morumbi

    Tel: (11) 3746 7631

    3 avaliações
  • Parques

    Parque Ecológico do Guarapiranga

    Estrada Da Riviera, 3286, Jardim São Luís

    Tel: (11) 5517 6707

    1 avaliação
  • Parques

    Parque Luis Carlos Prestes

    Rua João Della Manna, 665, Rolinópolis

    Tel: (11) 3721 4965

    Sem avaliação
  • Parques

    Parque Piqueri

    Rua Tuiuti, 515, Tatuapé

    Tel: (11) 2097 2213

    2 avaliações
  • Parques

    Parque Rodrigo de Gásperi

    Avenida Miguel De Castro, 321, Vila Pereira Barreto

    Tel: (11) 3974 8600

    Sem avaliação
  • Parques

    Parque São Domingos

    Rua Pedro Sernagiotti, 125, Parque São Domingos

    Tel: (11) 3831 7083

    1 avaliação
  • Parques

    Parque Shangrilá

    Rua Irmã Maria Lourença, 250, Jardim Shangrilá (Zona Sul)

    Tel: (11) 5933 3015

    Sem avaliação
  • Parques

    Parque Vila dos Remédios

    Rua Carlos Alberto Vanzolini, 413, Vila Dos Remédios

    Tel: (11) 3625 1419

    Sem avaliação
  • Parques

    Parque Villa-Lobos

    Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001, Alto De Pinheiros

    Tel: (11) 2683 6302

    12 avaliações

    Ao circular entre os 30.000 frequentadores que lotam o espaço aos domingos, você verá gente se divertindo em versões exóticas de skate, como o longboard, com prancha de cerca de 2 metros de comprimento, e o kite, impulsionado por uma pipa. Esses e outros esportes diferentões já foram incorporados ao DNA do local, onde também é comum observar crianças dispensando os manjados bufês infantis para comemorar o aniversário com piqueniques e bexigas aos fins de semana. Na visita, fique atento ainda ao vistoso Orquidário Ruth Cardoso, que se tornou um cartão-postal do lugar desde sua construção, em 2010.

    Saiba mais
  • Parques

    Parque Zilda Natel

    Rua Cardoso De Almeida, 1250, Perdizes

    Tel: (11) 3862 2921

    Sem avaliação
  • Parques

    Parque da Independência

    Avenida Nazaré, s/n, Ipiranga

    Tel: (11) 2273 7250

    2 avaliações
  • Parques

    Parque da Luz

    Rua Ribeiro De Lima, s/n, Bom Retiro

    Tel: (11) 3227 3545

    6 avaliações

    Instalado bem em frente à Estação da Luz, é o mais antigo da cidade —  foi criado por volta de 1800, mas só abriu para o público 25 anos depois. Seus 113 000 metros quadrados incluem jardins simétricos de inspiração francesa e construções em estilo inglês. Vizinho da Estação Pinacoteca, tem alamedas que recebem com frequência apresentações de música ao vivo. Não deixe de passar pelo lago em formato de cruz de malta e pela pequena gruta com cascata.

    Saiba mais
  • Parques

    Parque do Ibirapuera

    Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera

    Tel: (11) 5573 4180

    12 avaliações

    É o local ideal para passar uma tarde inteira, seja nos tranquilos dias de semana, seja aos sábados e domingos, quando se transforma em uma cidade de 300 000 pessoas. Entre as 160 espécies de animais registradas, há pica-paus, cisnes e patos. Na flora, exemplares de árvores como jaqueira e pau-brasil. Mas não é só isso que faz o parque ser imbatível. O local abriga cinco prédios com a assinatura de Oscar Niemeyer: o Pavilhão Cicillo Matarazzo (atual Pavilhão da Bienal de São Paulo), o Museu de Arte Contemporânea, o Museu Afro Brasil, a Oca, a Grande Marquise (onde está situado o Museu de Arte Moderna) e o Auditório Ibirapuera. O passeio se completa com visita ao curioso Pavilhão Japonês.

    Saiba mais
  • Parques

    Parque Municipal do Carmo

    Avenida Afonso De Sampaio E Sousa, 951, Jardim Nossa Senhora Do Carmo

    Tel: (11) 2748 0010

    3 avaliações

    Entre os meses de julho e agosto, o público costuma se acomodar em esteiras de palha sob as 4 000 cerejeiras para apreciar melhor a florada, que acontece nessa época. Em qualquer período do ano, porém, o parque se torna boa opção para quem se hospeda na Zona Leste. Com 200 hectares, é gigante em tudo. A fauna é uma das mais diversas da capital, com cerca de 130 espécies de animais catalogadas, como garças, tatus, veados e gaviões. O parque fica na área da antiga fazenda do empresário Oscar Americano de Caldas Filho, da qual herdou um conjunto de lagos e o prédio de arquitetura colonial, onde hoje funciona a sede.

    Aproveite a reabertura do planetário do Parque do Carmo para conhecer o segundo maior parque da capital.

    Saiba mais
  • Praças

    Praça Victor Civita

    Rua Sumidouro, 580, Pinheiros

    5 avaliações

    Desde 2008, este espaço dedicado à sustentabilidade ocupa o terreno de 13.000 metros quadrados onde já funcionou um incinerador de lixo. Possui equipamentos de ginástica ao ar livre e um percurso de cerca de 700 metros para caminhada. Aos sábados e domingos,às 8h, há aulas de ioga para iniciantes. Ainda aos fins de semana, às 10h, o público pode fazer pilates e, às 12h, aprender ritmos variados. De segunda a sexta, uma das possibilidades é o alongamento das 10h às 11h. Grátis.

    Saiba mais
  • Praças

    Praça da Liberdade

    Praça Da Liberdade, s/n, Liberdade

    4 avaliações

    A cidade que concentra a maior colônia japonesa do mundo tem um bairro que é uma viagem ao Oriente. A influência cultural asiática vai das famosas luminárias das ruas aos restaurantes, passando pelas lojas de roupa, de decoração ou pelas revistas importadas de Tóquio. Um atrativo do local é a feirinha, que acontece aos sábados e domingos.

    Saiba mais
  • Praças

    Praça das Corujas

    Avenida Das Corujas, s/n, Sumarezinho

    Sem avaliação
  • Praças

    Praça Fioravante Salomão

    Rua Padre Artur Somensi, s/n, Pinheiros

    Sem avaliação
  • Praças

    Praça Franklin Roosevelt

    Praça Franklin Roosevelt, s/n, Consolação

    2 avaliações

    Doado à prefeitura pelo médico Martinho Prado no século XIX, o terreno que hoje abriga a Praça Roosevelt, no centro, só ganhou esse nome em 1970. Nos anos 1960, o então prefeito Faria Lima iniciou um projeto que previa transformar a área em um espaço repleto de verde. Ao contrário das expectativas, o que foi entregue anos depois não passava de concreto em forma de pentágono, quase sem vegetação. Reivindicada pelos moradores da região há mais de dez anos, a praça acaba de ser reformada e foi inaugurada em 29 de setembro. Uma nova iluminação e árvores estão entre as melhorias.

    Saiba mais
  • Praças

    Praça Irmãos Karmam

    Praça Irmãos Karmann, s/n, Sumaré

    Sem avaliação
  • Praças

    Praça Vinícius de Moraes

    Avenida Giovanni Gronchi, s/n, Morumbi

    Sem avaliação

Fonte: VEJA SÃO PAULO