papa-hóstias

Chef lança hóstia gourmet para visita do papa

Comer hóstia não-consagrada com chocolate amargo e doce de leite não é pecado, diz teólogo; nutricionista discorda

Por: Redação Vejasaopaulo.com - Atualizado em

Duas hóstias recheadas com chocolate amargo e doce de leite. Por fim, banha-se tudo em mais chocolate. Falando assim, parece um pecado, mas o chef confenteiro Lucas Corazza pensou em outro nome para criação.

"Eu chamo de ghóstia, que é a hóstia com 'gê'", diz, emendando a explicação: "o 'gê' é de gourmet".

De olho na visita do papa Francisco ao país, que começa na próxima segunda (22), o chef paulistano mostra no vídeo acima como é o preparo do seu doce de hóstia.

O elemento católico da receita, neste caso, não tem nada de sagrado.

As hóstias precisam ser consagradas para terem a simbologia religiosa e se tornarem "pão sagrado", conforme explica o teólogo Valdex da Silva.

"Não tem nada que o diferencie de outros pães", diz Silva, sobre o biscoito feito de água e farinha de trigo.

A nutricionista Carol Morais, do site Fale com a Nutricionista, vê a questão sob outro ângulo.

"Na verdade, a única coisa legal nesse docinho é o chocolate amargo, que é antioxidante", afirma. Segundo ela, comer uma ghóstia "de vez em quando" é válido, "mas todo excesso é pecaminoso".

Para quem não tem medo de ir para o inferno calórico, Corazza vende por encomenda suas receitas com bolachinhas empregadas na comunhão --cada uma sai por R$ 3,50. As encomendas podem ser feitas pela página do chef no Facebook. 

Quem estiver interessado em criar sua própria receita com hóstias deve procurá-las em lojas de artigos religiosos ou confeitarias.

Ingredientes

100 gramas de chocolate meio amargo

100 gramas de creme de leite fresco

10 gramas de glucose

30 gramas doce de leite

60 unidades de hóstia

250gr chocolate meio amargo ou ao leite para cobertura

Modo de preparo

Utilizando uma panela, leve ao fogo a glucose e o creme de leite. Mexa um pouco até levantar a fervura. Despeje o creme de leite quente sobre o chocolate picado e espere derreter. Quando estiver derretido, misture até que fique homogêneo. Deixe o doce na geladeira até que fique firme -isso leva, aproximadamente, 3 horas.

Coloque o recheio de chocolate num saco de confeitar com um bico de confeitar "perlê" e faça um círculo em volta da hóstia. Dento deste círculo, coloque doce de leite. Feche o doce com outra hóstia.

Banhe os docinhos em chocolate e depois deixe repousar sobre uma folha de acetato, papel manteiga ou textura para dar acabamento. Aí é só esperar o chocolate cristalizar e remover a folha. 

Ghóstia
Ghóstia: duas hóstias recheadas com chocolate amargo e doce de leite (Foto: Redação Vejasaopaulo.com)

Fonte: VEJA SÃO PAULO