Roteiro

Confira a programação do 12º Panorama Sesi de Dança

Festival apresenta onze espetáculos de dez companhias nacionais e internacionais

Por: Redação VEJINHA.COM - Atualizado em

Panorama Sesi da Dança Correria Agwa
O espetáculo 'Correria Agwa', do francês Mourad Merzouki é uma das atrações do 12° Panorama SESI-SP de Dança (Foto: Divulgação)

Até o dia 16, a 12ª edição do Panorama SESI-SP de Dança traz onze espetáculos de dez companhias nacionais e internacionais. Sob a curadoria de Ana Francisca Ponzio, as apresentações do evento ocorrem no Teatro do Sesi (com exceção de Baderna) e são gratuitas.

Entre os destaques do Panorama estão o grupo alemão Cia. Toula Limnaios, a suíça Joëlle Bouvier, o francês Mourad Merzouki, o brasileiro radicado na Bélgica Claudio Bernardo, o coreógrafo e dançarino Luis Ferron (que mostra dois espetáculos), e a Cia. Gira Dança, que é formada por bailarinos com deficiências físicas.

Confira a programação completa do Panorama SESI-SP de Dança:

Dias 05 e 06/12/2012

Correria Agwa

Panorama Sesi de Dança Correria Agwa 2
'Correria Agwa' (Foto: Divulgação)

Inédita no Brasil, Correria Agwa é uma produção criada pelo coreógrafo francês Mourad Merzouki em 2009, para as comemorações do Ano do Brasil na França. Conhecido por trazer ao palco a dança de rua, Merzouki apresenta o espetáculo com elenco de onze bailarinos brasileiros, muitos deles vindos de favelas cariocas.

 

Dia 07/12/2012

Caprichosa voz que vem do Pensamento

Encontro entre Maria Alice Poppe, Tato Taborda e Aderbal Freire-Filho, o espetáculo mistura dança, literatura, teatro, circo, rádio-teatro, mágica, pintura em apresentação para uma bailarina e um pianista-performer.

 

Dias 08 e 09/12/2012

Wut

O grupo alemão Cia. Toula Limnaios sobe ao palco com Wut, que significa raiva em alemão. A coreografia, que fala sobre choque e protesto, estreou em Berlim no final de novembro.

 

Dia 12/12/2012

Lunaris

Panorama Sesi de Dança Emilie Sugai
'Lunaris' (Foto: Divulgação)

Inspirado na poesia zen-budista de Matsuó-Bachô (1644-1694), o espetáculo da coreógrafa Emile Sugai cria uma interface de comunicação artística entre a linguagem do corpo e a imagem da luz.

 

Obrigado por vir

Panorama Sesi de Dança Obrigada por vir
'Obrigado por vir' (Foto: Divulgação)

No palco, cinco pessoas fazem reflexões sobre o agradecimento. A criação da Cia. Key & Zetta estreou no Panorama SESI de Dança 2005 e, agora, sete anos depois, ganha um novo olhar do grupo dirigido pela dupla de coreógrafos Key Sawao e Ricardo Iazzetta.

 

Dia 13/12/2012

Identificazione di una Donna

Panorama Sesi de Dança Claudio Bernardo
'Identificazione di una Donna' (Foto: Divulgação)

Do coreógrafo nascido em Fortaleza (CE) e radicado na Bélgica, Claudio Bernardo, o espetáculo surgiu da vontade de remontar um solo da bailarina e coréografa Roxanne Huilmand. Mas a parceria não deu certo, pois ela decidiu se aposentar. Sem sua musa, Bernardo resolveu incluir na concepção do projeto uma série de questões sobre o ato de criar e a própria existência do artista.

 

Avà, o Homem que Caminha

O trabalho da coreógrafa suíça Joëlle Bouvier tem como referências as fotos de Sebastião Salgado sobre o garimpo de Serra Pelada e os poemas de Fernando Pessoa. A essas inspirações iniciais somaram-se os relatos das histórias de vida dos bailarinos da Cia. Sociedade Masculina, grupo paulistano de dança formado exclusivamente por homens e dirigido por Anselmo Zolla e Vera Lafer.

 

Dia 14/12/2012

Boca do Lobo

Os coreógrafos cariocas Renato Vieira e Bruno Cezario assinam o espetáculo da Renato Vieira Companhia de Dança. O tema são as situações de risco. Em movimento, o assunto é explorado numa interligação entre dança, artes plásticas e moda.

 

Dia 15/12/2012

Sapatos Brancos

Panorama Sesi de Dança Sapatos Brancos
'Sapatos Brancos' (Foto: Divulgação)

Um dos espetáculos do coreógrafo paulista Paulo Luis Ferron já apresentados no Panorama, Sapatos Brancos investiga questões que envolvem tradições do carnaval paulistano, suas escolas de samba e, especialmente, o ritual presente na dança do mestre-sala e da porta-bandeira.

 

Dia 16/12/2012

Sobre Todas as Coisas

Formada por bailarinos com deficiências físicas, a Cia. Gira Dança, de Natal (RN), consegue transcender os limites do corpo e abrir novas possibilidades para a linguagem da dança.  Sob direção artística de Anderson Leão, o grupo apresenta o espetáculo concebido e coreografado por Mário Nascimento, que levanta questões sobre a condição humana e suas fragilidades.

 

Baderna

Panorama Sesi de Dança Baderna
'Baderna' (Foto: Divulgação)

A segunda criação assinada por Paulo Luis Ferron foi concebida como uma instalação coreográfica e sonora e, por isso, será apresentada na Esplanada do Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso. Baderna é inspirada em rituais afro-brasileiros.

Fonte: VEJA SÃO PAULO