Continua após publicidade

Pane no metrô fecha estações e provoca revolta entre passageiros

Passageiros acionaram botão de emergência de trens e desceram em passarelas; companhia diz que houve atos de vandalismo e agressão a funcionários

Por Redação VEJASAOPAULO.COM
Atualizado em 5 dez 2016, 15h16 - Publicado em 4 fev 2014, 21h26

Uma pane na Linha 3 – Vermelha do metrô fechou pelo menos seis estações durante a noite desta terça-feira (4), provocando quebra-quebra, tumultos e muita espera entre os passageiros.  De acordo com a empresa, usuários acionaram o botão de emergência de sete trens, o que provocou uma paralisação que se estendeu no trecho entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Sé.

Revoltados, usuários que aguardavam na estação Sé discutiram com funcionários da companhia e provocaram um quebra-quebra. Pelas páginas oficiais no Twitter e Facebook, o Metrô pediu calma aos passageiros e disse que havia pessoas em passarelas de emergência, o que impedia a volta à operação normal. O acesso entre as linhas Amarela e Vermelha foi fechado e os passageiros orientados a fazerem baldeação na estação Luz para trens da CPTM.

Em nota, o Metrô afirmou que o problema começou às 18h19, horário de pico, quando um trem da Linha 3- Vermelha apresentou uma falha de portas na estação Sé. A ocorrência, diz o texto, foi resolvida às 18h27, mas usuários acionaram os botões de emergência de sete trens que vinham atrás, e desceram às passarelas de emergência laterais, o que forçou a interrupção da operação até a estação Palmeiras-Barra Funda.

A empresa relatou “atos de vandalismo às composições e agressão aos empregados do Metrô”. “A Polícia Militar foi acionada e as estações deste trecho tiveram de ser fechadas por questões de segurança”. “Alguns usuários permanecem nas passarelas de emergência, motivo pelo qual ainda não foi possível restabelecer a circulação entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Sé. Trens operam entre Tatuapé e Corinthians-Itaquera. O Metrô está atuando para restabelecer a operação o mais breve possível”, diz o comunicado divulgado por volta das 21h30 desta terça.

Ainda segundo a companhia, três das linhas Vermelha e Azul circulavam em velocidade reduzida devido às chuvas, além de apresentarem algumas falhas em portas. Passageiros relataram ter visto trens circulando com portas abertas também na estação Anhangabaú.

Continua após a publicidade

Pane elétrica

Mais cedo, um apagão que atingiu cidades de Norte a Sul do país deixou sem luz diversos bairros de São Paulo, provocou uma pane elétrica na Linha 4 – Amarela do metrô que afetou todas as estações. A Via Quatro, que administra o local, ainda não sabe dizer se há relação com a falha nacional ou se foi coincidência. O trecho entre Paulista e Luz operou com lentidão e as estações Luz e República foram fechadas às 14h e reabertas por volta das 15h.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.