Especial

Paladar — Cozinha do Brasil leva chefs renomados ao Grand Hyatt

Evento gastronômico terá workshops, palestras e degustações de sexta (29) a domingo (31)

Por: Sophia Braun

Alex Atala - D.O.M.
Alex Atala: chef do sétimo melhor restaurante do mundo, segundo a 'Restaurant' (Foto: Ligia Skowronski)

Paladar — Cozinha do Brasil, realizado pelo suplemento "Paladar", do jornal "O Estado de S. Paulo", ganhará sua quarta edição de sexta (29) a domingo (31). O hotel Grand Hyatt, na Zona Sul, receberá chefs e outros convidados de peso, como Alex Atala, Salvatore Loi e Luis Fernando Verissimo, para três dias de aulas, palestras e degustações.

+ Onde comer perto de teatros, cinemas e exposições

As atividades pretendem apresentar ingredientes e técnicas bem como discutir tradições e o futuro do setor. O chef Edinho Engel fará a abertura do evento na sexta, às 11h30, com uma aula sobre feijões. Ele propõe uma degustação de pelo menos doze tipos do grão, cozidos sem tempero. Em seguida, a partir das comparações, ele irá preparar petiscos como acarajés, bolinhos e saladas.

Um dos destaques do sábado é a harmonização de cerveja e vinho com comida de boteco, às 15h. Com o apreciador de cerveja Roberto Fonseca e o sommelier Manoel Beato à frente da degustação, a ideia é escolher ingredientes típicos de bares, como croquetes, coxinhas e azeitonas, entre outros, e experimentá-los com diferentes versões das bebidas.

+ Saiba onde encontrar comidas com gostinho caseiro

+ Xaveco Virtual: nossa ferramenta para paquerar no Twitter

No domingo, às 14h, Betty Kövesi e Gabriela Martinoli se encarregam de uma atividade especialmente pensada para crianças. Numa espécie de jogo degustativo, os pequenos participantes provarão alguns pratos e deverão identificar quais ingredientes fazem parte do preparo de cada um.

Perto do encerramento, às 18h30, o chef Alex Atala discutirá a força dos sabores brasileiros, por meio de pratos típicos, e o lugar da nossa culinária no cenário internacional.

+ Confira a programação completa do evento clicando aqui

A programação do evento inclui 35 workshops, com preços que variam de 85 reais a 170 reais cada um; dez palestras, a 45 reais cada uma; e onze degustações por 45 reais cada uma. Os ingressos para as atividades estão à venda no Ingresso Rápido, pelo telefone 4003-1212 ou pelo site www.ingressorapido.com.br.

Fonte: VEJA SÃO PAULO