Museus

Paço das Artes é despejado de prédio na Cidade Universítária

Local vai passar a abrigar a fábrica do Instituto Butantan de vacina contra à dengue

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Paço das Artes
Programação do museu será transferida para o MIS e para a Oficina Cultural Oswald de Andrade (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Cultura despejou o Paço das Artes do prédio que ocupa desde 1994, na Cidade Universitária, para dar lugar a uma fábrica de vacina contra dengue. O edifício pertence ao Instituto Butantan, que está agora remodelando a sua estrutura para reunir laboratórios em um centro de biotecnologia. A partir de 28 de março, o museu ficará nômade: algumas exposições serão exibidas no térreo do MIS - que também pertence a Secretaria de Cultura - e outras na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

+ Saiba quais são os sete quadros mais caros vendidos em 2015

Paço das Artes
Desde sua criação, em 1970, a instituição nunca ganhou uma sede fixa (Foto: Carolina Ferreira)

Desde sua inauguração, em 1970, o Paço nunca teve um prédio definitivo: ele já ocupou espaços na Avenida Paulista, já passou pela Pinacoteca e pelo próprio MIS. A instituição não só abriga grandes exposições, como também é responsável por lançar novos nomes e dar espaço à experimentação artística.

Oficina de Light paintig no Paço das Artes
Oficina de Light Painting sediada no museu (Foto: Divulgação)

+ Dois ótimos motivos para visitar o Centro Cultural Correios

As mostras em cartaz até o fechamento da sede são Títulos, de Thiago Honório; Programando o Invisível, de Harun Farocki, Temporada de Projetos 2016 e Impermanências, de Marcia Vaitsman, prometidas para serem inauguradas no dia 28 de janeiro; e Antigos Artefatos/ Novas Interpretações, de Inês Raphaelian, com abertura no dia 2 de fevereiro. Em abril, a Temporada de Projetos migra para o MIS, e a mostra de Lenora de Barros para a Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Fonte: VEJA SÃO PAULO