Consumo

Ovos de Páscoa ganham recheios como alfajor e ganache de alecrim

Na última terça (8), VEJA SÃO PAULO avaliou catorze guloseimas que fogem do comum; confira a seguir o resultado

Por: Sophia Braun - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Amêndoas, licor e café tornaram-se itens frequentes na confeitaria e servem de arma dos profissionais do ramo para diferenciar seus produtos.

A Páscoa virou uma grande vitrine dessas experimentações. “O público cobra cada vez mais combinações diferentes ”, diz Renata Arassiro, que comanda uma premiada butique de doces no Campo Belo.

Uma de suas novidades é um ovo de gianduia, massa folhada e coentro em pó. “Coloco um pouquinho, apenas para realçar o sabor da avelã.”

Na última terça (8), VEJA SÃO PAULO avaliou catorze guloseimas que fogem do comum. Na galeria acima, confira fotos de todos os ovos de Páscoa e, abaixo, saiba o que compõe cada um, o preço e onde podem ser encontrados. 

Páscoa 2016 - Gabarito
(Foto: Jorge Hynd)

Addolcire

Tal como num creme brûlé, é preciso romper a casquinha de açúcar com a colher para encontrar uma ganache. O sabor cítrico do limão-siciliano é um alento à doçura da guloseima, montada sobre uma casca de chocolate belga com 54% de cacau (68 reais; 350 gramas).

Anusha Chocolates

Ambas as metades são preenchidas por creme de amêndoas e fios de ovos (52 reais; 150 gramas). Apesar da composição clássica, o chocolate ao leite, um tanto doce, pode incomodar alguns paladares.

Barbearia Corleone

O chocolate francês leva em seu interior uma potente mas equilibrada ganache com uísque Jack Daniel’s (99 reais; 365 gramas). Na decoração, é claro, um bigode ao estilo vintage. Feito em parceria com o ateliê XanXan. Encomendas pelo e-mail contato@barbeariacorleone.com.br. Retirada entre os dias 21 e 24 de março, na unidade da Vila Olímpia (☎ 3044-2332).

Páscoa 2016 - Madame Brigadeiro, chocolate com palha italiana
Madame Brigadeiro: palha italiana (Foto: Jorge Hynd)

Confeitaria Dama

Uma ganache branca de espumante e figo seco em pedaços surge no interior do chocolate belga meio amargo (90 reais; 280 gramas). A casca, grossa demais, fica em descompasso com a delicadeza do recheio.

Gallette Chocolates

A combinação inusitada de chocolate belga com 53% de cacau e alecrim pode assustar (53 reais; 150 gramas). Quem arrisca uma mordida, porém, surpreende-se com o resultado. Acredite: dá vontade de repetir.

Madame Brigadeiro

Nesta releitura da palha italiana, camadas de brigadeiro ao leite da Lindt são intercaladas com bolacha maisena, para comer de colher (76,90 reais; 500 gramas). Como o recheioé a estrela, a casca de chocolate, um tanto dura, fica em segundo plano.

Páscoa 2016 - Mendoá, chocolate com cupuaçu
Mendoá: chocolate com cupuaçu (Foto: Jorge Hynd)

Mara Mello

A tapioca doce polvilhada sobre o chocolate belga com 53% de cacau (79 reais; 350 gramas) confere uma interessante textura crocante. Por outro lado, o ingrediente típico do norte do país perde seu sabor característico. Pedidos pelo site www.maramello.com.br ou pelo ☎ 3071-3770.

Mendoá Chocolates

Uma camada generosa de cupuaçu (azedinha, como deve ser) no interior da casca de chocolate amargo faz o comensal se sentir no Pará. Se a combinação encanta quem não é fã de sabores muito doces, a turma do açúcar pode estranhar um pouco. Custa 101,55 reais (600 gramas) no Eataly.

Mercadinho Dalva e Dito

A fina casca de chocolate é preenchida por brigadeiro de cremosidade exemplar (59 reais; 350 gramas). Como a infusão de jambu não chega a amortecer a boca, os mais gulosos são capazes de devorar o doce sem perceber que o sabor amarguinho vem da planta amazônica.

Páscoa 2016 - Mendoá, chocolate com cupuaçu
Mendoá: chocolate com cupuaçu (Foto: Jorge Hynd)

Opera Ganache

Doce, pero no mucho. Este tentador alfajor em formato de ovo de Páscoa intercala uma massinha crocante, doce de leite e chocolate meio amargo (75 reais; 400 gramas).

Premium Chocolates

Apesar da proposta tentadora, o ovo de cheesecake com frutas vermelhas cristalizadas (64,90 reais; 300 gramas) é mais bonito do que gostoso. O creme doce que recheia uma das cascas de chocolate branco em nada lembra o sabor da torta de queijo.

Renata Arassiro Chocolates

Lúdica e requintada ao mesmo tempo, a casca de chocolate belga Callebaut combina gianduia e praliné ao toque de coentro em pó (é quase imperceptível, prometo) e açúcar que “explode” na boca (145 reais; 450 gramas). Como uma caixa, tem tampa e vem com bombons sortidos no interior.

Páscoa 2016 - Sucrier, com trufas em sabores sortidos
Sucrier: trufas como lavanda e caramelo com sal (Foto: Jorge Hynd)

Studio Cake

Metade de um ovo de chocolate ao leite com bolo de churros (145 reais; 850 gramas). O pacote inclui três camadas de massa decanela intercaladas com muuuito doce de leite, para comer às colheradas. Sob encomenda.

Sucrier

As trufas surgem em sabores como gengibre e canela. Vale incluir na casca de chocolate belga a versão de caramelo com flor de sal e a de lavanda (150 reais; 310 gramas).

Fonte: VEJA SÃO PAULO