Arquitetura

Os vitrais mais bonitos da capital

Coloridos e luminosos, as peças enfeitam os principais prédios históricos da capital. Veja na galeria de imagens oito endereços que valem a visita

Por: Júlia Gouveia

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Instalada a cerca de 20 metros de altura, a imagem de uma santa enfeita o altar do Mosteiro de São Bento, no centro antigo da capital. Quem vê de longe tem dificuldade de perceber os detalhes, como os anjos ao seu redor e as outras figuras que a circulam. Escuro e sóbrio, o vitral é o ponto alto da decoração da igreja e retrata a cena da Assunção de Maria, ou seja, o momento em que a Virgem subiu aos céus. Na opinião de vários especialistas no assunto, como José Eduardo de Assis Lefèvre, professor de arquitetura da USP, é uma das mais valiosas peças do gênero existentes na cidade.

Boa parte dos trabalhosfoi produzida ao longo do século passado pela Casa Conrado,empresa fundada em 1889 pelo alemão Conrado Sorgenicht.No total, são mais de cinquenta conjuntos feitos pela fábrica.Muitas dessas preciosidades sofreram com a falta de manutenção.A situação, felizmente, começou a mudar nos últimosanos, quando locais como o Mercado Municipal e a Sala SãoPaulo recuperaram suas peças. O próprio Mosteiro de São Bento,que passa no momento por uma grande reforma, deve iniciar atéo fim deste mês a restauração de seus painéis, incluindo o da Assunçãode Maria. O trabalho deve terminar em 2015.

Fonte: VEJA SÃO PAULO