Comportamento

Os aparecidos, os sumidos e os resgatados em 2013

Por: Ricky Hiraoka, Júlia Gouveia e João Batista Jr. [com reportagem de Silas Colombo] - Atualizado em

MC Guimê no clipe Plaque de 100
MC Guimê: clipe 'Plaque de 100' teve mais de 38 milhões de visualizações no YouTube (Foto: Reprodução YouTube)

OS APARECIDOS...

› O “gigante” desperto: os protestos de junho chegaram a reunir 100 000 nas ruas. Com isso, a tarifade ônibus voltou de 3,20 para 3,00 reais. “Em 2014, seguiremos nosso trabalho fazendo palestras em escolase lutando por um projeto de tarifa zero”, avisa Nina Cappello, integrante do Movimento Passe Livre, que iniciou as manifestações.  

manifestações em junho
(Foto: Fernando Moraes)

MC Guimé: maior nome do funk ostentação, começou o ano com cachê de 5 000 reais e chegou a dezembro cobrando 35 000. Foram cerca de 400 shows. Em janeiro, grava seu primeiro “CD físico”. 

MC Guimê por Lucas Limas
(Foto: Lucas Lima)

› A musa do escândalo: depois de detalhar o envolvimento do ex, o fiscal Luís Alexandre de Magalhães, no esquema de propinas em troca de desconto em imposto sobre obras da cidade, a loira Vanessa Alcântara fala em entrar para a política. 

Vanessa Alcântara
(Foto: Alex Silva / Estadão Conteúdo)

› Aplicativos para pegar táxi: eles viraram mania. Só o app Easy Taxi soma 16 000 motoristas.

› Andressa Urach: subcelebridade do ano, avice-miss Bumbum ficou totalmente nua no reality A Fazenda, da Record. Plano para 2014: “Apresentei um formato bem polêmico para um canal aberto”. 

Andressa Urach
(Foto: Orlando Oliveira)

Drone: o equipamento com hélices e câmera pilotado por controle remoto foi usado para tudo: de coberturas jornalísticas a brincadeiras do Pânico

Drone no Viaduto do Chá - Capa 2337
(Foto: Mario Rodrigues)

+ RETROSPECTIVA 2013

...OS SUMIDOS...

Popularidade de Haddad: em junho, a aprovação do prefeito era de 34%, segundo o Datafolha. O porcentual tombou para 18% após a onda de protestos e, com medidas como o aumento de IPTU, permaneceu nesse patamar em aferição feita em dezembro.

› Barriga de Kassab: o apetite eleitoral continua o mesmo, mas a barriguinha... Após a retirada de uma hérnia que dava o formato pontudo ao abdômen, o ex-prefeito perdeu quase 10 quilos, completando o trabalho com regime e exercícios. No fim de ano, continua o controle. Não planejava fazer viagem longa — prefere tomar fôlego para disputar o governo estadual pelo PSD na próxima eleição. 

Gilberto Kassab
(Foto: Thais Bittar/Folhapress e Luiz Claudio Barbosa/Estadão Conteúdo)

› Rafinha Bastos: série para canal fechado, participações no jornalístico A Liga, da Band, e canal de vídeos no YouTube. Nem com três projetos simultâneos o humorista Rafinha Bastos conseguiu voltar a fazer o barulho de antes.

› Dani Calabresa: estrela na MTV, virou coadjuvante no CQC, mas pode assumir a bancada da atração em 2014. Concorre justamente com... Rafinha, o sumido do item acima. 

Dani Calabresa estreia em Cilada.com 2220
(Foto: Mario Rodriges)

› Gugu Liberato: deixou em junho a Record, onde tinha salário estimado em 3 milhõesde reais. E desde então só é visto no Instagram.

› Glúten e lactose: a dupla, banida da alimentação de famosas como a atriz Carol Castro, virou a vilã das dietas. 

glúten e lactose
Glúten e Lactose (Foto: Sheila Oliveira)

...E OS RESGATADOS

› Beagles: quase 180 cães da raça foram soltos por ativistas no Instituto Royal, em São Roque, que fazia testes para a indústria farmacêutica. A apresentadora Luisa Mell estava entre eles e promete continuar, no novo ano, sua agenda pet. “Quero promover feiras de adoção de bichos Brasil afora”, anuncia. 

Beagle - cachorro - instituto royal
(Foto: divulgação)

› Estátua da Mônica: a criação do artista plástico Tito Lobo foi furtadada Rua Oscar Freire e reapareceu em Guarulhos. “Foi uma brincadeira de mau gosto”, diz o cartunista Mauricio de Sousa. “Fiquei surpreso com a comoção, pois parecia que se tratava de uma pessoa real.” 

Mônica
(Foto: Juliana Deodoro)

› Thammy Miranda: habituée de programas populares, a filha da cantora Gretchen foi o grande destaque de Salve Jorge, da Globo, no primeiro semestre, e diz que se descobriu nas artes cênicas. Atualmente, grava uma comédia para o cinema e administra uma balada em Pinheiros, na Zona Oeste. 

Thammy Miranda
(Foto: Divulgação)

› Repetência nas escolas: a prefeitura lançou um projeto que prevê a possibilidade de “bomba” em cinco dos nove anos do ensino fundamental.

› O RG de Eduardo Suplicy: em uma Virada Cultural marcada por arrastões, o senador do PT ficou sem a carteira. Após apelar no palco, ao menos seu documento de identidade foi devolvido.

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO