Transporte

Ônibus ganham tomadas USB na capital

Segundo a prefeitura, 164 veículos estão equipados com o dispotivo para recarregar smartphones

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

paralisacaoonibus2
Terminal Pinheiros (Foto: Juliana Deodoro/VEJA SÃO PAULO)

Os passageiros que se descolam de ônibus em São Paulo estão se supreendendo com algumas melhorias recentes no transporte público em termos de conectividade.

+ Estúdio paulistano volta a produzir fitas cassete

Segundo a prefeitura, 164 ônibus estão equipados com tomadas USB para recarga de smartphones e outros dispositivos eletrônicos.

De acordo com a São Paulo Transporte (SPTrans), há também 362 veículos com conexão wi-fi e 602 com ar-condicionado. Ao menos 2.381 veículos entre articulados e biarticulados contam com câmeras que auxiliam no embarque e desembarque de passageiros. A frota total da cidade é de quase 15 000 ônibus.

ônibus USB conexão
164 ônibus estão equipados com tomadas USB na capital (Foto: Sérgio Quintella)

Esses ônibus se somam aos outros 12.377 veículos da frota que foram equipados com novos validadores e apresentam tecnologia avançada, com capacidade de armazenamento e transmissão de dados que coíbem possíveis fraudes.

De acordo com a prefeitura, aos poucos toda a frota de ônibus urbano estará equipada com os dispositivos de tecnologia.

+ Os desafios para quem anda a pé na cidade

ACESSIBILIDADE

Desse conjunto de melhorias também faz parte a acessibilidade. As pessoas com mobilidade reduzida têm à disposição 12.618 ônibus fabricados com tecnologias que facilitam o acesso, como entrada em nível baixo ou com elevador para cadeirantes.

O índice de acessibilidade se aproxima e atingirá a totalidade da frota na medida em que ocorre a compra de novos ônibus que se integram ao sistema. 

Fonte: VEJA SÃO PAULO