COMIDA

Onde comprar pescados nos mercadões

Endereços imbatíveis para quem quer encontrar peixes e frutos do mar fresquíssimos

Por: Fábio Galib - Atualizado em

IMG_7368
Peixaria Nossa Senhora de Fátima, em Pinheiros: itens como robalo (Foto: Rogerio Canella)

Sim, é verdade que estamos a cerca de 70 quilômetros do mar e há décadas nossos rios não estão para peixe. Mas também é fato que São Paulo está repleto de ótimos lugares para comprar pescados. Como o verão vem chegando e o que não falta é gente querendo uma comidinha mais leve, aproveitamos este primeiro dia de dezembro para entregar uma lista com o melhor dos mercados municipais nesse quesito. Confira:

MERCADO DE PINHEIROS

Pequeno, descolado e queridinho dos chefs. Assim é o Mercado de Pinheiros, a poucos passos do Largo da Batata. Entre seus 39 boxes, chama atenção o da Peixaria Nossa Senhora de Fátima (tel. 3032-1221), que vende beijupirá (49,50 reais o quilo), robalo (59 reais o quilo) e vieiras canadenses de encher os olhos de tão carnudas — e fazer suspirar de tão caras: 279 reais o quilo. O grande barato ali é o delivery, pelo qual se paga uma taxa de 10 reais para qualquer canto da cidade. No box vizinho funciona a Comedoria Gonzales (tel. 3813-8719), do chef boliviano Checho Gonzales, que se vale da matéria-prima fresquíssima para fazer um ótimo ceviche (17 reais ou 20 reais, se acrescido de lula e camarão).

› Mercado Municipal de Pinheiros. Rua Pedro Cristi, 89, Pinheiros, metrô Faria Lima. 8h/18h (fecha dom.).

+ Os produtos mais baratos das grifes de luxo

MERCADO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Mercadão Vitrais ed. 2347
Mercado Municipal, no centro: procure pela Ki-Peixe e pela Casa das Ostras (Foto: Lucas Lima)

Para comprar os frutos do mar, é difícil escapar da Ki-Peixe (tel. 3325-0066). Enorme, a banca oferece polvo a 45 reais e lula a 30 reais o quilo, ambos de tamanho médio, bem como dez variedades de camarão. Há desde o cinza pequeno (30 reais o quilo) até o pistola gigante (149 reais o quilo), para quem quer esbanjar. Junto dali funciona a Casa das Ostras (tel. 3313-4871), dos mesmos donos, que serve os moluscos frescos, vindos de Santa Catarina, por 4 reais a unidade.

› Mercado Municipal de São Paulo. Rua da Cantareira, 306, centro, metrô São Bento. 6h/18h (dom. até 16h).

+ As principais atrações natalinas dos shoppings da cidade

MERCADO DE SANTO AMARO

Todo arrumadinho, o Mercado de Santo Amaro atrai sobretudo gente do bairro. A Peixaria Anchieta (tel. 5521-2164) tem mais de vinte variedades de frutos do mar e peixes frescos — o pacu, de água doce, sai por 24,90 reais o quilo.

› Mercado Municipal de Santo Amaro. Rua Padre Joséde Anchieta, 953, Santo Amaro. 8h/19h (fecha dom.).

+ Mais de vinte produtos por até 100 reais na Rua Oscar Freire

MERCADO DA LAPA

Espécie de versão reduzida do Mercadão Municipal, o Mercado da Lapa tem uma freguesia fiel. Entre as melhores paradas para compar peixe está a Peixaria São José (tel 3834-6618). Antes de decidir o que levar, vale bater um papo com Silvio Katsuragi sobre os peixes frescos de rio e de mar vendidos ali. Ele entende tudo do assunto!

› Mercado Municipal da Lapa. Rua Herbart,47, Lapa. 8h/19h (sáb. até 18h; fecha dom.).

Fonte: VEJA SÃO PAULO