Crime

Duas obras de Edemar Cid Ferreira serão repatriadas

Avalia-se que a pintura e a escultura custem mais de 10 milhões de dólares

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Basquiat
Tela Hannibal, de Basquiat, avaliada em até 10 milhões de dólares (Foto: Reprodução)

O Departamento de Justiça americano entregou ao governo brasileiro nesta quinta (18), às 13h, duas obras de arte pertencentes à coleção do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira, que esteve à frente do Banco Santos até 2005, quando a instituição decretou falência.

Uma das peças recuperadas, a tela Hannibal, de Jean-Michel Basquiat (1960-1988), um dos artistas nova-iorquinos mais expressivos do século XX, é avaliada em até 10 milhões de dólares. O outro item é uma escultura de autor desconhecido, cujo valor pode chegar a 700 000 dólares.

A devolução é fruto de uma parceria internacional que conseguiu localizar na casa de um americano, cujo nome não foi revelado, as obras escondidas.

+ Confira a programação completa da Virada Cultural

Essas são apenas duas peças da valiosa coleção mantida pelo ex-banqueiro. Com a ajuda do governo americano, o Ministério da Justiça está tentando reaver as obras.

A pintura e a escultura recuperadas devem ser leiloadas, sendo que o valor arrecadado será utilizado para pagar as dívidas do banco. Desde 2010, itens da coleção de Edemar Cid Ferreira têm sido repatriados, somando por enquanto um total avaliado em 15 milhões de dólares.

Fonte: VEJA SÃO PAULO