Crianças

O que fazer com a garotada nas férias

Parques, cursos, acampamentos, museus, lanchonetes, sessões de cinema e muito mais

Por: REDAÇÃO VEJA SÃO PAULO - Atualizado em

Acampamento Acamerê
Acampamento Acamerê, em Tatuí, a 130 quilômetros da capital: ainda há vagas (Foto: Divulgação)

As férias de verão já chegaram e quem tem criança em casa sabe que às vezes é difícil encontrar um bom programa para a família. Por essa razão, selecionamos uma porção de atrações para lá de divertidas. Há desde passeios em shoppings a aventuras ao ar livre, passando por sessões de cinema, lanchonetes e cursos.

Confira as nossas dicas abaixo:

  • As exposições Do Macaco ao Homem e Castelo Rá-Tim-Bum estão entre as opções da programação
    Saiba mais
  • Se você está empolgado com Transformers - A Era da Extinção -  último filme da série em cartaz nos cinemas - ficará ainda mais animado quando encontrar um dos robôs circulando pela cidade. Réplicas de Bumblebee e Optimus Prime têm encontro marcado com os fãs em shoppings e parques de São Paulo. Com quase três metros de altura, os bonecos se movimentam de verdade. Saiba onde encontrá-los: 25/7, 19h - Anime Friends, Campo de Marte 26/7, 10h30 às 19h - Mooca Plaza Shopping 2/8, 9h às 15h30 - Catavento Cultural e Educacional 23/8, 9h às 18h - Parque da Água Branca + Castelo Rá-Tim-Bum - A Exposição está em cartaz no MIS.
    Saiba mais
  • Para comemorar os vinte anos de atividade, os criadores do Palavra Cantada, Paulo Tatit e Sandra Peres, cedem lugar no palco para dois bonecos os representarem no musical Palavra Cantada Sem Pé Nem Cabeça. Pauleco e Sandreca acompanham a trajetória de Ratinho (protagonista da famosa música Rato) na busca pela noiva ideal. Enquanto o roedor, que em vez de “catar lasquinhas de queijo e comer na rua prefere mil vezes um beijo”, vive desilusões amorosas, a dupla de narradores e um elenco de catorze atores (também bailarinos e manipuladores) apresentam dezessete músicas ao vivo. Antes do início da conhecidíssima Sopa, por exemplo, Pauleco e Sandreca passam por uma plantação de legumes e frutas, onde encontram Nabo, que sonha em entrar para a receita. A cena de pipoca é especial: as luzes do teatro se apagam, os artistas saltam pelos corredores da plateia e iluminam os rostos pintados de branco com uma lanterna. Estreou em 31/5/2014. Até 21/6/2015.
    Saiba mais
  • Comidinhas / Restaurantes

    Milk-shakes irresistíveis para devorar sem culpa

    Atualizado em: 14.Out.2014

    Conheça oito versões do drinque de sorvete batido com leite no copão e lambuzado por calda doce
    Saiba mais
  • Variados / Variados

    Parques para andar de bicicleta com as crianças

    Atualizado em: 27.Fev.2015

    Confira as áreas mais bacanas para ensinar a garotada a dar suas primeiras pedaladas ou treinar manobras radicais
    Saiba mais
  • Onde tomar banana split

    Atualizado em: 26.Jun.2014

    Selecionamos cinco endereços, de sorveteria a restaurante, que servem a sobremesa
    Saiba mais
  • Museus

    Catavento Cultural e Educacional

    Avenida Mercúrio, s/n, Brás

    Tel: (11) 3315 0051

    14 avaliações

    Entre os dezoito museus administrados pela Secretaria de Cultura do Estado, o Catavento Cultural e Educacional, no Brás, é o mais visitado da capital. As escolas costumam bater cartão no museu educativo Catavento, mas o passeio também fica legal em família. Primeiro ponto para aproveitar: acorde cedo no sábado, dia em que a entrada é grátis. Quem chega lá por volta das 11 horas consegue as senhas para as oficinas mais interessantes do dia. Entre as atividades mais procuradas estão a parede de escada de 7 metros de altura e o estúdio de TV. no espaço Vida, monitores simulam expedições de pesquisa no oceano e abordam a teoria da evolução, de Charles Darwin, de um jeito que entretém adultos e crianças.

    Saiba mais
  • Uma batalha divertidamente coreografada dá início ao espetáculo. Vencedor da disputa, o general escocês (Teresa Gontijo) se torna o melhor amigo do rei (Val Pires). Mas ele logo trai a confiança do monarca e tenta governar com a ajuda da esposa malvada (Christiane Galvan). Essa versão de Macbeth mostra mais um acerto da Cia. Vagalum Tum Tum, conhecida por adaptar clássicos de Shakespeare. A ótima atuação do elenco é marcada pela linguagem do palhaço — as brigas, por exemplo, têm bofetadas, escorregões... Chama atenção a maneira criativa com a qual o autor e diretor Ângelo Brandini aliviou as cenas trágicas e de morte do original. Aqui, os personagens acabam catapultados para o espaço e as manchas de sangue são substituídas por graxa. Também participam Anderson Spada, Erickson Almeida e Layla Ruiz. Estreou em 19/7/2014. Até 31/5/2015.
    Saiba mais
  • Narcisista, obcecada, louca. Muito se diz sobre a japonesa Yayoi Kusama, de 85 anos. As bolinhas que a tornaram famosa, fruto de uma mente instável, aparecem coladas em móveis, desenhadas em corpos ou impressas em esculturas. Símbolo de um tempo em que ela promovia orgias em Nova York, os falos saem de sapatos femininos, forram o chão ou compõem instalações. Muita pegação rolou na sala Infinity Mirrored Room (a da mostra é uma reprodução), na qual espelhos enfileirados são um convite para apaixonar-se pelo próprio reflexo. A retrospectiva Obsessão Infinita, em cartaz até o fim de julho no Instituto Tomie Ohtake, mergulha no mundo perturbado de Yayoi, uma artista capaz de construir imagens belíssimas e, ao mesmo tempo, incômodas. Como no espaço com grandes bolas cor-de-rosa, onde ela surge em vídeo cantando sobre a morte. Seu discurso, porém, não deve ser compreendido de forma literal. Yayoi criou uma personagem de si, apelidou-se de A Princesa das Bolinhas e, como Andy Warhol, faz de sua vida uma eterna performance. Para se ter uma ideia, ela vive há 37 anos — por vontade própria — em uma clínica psiquiátrica no Japão. De 22/5/2014. Até 27/7/2014.
    Saiba mais
  • Variados

    Para deslizar sobre o gelo

    Atualizado em: 12.Jul.2014

    Dois shoppings montaram pistas de patinação para as férias
    Saiba mais
  • Pratos em porções reduzidas, guloseimas que a garotada adora, áreas infantis e monitores coordenando recreações estão entre as vantagens oferecidas por 15 endereços
    Saiba mais
  • Em sua 23ª edição, o evento traz sete peças com apresentações diárias. Toda segunda, pode-se ver ✪✪✪ Alice - O Musical, dirigida por Max Oliveira. Às terças, sobe ao palco o elenco de Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias, adaptação de Marcelo Peroni para o texto de Ruth Rocha. Com formato de saga musical e trilha sonora inspirada em clássicos de Pink Floyd, Beatles e Queen, A Bela Adormecida — Uma Ópera Rock, sob o comando de Daniela Biancardi, tem vez às quartas. No dia seguinte, ganha exibição Piratas do Caramba, de Rafael Pequeno. No fim da semana, às sextas, ✪✪✪ Pinocchio ocupa a cena com os atores da Cia. Urbana de Teatro. Aos sábados e domingos, às 16 horas, é possível assistir à ✪✪✪ Rapunzel, da Cia. Le Plat du Jour. Na sequência, às 17h50, a Imago Cia. de Animação encerra a programação com a ótima ✪✪✪✪ Pedro e o Lobo. De 4/7/2015 a 31/7/2015.
    Saiba mais
  • Filmes / Infantil

    'As Tartarugas Ninja' e mais filmes para ver com as crianças

    Atualizado em: 27.Ago.2014

    O Menino no Espelho também está entre as opções
    Saiba mais
  • Com bonecos, folhas de jornal, luzes e sombras, os atores-manipuladores da Cia. Truks apresentam uma singela e emocionante história. O clima de suspense marca o começo da encenação. Como numa brincadeira de esconde-esconde, um detetive e um menino (feito de papel) são transportados para um mundo de sonhos. Lá, o garoto se perde entre dinossauros, salva uma princesa do dragão e chega a ser engolido por uma baleia. Cenas poéticas envolvem as crianças, como quando o rapazinho consegue voar de balão com a ajuda do sopro da plateia. Se no desenrolar da trama os pequenos ficam vidrados nas incríveis aventuras, é no desfecho, revelado por uma manchete de jornal, que os pais são laçados de vez — alguns chegam às lágrimas. A bela trilha sonora é de Rafael Senatore, Ione Dias de Aguiar e Chico Muniz.. Estreou em 8/6/2014. Dias 6 e 7/12/2014.
    Saiba mais
  • Hot-dog: do clássico ao gourmet

    Atualizado em: 13.Jul.2016

    Confira um apetitoso roteiro do tradicional pão com salsicha
    Saiba mais
  • Do centro da cidade até o Sesc Interlagos são 30 quilômetros. Mas o longo percurso vale a pena. Além de se divertirem com muita área ao ar livre em meio à Mata Atlântica, as crianças vão curtir esta exposição sobre o universo dos 156 contos dos irmãos Grimm, escritos entre 1812 e 1815. Há várias instalações interativas espalhadas por 2.150 metros quadrados. Nas Escadas Coloridas, dá para subir e espiar dentro de caixas. Em uma delas, bonecos falantes representam os personagens de Os Três Cirurgiões. Mas, se a ideia é ouvir um pouco de história, vale visitar o Bosque, onde as aventuras são narradas por vozes de artistas como Francisco Cuoco. Seres misteriosos, como um pássaro falante, surgem numa trilha externa. Completam o passeio 43 xilogravuras do pernambucano José Francisco Borges, presentes no livro Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos, de Jacob e Wilhelm Grimm, que serviu de base para a mostra. Estreou em 21/2/2014. Até 02/11/2014.
    Saiba mais
  • Comidinhas / Restaurantes

    Bons endereços para fazer refeições com a garotada

    Atualizado em: 4.Fev.2014

    Restaurantes e lanchonetes preparam menu kids e oferecem espaços para brincadeiras 
    Saiba mais
  • É como se as animações do cinema e da TV ganhassem vida. Em Disney Live! Show de Talentos do Mickey, o famoso ratinho convida Minnie, o Pato Donald e o Pateta para organizar um musical. Juntos, eles embarcam num ônibus e saem em busca de novos artistas. Na viagem, são obrigados a vencer vários imprevistos, como escalar uma montanha e até cruzar um trecho do trajeto pelo mar. Para que isso ocorra em cena, a produção criou soluções inusitadas, como um balão de gás que faz o ônibus voar e uma alavanca que transforma o veículo de rodas em submarino. Cansados de tantas adversidades, os personagens decidem convidar os próprios amigos para o novo espetáculo. A partir desse momento, o público se diverte com músicas clássicas da Disney, a exemplo de uma canção da Cinderela e outra interpretada pelo Tigrão. Estreou em 16/7/2014. Até 1º/8/2014.
    Saiba mais
  • No Obá, nos Jardins, o arroz com pato desfiado e lichia é um dos pratos mais pedidos pelos pequenos. Já o Torero Valese, no Itaim, propõe uma paella em porção reduzida
    Saiba mais
  • Variados

    Conheça as atrações para as férias em shoppings

    Atualizado em: 21.Jul.2014

    Atividades vão de jogos de futebol a oficinas de decoração de cookies
    Saiba mais
  • Parques

    Aquário de São Paulo

    Rua Huet Bacelar, 407, Ipiranga

    Tel: (11) 2273 5500

    28 avaliações

    Após uma expansão realizada em abril de 2015, o parque tem como grande atração um casal de ursos polares, vindos da Rússia. Aurora e Peregrino vivem em um recinto climatizado de 1500 metros quadrados. Também são novidades bichos provenientes de regiões como Austrália, África e Indonésia. São cangurus, equidnas, vombates e leões-marinhos. Há ainda lêmures, que ganharam fama com o personagem Rei Julien do filme Madagascar (2005), e suricatos, similares a Timão, do desenho O Rei Leão (1994). Um casal de coalas deve chegar em breve.

    + Conheça as novidades do Aquário de São Paulo

    O ala antiga ainda atrai atenções. Um tanque gigante de 1 milhão de litros de água salgada abriga diversas espécies aquáticas. Para observá-las, adultos e crianças ficam em um espaço que lembra um navio naufragado. Os peixes são vistos através de placas acrílicas quando se olha para a frente ou para o alto.

    Por ali circulam oito tubarões-lixa e o tubarão-mangona Pancho, que tem 1,80 metro de comprimento e pesa 100 quilos. Em outro setor estão mamíferos aquáticos a exemplo de lontras e o peixe-boi Tapajós, ameaçado de extinção e vindo da Amazônia. Por ali, a sensação é de uma visita à Amazônia. O público conhece também reproduções de lugares como a Patagônia, no pinguinário, cheio de aves originárias da região do sul da Argentina. O lago dos jacarés faz uma referência ao Pantanal.

    Saiba mais
  • Parques

    Chocomundo

    Avenida Paes De Barros, 778, Mooca

    Tel: (11) 2466 4540 ou (11) 2601 0055

    2 avaliações

    Nos fundos da filial da Mooca da rede de lojas fica uma espécie de parque temático. O espaço recebe apenas escolas durante o ano letivo, mas abre para o público nas férias. Neste mês de julho, visitantes a partir dos 3 anos aprendem sobre a história da guloseima, desde como era a produção do cacau pelos maias e astecas até a chegada do produto à Europa. No fim do passeio de aproximadamente duas horas, a criançada aprende a moldar bombons e, é claro, experimenta o que foi produzido. Atenção para não perder a viagem: é necessário reservar a vaga pelo telefone. Até 2/8/2016.

    Saiba mais
  • Adaptada do livro homônimo escrito pela atriz Lu Lopes, Desmiolações tem três palhaços no elenco: Rubra (vivida pela própria Lu), Adão (Paulo Federal) e Comendador Nelson (Luiz Fernando Bolognese). Eles se revezam entre encenar e narrar os nove curiosos casos curtinhos presentes na montagem. Para isso, usam de recursos simples, como bonecos, aos mais elaborados, a exemplo da videoarte. No conto Bilhete, por exemplo, é por meio das sombras que Gabriel deposita um recado embaixo da porta do banheiro para sua mãe. Em Cabelos, é apresentada a história de Gutto. O garoto descobriu que seu tio careca tem cabelos, só que eles crescem para dentro. Bonitas ilustrações projetadas no fundo do palco mostram que os fios fazem cócegas no cérebro dele. Está aí a explicação para o tal tio dar tanta risada. E não é só ele. A plateia se diverte com as palhaçadas e fica encantada com tramas tão inusitadas. Estreou em 29/6/2014. Até 22/2/2015.
    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO