Roteiro

O que fazer com as crianças neste feriado

Seleção de atrações inclui peças, museus e passeios

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

As famílias que resolveram ficar em São Paulo durante neste feriado do Dia da Consciência Negra não precisam se preocupar. A cidade está repleta de atrações divertidas para a garotada.

 

No Teatro Folha, por exemplo, os dois espetáculos infantis em cartaz, Pedro e o Lobo e Cinderela, terão sessões extras nesta quinta (20) e também na sexta (21). Estreante da semana, a peça  Natal Mágico, com direção de Billy Bond, faz a segunda apresentação no feriado, às 15h.

Confira a lista abaixo e aproveite:

  • Quem sempre quis conhecer a Amazônia pode se aproximar do clima da floresta sem sair da cidade. Basta percorrer os 1.200 metros da exposição para entrar em contato com a região por meio de instalações, murais, fotos e vídeos. O primeiro espaço serve para mostrar o modo de vida da população, com a reprodução de uma típica casa cabocla. É possível também tocar em sementes do lugar — em um ofurô cheio delas, a criançada faz a farra. Em outro ambiente, ganham o foco temas como ciência, biodiversidade e clima, além de mitos e lendas. Por fim, surge uma reflexão. Uma instalação denominada Escada para a Construção do Futuro apresenta projetos ambientais e sociais que contribuem para a preservação da floresta. A cenografia é de Guilherme Rossi e da arquiteta italiana Valentina Mion. Anna Claudia Agazzi assina a curadoria. Estreou em 30/11/2013. Até 10/5/2015. Não deixe passar: do lado de fora, vale passear pela Vila Amazônica e conhecer produtos oriundos da região que fazem parte do nosso cotidiano em espaços como a casa da borracha. Devido ao recesso de fim de ano, a exposição tem reabertura prevista para o dia 21 de janeiro.
    Saiba mais
  • Parques

    Aquário de São Paulo

    Rua Huet Bacelar, 407, Ipiranga

    Tel: (11) 2273 5500

    28 avaliações

    Após uma expansão realizada em abril de 2015, o parque tem como grande atração um casal de ursos polares, vindos da Rússia. Aurora e Peregrino vivem em um recinto climatizado de 1500 metros quadrados. Também são novidades bichos provenientes de regiões como Austrália, África e Indonésia. São cangurus, equidnas, vombates e leões-marinhos. Há ainda lêmures, que ganharam fama com o personagem Rei Julien do filme Madagascar (2005), e suricatos, similares a Timão, do desenho O Rei Leão (1994). Um casal de coalas deve chegar em breve.

    + Conheça as novidades do Aquário de São Paulo

    O ala antiga ainda atrai atenções. Um tanque gigante de 1 milhão de litros de água salgada abriga diversas espécies aquáticas. Para observá-las, adultos e crianças ficam em um espaço que lembra um navio naufragado. Os peixes são vistos através de placas acrílicas quando se olha para a frente ou para o alto.

    Por ali circulam oito tubarões-lixa e o tubarão-mangona Pancho, que tem 1,80 metro de comprimento e pesa 100 quilos. Em outro setor estão mamíferos aquáticos a exemplo de lontras e o peixe-boi Tapajós, ameaçado de extinção e vindo da Amazônia. Por ali, a sensação é de uma visita à Amazônia. O público conhece também reproduções de lugares como a Patagônia, no pinguinário, cheio de aves originárias da região do sul da Argentina. O lago dos jacarés faz uma referência ao Pantanal.

    Saiba mais
  • Museus

    Catavento Cultural e Educacional

    Avenida Mercúrio, s/n, Brás

    Tel: (11) 3315 0051

    14 avaliações

    Entre os dezoito museus administrados pela Secretaria de Cultura do Estado, o Catavento Cultural e Educacional, no Brás, é o mais visitado da capital. As escolas costumam bater cartão no museu educativo Catavento, mas o passeio também fica legal em família. Primeiro ponto para aproveitar: acorde cedo no sábado, dia em que a entrada é grátis. Quem chega lá por volta das 11 horas consegue as senhas para as oficinas mais interessantes do dia. Entre as atividades mais procuradas estão a parede de escada de 7 metros de altura e o estúdio de TV. no espaço Vida, monitores simulam expedições de pesquisa no oceano e abordam a teoria da evolução, de Charles Darwin, de um jeito que entretém adultos e crianças.

    Saiba mais
  • Parques

    Cidade das Abelhas

    Rodovia Régis Bittencourt, s/n, Parque Industrial Ramos De Freitas

    Tel: (11) 4703 6460

    4 avaliações

    Em uma área cercada de mata nativa, as crianças descobrem como vivem as abelhas. Há uma colmeia gigante, um observatório e uma abelha com 18 metros de comprimento e 3 de altura, feita de fibra de vidro.

    Saiba mais
  • A conhecida história da Gata Borralheira já recebeu adaptações das mais diversas. Desta vez, numa tentativa de sair da mesmice, o diretor Isser Korik decidiu colocar apenas dois intérpretes no palco. O resultado é uma peça dinâmica e, graças à competência dos atores Michelle Zampieri e Ian Soffredini, também divertida. Cada um vive seis personagens de Cinderela. A rápida troca de figurinos ocorre atrás dos telões que projetam o cenário. Muitas vezes, fica imperceptível. O que não passa batido são as mudanças de voz e linguagem corporal de figuras como o rei, o príncipe, a madrasta e suas filhas. Uma delas, Anastácia, tem um jeitão bem atual e usa gírias como uma adolescente. Se o formato se revela original, o conteúdo segue o mesmo da animação da Disney, de 1950. Após a morte do pai, Cinderela vai morar com a madrasta e suas irmãs postiças. O trio faz dela uma empregada e tenta impedir que ela vá ao baile, evento no qual o herdeiro do reino deve conhecer uma mulher para se casar. Os planos fracassam com a ajuda dos ratinhos Tatá e Jac e de uma Fada Madrinha, que a presenteia com um belo vestido de festa. Estreou em 4/10/2014. Até 29/3/2015.
    Saiba mais
  • Criada em 1º de novembro de 1974 por Yuko Shimizu, a personagem japonesa Hello Kitty completou quatro décadas no ano passado. Como parte da celebração da data, foi montada essa mostra, que passou pelo Shopping D&D em dezembro e agora chega ao Frei Caneca. Separada por módulos, a decepcionante exibição reúne algumas curiosidades da gatinha, assim como bonecos e produtos com a sua cara estampada. Há uma única peça que chama a atenção: uma boneca de 1,40 metro de altura customizada por Romero Britto. Os outros itens são pequenos e pouco atrativos, a exemplo da personagem usando um vestido de festa criado pelo estilista Sandro Barros. As falhas passam ainda pela falta de descrição em algumas vitrines com objetos e pelúcias – um dos bonecos desse espaço, aliás, estava tombado. Onde há textos, as informações são curtas e algumas chegam a ser interessantes, mas quase tudo o que está dito ali pode ser encontrado na internet. Poucas crianças teriam a paciência de acompanhar o blá-blá-blá dos painéis e da linha do tempo. Ao relembrar do universo da personagem, outro descuido: não existe menção aos outros personagens da sua turma, como o gatinho Chococat, o sapo Keroppi e o pinguim Badtz-Maru. Resumindo - não vale sair de casa para ver a mostra, mas se você for fã e estiver de passagem pelo shopping, pode arriscar dar uma espiada. No espaço kids do centro de compras, a garotada pode participar de oficinas para confeccionar máscaras, sacolas, porta-docinhos e chaveiros. Até 22/3/2015.  + Empresa revela que Hello Kitty não é uma gata + Hello Kitty vira sabor de pizza
    Saiba mais
  • Museus

    Museu do Futebol

    Praça Charles Miller, s/n, Pacaembu

    Tel: (11) 3664 3848

    7 avaliações

    Impossível não se contagiar de cara com a atmosfera boleira deste museu cravado debaixo das arquibancadas do Estádio do Pacaembu. Todas as atrações são multimídia e interativas. Projetores exibem fotografias gigantes de ídolos como Pelé, Garrincha, Zico e Ronaldo. Numa sala, fotos antigas contextualizam os primórdios do esporte no Brasil. Há muito material em vídeo, mostrando dribles, gols e jogadas marcantes. Quem quiser se aventurar (sobretudo as crianças), pode brincar de cobrar um pênalti e medir a velocidade do chute numa atração ou jogar com uma bola virtual em outra. Duas experiências arrepiam os visitantes: imagens de torcedores incentivando aos berros seus times, projetadas em telões debaixo das arquibancadas, e o acesso para ver (e fotografar, é claro) o gramado verdinho do Pacaembu. Em outra sala, telas em alta definição apresentam a história das copas e a participação da Seleção em cada uma delas. Difícil é sair de lá sem querer gritar “Brasil, Brasil, Brasil”.

    Saiba mais
  • Um enredo que vai além das típicas aventuras do Papai Noel faz do musical Natal Mágico uma produção que desperta o interesse. A peça reúne alguns contos na mesma história. Tudo começa quando o velho Noel sai da Lapônia, na Escandinávia, rumo ao Brasil. Por aqui, ele encontra Maria e seu irmão José. Tentando provar que o encanto da época realmente existe, o bom velhinho realiza alguns desejos das crianças, como conhecer as princesas das fábulas infantis. O trio passa por grandiosos cenários de Cinderela, O Mágico de Oz e Frozen — Uma Aventura Congelante. É, aliás, a princesa Anna e sua irmã Elsa que provocam maior euforia na garotada. Em 2016, o diretor italiano incluiu um tempero a mais na história: super heróis.Por fim, claro, o nascimento de Jesus é contado com um anjo sobrevoando um presépio gigante. Quarenta atores se alternam em setenta personagens e cantam as músicas ao vivo. Não faltam efeitos especiais como a neve artificial e projeções em 3D. Estreou em 18/11/2014. Até 4/12/2016.
    Saiba mais
  • Nesta quinta (20), o Sesc Consolação recebe, às 11h, o lançamento do CD “Rubra Pop Show” da Palhaça Rubra. Mais quatro apresentações acontecem nos próximos sábados (22 e 29 de novembro, 6 e 13 de dezembro). A artista estará ao lado da banda Matinê com composições próprias. Repertório do CD: 1. MINIMINIMÁ Autor: BANDA GIGANTE - Lu Lopes, Marcos Gonçalves e Eugênio La Salvia 2. NOEL VAI DE ROSA Autor: Lu Lopes 3. …A MÃE VAI E VOLTA… Autor: Lu Lopes 4. KUSHIGURUMA Autor: Lu Lopes, Chico Salem, Edu Mantovani 5. O TRABALHO DIGNIFICA O BODE Autor: Lu Lopes, Chico Salem, Edu Mantovani 6. EU VI MEUS AVÓS SE BEIJANDO Autores : Lu Lopes e Marcelo Jeneci 7. A BARRIGA Autor: Lu Lopes 8. REPÂMPALE Autor: Lu Lopes 9. DUPRIX!!! Autor: Lu Lopes e Marcelo Lujan 10. A MINHA TIA BÓIA Autor: Lu Lopes 11. OH PSITI! Autor: Lu Lopes 12. ELÉVA O TÓRAX Autor: Lu Lopes, Chico Salem
    Saiba mais
  • Encantadora, a fábula musical do compositor russo Sergei Prokofev ganha vida e (muitas) cores pelas mãos dos hábeis manipuladores da Imago Cia. de Animação. A trama apresenta um menino que desobedece ao avô e foge para a foresta na companhia de um pato, um gato e um passarinho. Lá, encontra um lobo feroz e tem de usar a inteligência para se safar e salvar os amigos. Recomendado a partir de 3 anos. Estreou em 3/1/2004. Até 1º/5/2016.
    Saiba mais
  • Parques

    Zoológico de São Paulo

    Avenida Miguel Estéfano, 4241, Saúde

    Tel: (11) 5073 0811

    5 avaliações

    O Zoológico de São Paulo é um passeio para toda a família. Entre elefantes, leões, tucanos e cobras, reúne aproximadamente 3 200 animais espalhados em 824 529 metros quadrados de Mata Atlântica. Em maio, nasceu mais um filhote de girafa no parque, uma fêmea batizada de Ágatha. Uma dica: ela só sai do recinto coberto quando o tempo está mais quente.

    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO