Especial

Férias: descubra onde explorar atividades curiosas

As aulas deram uma pausa para mais de 2 milhões de alunos das escolas paulistanas, mas a energia continua a toda

Por: Júlia Gouveia e Silas Colombo - Atualizado em

Férias - nadar com um tubarão
(Foto: Mario Rodrigues)

As aulas deram uma pausa para mais de 2 milhões de alunos das escolas paulistanas, mas a energia continua a toda. Uma boa missão para a turma: explorar atividades curiosas na capital e em cidades próximas durante as férias.

+ ESPECIAL FÉRIAS DE JULHO

+ Cidade das Crianças: um blog de pais para pais

Férias - Kelvyn Machado
Crianças a partir de 8 anos, como Kelvyn Machado, podem nadar em meio a tubarões (Foto: Mario Rodrigues)

...nadar com um tubarão

Para os mais corajosos, as férias podem começar embaixo d’água. No tanque de 800 000 litros do aquário Acqua Mundo, no Guarujá, crianças a partir de 8 anos — como Kelvyn Machado (à esq. e no detalhe) — podem nadar em meio a dez tubarões-lixa, arraias e outras espécies de peixe. A descida é acompanhada de perto por um instrutor e só é realizada depois de os animais terem sido devidamente alimentados (ufa!). O mergulho tem uma hora de duração, em média, e é preciso agendar com três dias de antecedência, no mínimo. Acqua Mundo. Avenida Miguel Stéfano, 2001, Guarujá, ☎ (13) 3398-3000. Seg. a sex. e dom., às 13h; sáb. às 13h e às 19h. 300 reais.

Férias - construir uma nave espacial
(Foto: Divulgação)

...construir uma nave espacial

Um carro de corrida movido a pilha, um barco ou uma nave espacial. Aqui a criançada pode botar a criatividade para funcionar e construir o que der na telha. A oficina dispõe de equipamentos como serras tico-tico, máquinas para moldar plástico e furadeiras, mas todo o uso é monitorado por professores com formação em engenharia, arquitetura e pedagogia. E a melhor parte: as bugigangas vão junto para casa. Casa das Ideias. Rua Fidalga, 174, Vila Madalena, ☎ 2364-4847. Seg. a sex., às 10h, 14h e 16h.360 reais por semana (dez horas de atividade). A partir de 5 anos.

Férias - disputar uma batalha de pistolas a laser
(Foto: Fernando Moraes)

...disputar uma batalha de pistolas a laser

Não é preciso fazer parte do elenco do filme Star Wars para encarar uma guerra de raios luminosos. O Laser Shots é disputado em um labirinto escuro, propício para ataques-surpresa. Os participantes recebem uma pistola e um colete que, quando atingido, bloqueia o jogador por cinco segundos (tempo em que ele fica impedido de atirar). Quanto mais certeiro o disparo, maior a pontuação. Até três equipes com quatro integrantes cada uma podem entrar na batalha. Parque Shopping Barueri. Rua GeneralDivisão Pedro Rodrigues da Silva,400, Barueri, ☎ 97100-0096. Seg. a sáb., das 10h às 22h; dom. das 14h às20h. 10 reais (por 15 minutos). Até 8 de julho.

...criar o próprio game

Para os pequenos geeks, o curso Game Design for Kids ensina a montar jogos simples, como caça-borboletas, utilizando conceitos básicos de programação. O próximo workshop, do dia 15 ao 19, terá aulas com três horas de duração. Iai? — Instituto de Artes Interativas. Rua Amauri, 352, JardimEuropa, ☎ 3071-4017. 1 000 reais. A partir de 8 anos.

Férias - ver um esqueleto de tiranossauro
(Foto: Antonio Milena)

...ver um esqueleto de tiranossauro

Uma réplica de um esqueleto de Tyrannosaurus rex com 12,8 metros de comprimento, a única da América Latina (foto) — além de outras sete similares de dinossauros —, e um robô jurássico que se movimenta e emite sons recebem as crianças em uma aventura pré-histórica. Sabina Escola Parque do Conhecimento. Rua Juquiá, 135, Santo André, ☎ 4422-2001. Ter. a sex., das9h às 17h; sáb. e dom., das 12h às 18h. 10 reais (grátis para menores de 5 anos).

...virar estilista

Chanel, Gucci, Burberry, Missoni e Prada. Em um workshop de costura, os mini fashionistas podem aprender sobre seus estilistas favoritos e depois criar peças inspiradas nas grifes famosas. Estão programadas cinco oficinas durante o mês de julho, com três horas de duração cada uma. Love Blankie. Rua Jacques Félix, 185,Vila Nova Conceição, ☎ 3846-4160. Seg .a sex., das 9h às 18h; sáb., das 9h às13h. 250 reais cada uma. A partir de 7 anos.

Férias - montar uma banda de rock
(Foto: Divulgação)

...montar uma banda de rock

Reunir a galera para tirar um som não é só programa de adulto. E a criançada está liberada para fazer muito barulho nas catorze salas disponíveis no estúdio. Nem é preciso levar os próprios instrumentos. O aluguel de guitarras e baixos sai por 7,50 reais a hora, e o dos pratos da bateria, por 10 reais. Estúdio Produssom. Rua Teodoro Sampaio, 462 e 512, Jardim Paulistano, ☎ 3060-8599. Seg. a sex., das 9h às 2h; sáb. até 1h; dom. até 0h.  De 20 a 70 reais (por hora).

Férias - se transformar em princesa
(Foto: Divulgação)

...se transformar em princesa

Maquiagem, penteado, coroa e varinha de condão: aqui as meninas encontram os acessórios de que precisam para realizar o sonho de se tornar (ainda mais) princesas. Auxiliada por uma “fada-madrinha”, a transformação dura cerca de quarenta minutos. Allie — Itens para Princesas. Rua Comendador Miguel Calfat, 307, Itaim, ☎ 2738-0107. Seg. a sex., das 10h às 18h; sáb., das 10h às 15h30. 149 reais (283 reais com fantasia).

Férias - entrar em uma bolha de sabão - Catavento Cultural
(Foto: Fernando Moraes)

...entrar em uma bolha de sabão

Se a velha brincadeira de estourar bolhas de água e sabão não é mais atraente, o Catavento trata de colocar a meninada dentro de uma gigante. A experiência dura poucos segundos, mas é suficiente para arrancar risadas de crianças a partir de 3 anos. A atividade integra a estação Fluidos, que visa a ensinar sobre o comportamento de líquidos. Há ali outras 250 atividades relacionadas a ciências e cultura. Ter. a dom., das 9h às 17h. 6 reais (sáb. de graça).

Férias - montar um sashimi
(Foto: Dercilio)

...montar um sashimi

Para quem quer aprender a preparar seus próprios quitutes, a Escola Sassá Sushi oferecerá pela primeira vez um curso para pequenos aprendizes, no dia 20 de julho. Na aula, com três horas de duração, os pupilos, que precisarão estar acompanhados por um responsável, vão aprender técnicas da culinária japonesa, como enroladinhos de arroz eharumakis. O material e os ingredientes a ser utilizados estão incluídos no preço. Depois é só comer. Escola Sassá Sushi. Avenida Horácio Lafer, 640, Itaim, ☎ 3078-4538. 160 reais (para os dois participantes). De 8 a 14 anos.

...encarar um lutador de MMA

Com uma rotina lúdica de exercícios físicos,o programa adaptado de artes marciais mistas (conhecido pela sigla MMA) do professor Luciano Imoto inclui brincadeiras que simulam os movimentos de luta. Ou seja, não vai ter pancadaria. O sistema prioriza a defesa pessoal. A presença dos pais é obrigatória. Academia Imoto. Rua Santa Cruz, 595, Vila Mariana, ☎ 5083-3825. Seg., a partir das 8h. 120 reais por mês. A partir de 6 anos.

Férias - atacar de DJ
(Foto: Divulgação)

...atacar de DJ

A escola profissionalizante E-djs também abre os pickups aos alunos mirins. Em julho, o curso intensivo para crianças tem carga de 24 horas, distribuídas ao longo do mês. Como o atendimento é individual, é possível escolher livremente os dias e os períodos para receber as lições. Os inscritos ainda ganham um fone de ouvido profissional. E-djs. Rua 24 de Maio, 116, 1º andar, República, ☎ 3331-0898. 1 320 reais. A partir de 6 anos.

...pegar uma balada

A  festa Vamos Dançar! promete pôr a criançada para arrasar na pista no dia 25 de julho. O horário, claro, é de matinê — das 13h às 17h —, e os baladeiros (com idade mínima de 1 ano) poderão customizar a fantasia e petiscar guloseimas como pipoca e leite achocolatado. O local ainda oferecerá outras atividades durante o mês das férias, a exemplo de oficinas de cupcake e de produção de capas de super-heróis. Espaço Vila da Arte. Rua Venâncio Aires, 26/38, Pompeia, ☎ 4324-9082.65 reais.

Férias - treinar como um craque do Barcelona
(Foto: Divulgação)

...treinar como um craque do Barcelona

Neymar? Messi? Não são apenas as estrelas do futebol que podem vestir a camisa do sensacional time espanhol. Entre 15 e 19 de julho ocorre na capital o FC Barcelona Camp, intensivão ministrado por três treinadores das categorias de base do Barça. Abertos para crianças de 6 a 13 anos, os treinos serão realizados durante três horas diárias. Arena World Sports. Avenida Marquês de São Vicente, 2477, Barra Funda,☎  3611-2363. 970 reais (incluído o uniforme oficial). Mais informações em ☎ (21) 2537-4779.

Férias - passear em uma roda-gigante indoor
(Foto: Fernando Moraes)

...passear em uma roda-gigante indoor

Com 12 metros de altura e 24 lugares disponíveis, uma roda-gigante é a atração no Shopping Tamboré. Menores de 12 anos devem ir acompanhados. O parque temático da Galinha Pintadinha conta ainda com gira-gira em formato de ovo e a casa da ave queridinha das crianças. Nos fins de semana, a personagem estará no local. Shopping Tamboré. Avenida Piracema, 669, Barueri, ☎ 2166-9702. Seg. a sáb., das 10h às 22h; dom., das 12h às 20h. 10 reais.

Férias - brincar sem os pais
A gerente de comunicação Fabiana de Holanda e a filha Pietra, de 8 anos, no Familiarte: as crianças pintam e sobem nas árvores (Foto: Mario Rodrigues)
Férias - brincar sem os pais
Kimi, de 1 ano e 7 meses, no Clubinho Pequeno Cientista: folia com coelhos (Foto: Mario Rodrigues)

...brincar sem os pais

Criança trancada em casa não demora a reclamar (e aprontar). Para ajudar os pais na tarefa de encontrar uma válvula de escape para o tédio infantil, VEJA SÃO PAULO testou seis espaços recreativos da cidade (veja o resultado no quadro abaixo). São lugares onde a garotada participa de atividades supervisionadas por monitores. Os preços variam de 70 a 100 reais por período (quatro horas). Um dos que sobressaem é o Familiarte, que une educadores experientes e espaço lúdico, com um visual colorido e arquitetura de casa do interior. As crianças ficam livres para interagir com tintas, fantasias, hortas e árvores. Outro que merece destaque é o Clubinho Pequeno Cientista, cujo principal atrativo é uma família de coelhos.

Férias - tabela com locais
(Foto: VEJA SÃO PAULO)

... preparar sua própria pizza

Na pizzaria Forneria do Santa, lugar de criança é na cozinha. Ali o pequeno pizzaiolo pode preparar a sua própria redonda, com os ingredientes de sua escolha. Quem coloca a mão na massa, leva para casa um avental e chapéu de mestre-cuca. É preciso reservar.Forneria do Santa. Avenida Ministro Gabriel de Resende, 319, Moema, 5054-1199. Ter. a dom., das 19h à 0h. 27,90 reais.

Forneria do Santa - Dia das Crianças
Forneria do Santa: crianças podem fazer as próprias pizzas durante o jantar (Foto: Elvis Fernandes)

... ficar tatuado

Mas calma, é só durante as férias. Com desenhos de bichos, super-heróis e personagens de animações, os decalques são atóxicos, aprovados pelo Inmetro e podem ser aplicados em maiores de 3 anos de idade. Além disso, saem facilmente com água. Mesmo se ficar bonito, a tatoo some naturalmente em até sete dias. Momo. Rua Ipeirog, 419, Perdizes, 2506-8376. Seg. a sex., das 10h30 às 19h, sáb., das 10h30 às 18h. 15 reais.

... acompanhar uma corrida de baratas

De uma em uma hora, o “baratódromo” do Museu do Instituto Biológico fica agitado. Isso porque cinco baratas, cada uma em sua respectiva raia, disputam uma animada corrida. Estas e outras curiosidades do mundo dos insetos podem ser vistas no museu: bichos-da-seda tecendo fios, formigueiros em atividade e abelhas produzindo mel.Museu do Instituto Biológico. Rua Amâncio de Carvalho, 546, Vila Mariana, 2613-9500. Ter. a dom., 9h às 16h.

Férias educativas 2247- Museu do Instituto Biológico
Museu do Instituto Biológico, na Vila Mariana: formigueiro e corrida de baratas (Foto: Fernando Moraes)

... ordenhar uma vaca

Em uma área de 10 000 metros quadrados, a criançada vai se sentir em uma fazenda sem sair de São Paulo. Além de ordenhar uma vaca, os pequenos podem fazer outras atividades como, andar a cavalo, alimentar os bichinhos, plantar na hortinha e no pomar, entre outras. Da oficina de culinária saem pães quentinhos e preparados pelos próprios visitantes. Fazendinha Estação Natureza. Avenida Washington Luís, 4221, Santo Amaro, 5034-2728. Sáb. e dom., das 10h às 17h; durante o mês de julho, ter. a dom., 10h às 17h. Crianças de 2 a 12 anos pagam 40 reais; acima de 13 anos, 35 reais.

Fazendinha Estação Natureza
(Foto: Divulgação)

... virar diretor de um curta-metragem de animação

Em parceria com a OZ Produtora, os alunos do Tempo & Espaço, ateliê de tecnologia, vão produzir um curta-metragem de animação. A oficina vai passar pelos principais etapas de criação e produção cinematográfica. Serão três encontros com quatro horas de duração cada nos sábados de julho (13, 20 e 27). É indicado para crianças de 6 a 10 anos.Tempo & Espaço. Rua Aspicuelta, 109, Vila Madalena, 3032-6809. Seg. a sex., das 8h ao 12h e das 14h às 18h.

... entrar no mundo dos cosplay

Durante o mês de julho, o Sesc Consolação vai diminuir a distância entre o Brasil e o Japão. Isso porque a cultura japonesa pautará toda a programação de férias da unidade. Entre os destaques, está a oficina de cosplay, com dicas de como criar um figurino com acessórios simples ou reaproveitados. Em seguida, haverá um desfile de cosplayers. As atividades vão ser no dia 13.Sesc Consolação. Rua Doutor Vila Nova, 245, Vila Buarque, 3234-3000.

 

 

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO