Passeios

O melhor da Virada Cultural 2010

Shows, filmes e peças teatrais são algumas das atrações que agitam a cidade nos dias 15 e 16/05

Por: Redação - Atualizado em

Palavra cantada_virada cultural
Palavra Cantada se apresenta no domingo (16), às 9h, na Praça Júlio Prestes (Foto: Fernando Moraes)

+ Confira a programação completa da Virada Cultural 2010

+ Confira os museus que estão na Virada Cultural

+ Veja as atrações para as crianças na Virada Cultural

+ Confira os shows da Virada Cultural

+ Veja os destaques da Virada Cultural

+ Veja a programação no site oficial da Virada Cultural

Confira abaixo a lista dos lugares onde você encontra o melhor da Virada Cultural:

  • Belas Artes (mudou de nome para Caixa Belas Artes)

    Rua Da Consolação, 2423, Consolação

    Sem avaliação
  • Centros culturais

    Centro Cultural Banco do Brasil

    Rua Álvares Penteado, 112, Centro

    Tel: (11) 3113 3651

    7 avaliações

    No coração histórico da cidade, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) ocupa uma edificação de 1901 com 4 183 metros quadrados e cinco andares. Cinema, teatro, auditório, loja e cafeteria preenchem a arquitetura neoclássica, assim como grandes exposições. Uma dica: agende uma visita monitorada ao prédio para conhecer detalhes da construção. Se a ideia é fazer o tour sozinho, comece pelo último andar e vá descendo.

    Saiba mais
  • Cine Arouche

    Largo Do Arouche, 426, República

    Sem avaliação
  • Cine Dom José

    Rua Dom José, 306, Carrão

    Sem avaliação
  • Cine Olido

    Avenida São João, 473, República

    Tel: (11) 3331 8399

    Sem avaliação
  • CineSesc

    Rua Augusta, 2075, Cerqueira César

    Tel: (11) 3087 0500

    9 avaliações
  • Construções históricas

    Edifício Matarazzo

    Viaduto Do Chá, 15, Centro

    1 avaliação
  • Museus

    Estação Pinacoteca

    Rua General Osório, 66, Santa Efigênia

    Tel: (11) 3335 4990

    Sem avaliação

    A instituição fica no antigo prédio do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (o Deops). Seus salões amplos e de pé-direito alto mostram-se perfeitos para receber trabalhos de grandes dimensões. A partir de outubro de 2016, o prédio passou a expor somente exposições contemporâneas, com peças do acervo da Pinacoteca produzidas a partir dos anos 80, além de mostras temporárias. Com o ingresso em m]aos, é possível também visitar o prédio principal da Pinacoteca localizada no Parque da Luz.

    Saiba mais
  • Ruas

    Ladeira da Memória

    Largo Da Memória, s/n, Sé

    Sem avaliação
  • Praças

    Largo da Misericórdia

    Largo Da Misericórdia, s/n, Centro

    Sem avaliação
  • Praças

    Largo do Paissandú

    Avenida Rio Branco, s/n, Campos Elíseos

    Sem avaliação
  • Praças

    Largo São Francisco

    Largo São Francisco, s/n, Sé

    4 avaliações
  • Construções históricas

    Mosteiro de São Bento

    Largo São Bento, s/n, Centro

    Tel: (11) 3328 8799

    2 avaliações

    O monastério, que hospedou o papa Bento XVI durante sua visita ao Brasil, em 2007, está integrado à Basílica, onde são realizadas missas diariamente. A mais famosa delas acontece aos domingos, às 10h, e é acompanhada por coral de canto gregoriano e pelo som do órgão de 7.000 tubos. Aproveite para conhecer a padaria, com pães e doces preparados por um grupo de monges. No último domingo do mês, às 12h, o complexo fica aberto para um farto brunch.

    Saiba mais
  • Museus

    Museu da Casa Brasileira

    Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano

    Tel: (11) 3032 3727 ou (11) 3036 3913

    3 avaliações

    O museu é especializado em design e arquitetura. Fica em uma mansão da década de 40 e tem um jardim de mais de 6 000 metros quadrados. Do lado de dentro, expõe sua coleção permanente de exemplares do mobiliário dos séculos XVII ao XXI. Na agenda cultural, promove mostras temporárias, debates, palestras, cursos e oficinas ligados à área.

    Saiba mais
  • Museus

    Museu da Imagem e do Som - MIS

    Avenida Europa, 158, Jardim Europa

    Tel: (11) 2117 4777

    1 avaliação
  • Museus

    Museu da Língua Portuguesa

    Praça Da Luz, s/n, Bom Retiro

    Tel: (11) 3322 0080

    7 avaliações

    O museu já realizou homenagens a escritores como Fernando Pessoa, Machado de Assis, Clarice Lispector e Cazuza. Nas montagens permanentes, o espaço se dedica à valorização da língua portuguesa, usando a tecnologia para apresentar os conteúdos. O Beco das Palavras, por exemplo, é uma mesa interativa usada para formar vocábulos e descobrir seus significados e origens. Já a Linha do Tempo mostra aos visitantes a história do idioma. Há ainda um telão de 106 metros com projeções simultâneas sobre o uso do português e totens com a influência de outras línguas como tema. Observar com atenção a estrutura do prédio onde o museu está instalado também faz parte do passeio. Na Estação da Luz, o edifício é um patrimônio histórico do Século XIX.

    Saiba mais
  • Parques

    Parque da Luz

    Rua Ribeiro De Lima, s/n, Bom Retiro

    Tel: (11) 3227 3545

    6 avaliações

    Instalado bem em frente à Estação da Luz, é o mais antigo da cidade —  foi criado por volta de 1800, mas só abriu para o público 25 anos depois. Seus 113 000 metros quadrados incluem jardins simétricos de inspiração francesa e construções em estilo inglês. Vizinho da Estação Pinacoteca, tem alamedas que recebem com frequência apresentações de música ao vivo. Não deixe de passar pelo lago em formato de cruz de malta e pela pequena gruta com cascata.

    Saiba mais
  • Parques

    Parque Dom Pedro II

    Avenida Do Estado, 3600, Centro

    Sem avaliação
  • Museus

    Pinacoteca de São Paulo

    Praça Da Luz, 2, Bom Retiro

    Tel: (11) 3324 1000

    8 avaliações
  • Parques

    Planetário do Ibirapuera

    Avenida Pedro Álvares Cabral, Portão 10, Parque Ibirapuera

    Tel: (11) 5575 5206

    VejaSP
    3 avaliações

    Depois de mais de dois anos fechado para reforma, o Planetário do Ibirapuera volta a ser uma opção de lazer para os paulistanos. Inaugurado em 1957 e reaberto no fim de janeiro, o espaço sempre esteve no currículo de passeios das escolas. Mas vale a pena fazer a visita em família. Primeira dica: programe-se para ir durante este mês de fevereiro. É quando todas as quatro sessões diárias, de terça a domingo, são abertas ao público. A partir de março, o horário se restringirá aos fins de semana. Durante a exibição, todas as luzes se apagam, claro. Por isso, vale ficar de olho na nossa recomendação etária (a partir de 5 anos) e avisar as crianças antes do início que os próximos quarenta minutos serão no escuro. Mas não se preocupe: basta o novo projetor alemão Zeiss Starmaster começar o seu trabalho para que todos fiquem hipnotizados. Na sala de 550 metros quadrados em formato circular, os meninos e meninas deitados em poltronas similares às de cinema podem vislumbrar o céu do verão paulistano de uma forma bem diferente, sem poluição, luzes da cidade ou qualquer nebulosidade. Estrelas, planetas, meteoros e cometas aparecem como bonitos pontos iluminados em um cenário digno de filme. Uma aulinha explicativa acompanha cada trecho da apresentação e entretém inclusive os adultos. Um programa divertido, educativo, grátis e — sem trocadilhos — quatro-estrelas na cotação de VEJA SÃO PAULO. Recomendado a partir de 5 anos.

    Saiba mais
  • Praças

    Praça da Sé

    Praça Da Sé, 0, Sé

    2 avaliações
  • Praças

    Praça Júlio Prestes

    Avenida Duque De Caxias, s/n, Santa Efigênia

    Tel: (11) 3223 3966

    Sem avaliação
  • Praças

    Praça Pedro Lessa

    Praça Pedro Lessa, s/n, Centro

    Sem avaliação
  • Sala São Paulo

    Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos

    Tel: (11) 3367 9500

    15 avaliações

    O imponente edifício da Estrada de Ferro Sorocabana abriga hoje a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Foi projetado por Christiano Stockler das Neves em 1925 e inaugurado em 1938. Tombada como patrimônio histórico pelo Condephaat, a Sala São Paulo foi inaugurada em 9 de julho 1999 com a apresentação da sinfonia A Ressurreição, de Gustav Mahler, pela Osesp. O mais importante espaço de concertos da cidade tem acústica impecável, não à toa, é a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. A Osesp apresenta-se ali às quintas e sextas, às 21h, e aos sábados, às 16h30. No restante da semana, a Sala São Paulo recebe outros relevantes nomes da música mundial.

    Saiba mais
  • SESC

    Sesc Santana

    Avenida Luiz Dumont Villares, 579, Jardim São Paulo (Zona Norte)

    Tel: (11) 2971 8700

    3 avaliações

    O Sesc Santana, inaugurado em 2005, é uma referência para a prática de esportes na região. Há atividades para crianças a partir dos 3 anos de idade — elas estimulam o desenvolvimento com saltos, rolamentos, ritmo e expressão corporal. Para adolescentes, vôlei, basquete e futsal são algumas opções. Adultos e idosos podem se inscreverem hidroginástica, ginástica multifuncional e iniciação à corrida.

     

    + De A a Z: conheça os achados da Zona Norte

    Saiba mais
  • SESC

    Sesc Ipiranga

    Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga

    Tel: (11) 3340 2000

    2 avaliações
  • SESC

    Sesc Pompeia

    Rua Clélia, 93, Água Branca

    Tel: (11) 3871 7700

    2 avaliações

    O projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi mantém a estrutura original da antiga fábrica de tambores da década de 1930. A primeira parte da unidade foi inaugurada em 1982 e, em 1986, abriu para o público o bloco esportivo. Lá dentro, o centro de cultura e lazer tem na programação cerca de 120 atrações musicais ou teatrais por mês. Há ainda quadras esportivas, piscina, espaços de exposições, restaurante e choperia, que fazem jus à frequência intensa, de 1,25 milhão de pessoas a cada ano. O teatro, de estrutura fora do convencional, tem duas frentes de plateia, com o palco entre elas. As poltronas, de madeira, sem estofado, remetem aos antigos teatros greco-romanos, que tinham assentos de pedra.

     

    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO