Continua após publicidade

‘O Guia dos Curiosinhos – Folclore’ chega às livrarias

Marcelo Duarte, autor de <em>O Guia dos Curiosos</em>, lança a segunda obra infantil da série, sobre criaturas como o Saci-pererê

Por Bruna Ribeiro
Atualizado em 1 jun 2017, 17h35 - Publicado em 30 ago 2013, 19h54

Você já se perguntou se o Saci-pererê tem a perna direita ou a esquerda? O jornalista e escritor Marcelo Duarte, 48 anos, sabe a resposta e trata dessa e de outras peculiaridades de personagens do imaginário brasileiro e universal no livro O Guia dos Curiosinhos – Folclore  (Panda Books, 80 páginas, R$ 35,90), que acaba de chegar às livrarias. 

Autor de 25 títulos, sendo quatorze infantis, esta é a segunda vez que leva o conceito da série de sucesso O Guia dos Curiosos (1995) para o universo da garotada. “As crianças gostam muito desse humor, que traz apenas uma narrativa como fio condutor e amarra a ela muitas informações”, diz o escritor que já vendeu 870 000 livros.

+  Conheça a primeira biblioteca infantil multilíngue da América Latina

   

No ano que vem está programada mais uma novidade para o público infantojuvenil: O Guia das Curiosinhas – Princesas. Para VEJASÃOPAULO.COM, o autor falou sobre como realiza a pesquisa para seu trabalho. No caso do Saci, por exemplo, ele consultou a Sociedade dos Observadores de Saci (SOSACI) e constatou que 75% deles têm a perna esquerda (outras curiosidades estão na galeria de imagens). Confira abaixo a entrevista completa:

Continua após a publicidade

Como surgiu a ideia de fazer O Guia dos Curiosinhos – Folclore?  Vou pelo menos uma vez por mês a escolas dar palestras e conversar com os alunos sobre meus livros. Os professores sempre falam que as obras sobre folclore são muito sérias. Achei legal abordar este tema, trazendo as curiosidades das criaturas, apenas com uma história curta como fio condutor. Nela, os personagens Jéssica e Antônio se escondem no saco do Velho do Saco e entram de penetras na Convenção Anual de AAA (Associação dos Amigos das Assombrações), onde descobrem muitas curiosidades.

Qual o processo de pesquisa?  Pesquisei em alguns livros de Luís da Câmara Cascudo (1898-1986) e Gilberto Freire (1900-1987). Procurei informações sobre personagens e os descrevi, fazendo brincadeiras. Uma delas, por exemplo, ensina os leitores a se livrar das assombrações, caso se depare com elas. Apesar disso, logo no começo do livro, deixei muito claro que não há motivos para ter medo das criaturas.

+ Cidade das Crianças: um blog de pais para pais

E a maior curiosidade que descobriu? Há criaturas que são muito conhecidas, mas têm nomes diferentes. O Bicho-papão, por exemplo, se chama Tutu na África. Já na cultura indígena ele é o Jurupari, deus da escuridão.

Continua após a publicidade
Marcelo Duarte - O Guia dos Curiosinhos - Folclore - capa - Marcelo Duarte
Marcelo Duarte – O Guia dos Curiosinhos – Folclore – capa – Marcelo Duarte ()

Por que resolveu escrever para crianças?  Eu fui leitor da Coleção Vaga-lume, da Editora Ática. Gostava muito das histórias, algumas policiais, e tinha vontade de escrever para esse tipo de público, que está saindo da infância e entrando na adolescência. Foi aí que comecei a fazer alguns textos e levei para a própria editora. O primeiro foi Jogo Sujo (1997), publicado na mesma coleção. Depois, fiz mais quatro infantis e não parei mais. Um ano depois de lançar O Guia dos Curiosos (1995), decidi levar às crianças essa experiência, com mais humor e um design colorido. O primeiro foi O Guia dos Curiosinhos – Super-Herói (1996) e agora sobre folclore.

Já sabe qual será o próximo? O Guia das Curiosinhas – Princesas, no ano que vem. Será uma edição com curiosidades sobre castelos, princesas e príncipes. Uma menina terá de substituir a princesa e, para isso, terá de aprender tudo sobre elas. Vou contar, por exemplo, qual o motivo delas terem sangue azul. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.