Comida

O ABC da gastronomia

Especial de VEJA reúne os melhores endereços em Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul

Por: Fábio Galib - Atualizado em

O melhor do ABC - 2267
Fernando Lima: chef do ano e comandante do Baby Beef Jardim, o melhor variado (Foto: Antonio Milena)

Conhecido como um dos principais polos industriais do país, o ABC paulista guarda também um vibrante cenário gastronômico. Impulsionados pela grande circulação de visitantes em busca de negócios, bares e restaurantes da região investem continuamente em serviço, renovam cardápios e criam atrativos para atender essa exigente clientela.

+ Especial: São Bernardo do Campo

Nas bancas a partir deste sábado (28), a nova edição especial de VEJA “Comer & Beber” dedicada às cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul reúne uma criteriosa seleção de 425 endereços, distribuídos por 140 páginas. Além do roteiro com os melhores estabelecimentos, a revista traz os eleitos em 24 categorias, a partir de uma votação que reuniu trinta jurados, entre críticos, especialistas e moradores conhecidos da região. O grande vencedor foi o Baby Beef Jardim, de Santo André: recebeu o prêmio de melhor variado e o titular de suas panelas, Fernando Lima, foi escolhido o chef do ano.

O melhor do ABC - 2267
A revista e o royal pastrami burger: um dos sanduíches do campeão The Burger Map (Foto: Reprodução/Antonio Milena)

Na categoria Comidinhas, o The Burger Map debuta entre os campeões. Inspirados pelo livro “Hamburger America”, do cineasta nova-iorquino George Motz, os irmãos Marcos e Fábio Fernandes cruzaram cinco estados americanos em busca das melhores receitas. O resultado é um cardápio que reúne algumas fórmulas típicas, caso do royal pastrami burger, popular em Salt Lake City, Utah. O hambúrguer combina o embutido italiano com cheddar, alface e uma mistura de maionese, ketchup, molho inglês e páprica (R$ 25,90). Outro estreante, laureado com o prêmio de bar revelação, é o Boteco Adoniran. Com referências ao universo paulistano na decoração, como os janelões que reproduzem vitrais do Mercadão, a casa presta homenagem ao compositor de Saudosa Maloca com apresentações de chorinho e de samba.

Ao lado dos indicados pelo júri, a revista abre espaço para as preferências do leitor. Em uma consulta a 1.356 moradores da região, que responderam a uma enquete criada pela redação, foram contempladas mais dez categorias, entre as quais a de melhor ambiente para ver futebol e o melhor bife à parmigiana. Em outra página, um índice temático aponta lugares com atributos bem específicos, como bares recomendados para comemorar um aniversário e restaurantes para fechar um negócio. Tudo com a proposta de ajudar o leitor a fazer a melhor escolha quando o assunto é comer, beber e se divertir.

Fonte: VEJA SÃO PAULO