Viagem

Novo terminal de Guarulhos será inaugurado no dia 11 de maio

Com capacidade para 12 milhões de passageiros por ano, Terminal 3 promete desafogar aeroporto

Por: Redação VEJASÃOPAULO.COM - Atualizado em

aeroporto guarulhos - 2172
Superlotação no embarque: Terminais 1 e 2 servirão para voos domésticos (Foto: Mario Rodrigues)

Em obras desde 2012, o Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos já tem data para ser inaugurado: 11 de maio, um mês e um dia antes da abertura da Copa do Mundo. A construção está 98% finalizada e já em fase de testes - passageiros "figurantes" e funcionários da concessionária GRU Airport vão passar as próximas semanas fazendo simulações no novo espaço para verificar a eficiência em serviços essenciais, como check-in e restituição de bagagem. 

Uma das cláusulas contratuais na concessão do aeroporto à iniciativa privada previa que o novo terminal ficasse pronto antes da Copa do Mundo. Saturado, Guarulhos recebe anualmente 35 milhões de passageiros. Com o Terminal 3, terá uma capacidade adicional de 12 milhões de passageiros. 

+ Aeroporto de Guarulhos é considerado o pior do Brasil

Focado no passageiro de voos internacionais, o Terminal 3 será usado exclusivamente por empresas aéreas estrangeiras - Lufthansa, Swiss e TAP já acertaram a mudança para o espaço desde a inauguração. Depois da Copa, outras companhias devem começar a migrar aos poucos. Quando a mudança estiver consolidada, os terminais 1 e 2 vão servir apenas para voos domésticos. 

Também em obras, o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, deve inaugurar um novo terminal no mesmo dia de Guarulhos. 

 

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO