Crise Hídrica

Governo Alckmin anuncia novo presidente da Sabesp

O carioca Jerson Kelman, professor e ex-diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), assume a liderança da companhia em meio a crise

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Jerson Kelman
Jerson Kelman: grande responsabilidade nas mãos (Foto: Eduardo Monteiro)

Foi anunciado nesta quinta (1º) o nome do novo presidente da Sabesp. Trata-se de Jerson Kelman, engenheiro civil, professor e ex-diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA).

Geraldo Alckmin toma posse em cerimônia oficial

Kelman tem especialização em hidráulica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é Ph.D. em Hidrologia e Recursos Hídricos pela Colorado State University. Atualmente, leciona a disciplina Recursos Hídricos na UFRJ.

A escolha veio por indicação do novo secretário estadual de Recursos Hídricos de São Paulo, Benedito Braga, e o anúncio ocorre durante a pior crise de falta de água da história do estado de São Paulo.

+ "A senhora é sem-vergonha?", diz vereador para presidente da Sabesp

"ORIENTAÇÃO SUPERIOR"

Kelman assume o lugar de Dilma Pena. Acusada de má gestão, a executiva sai com a imagem desgastada. Pena estava na presidência da Sabesp desde 2011, mas sua permanência se tornou insustentável, principalmente, após o vazamento de gravações.

Em uma delas, ela dizia que uma "orientação superior" impediu a companhia de alertar sobre a necessidade de economizar água.

O presidente da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) Ricardo Borsari é cotado como novo presidente do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (Daee).

Fonte: VEJA SÃO PAULO