Bichos

Novo hospital veterinário público deve abrir em agosto

Mais um “SUS” animal será inaugurado após o sucesso da primeira unidade no Tatuapé

Por: Carolina Giovanelli

Bichos
Novo hospital veterinário da cidade deve ser inaugurado em agosto (Foto: Fernando Moraes)

Depois da bem-sucedida — e disputada — unidade no Tatuapé, está em andamento o projeto do segundo hospital veterinário público da cidade. Ainda há detalhes a ser definidos, mas sua abertura deve ocorrer em agosto, na Zona Norte.

+ Saiba mais notícias sobre animais

O endereço mais cotado é um galpão de dois andares na Avenida General Ataliba Leonel, em Santana. Assim como a matriz, a nova clínica oferecerá atendimento exclusivo a proprietários sem condições financeiras de custear os tratamentos. O tamanho da estrutura do lugar, que contará, por exemplo, com uma ambulância e veterinários especializados, vai depender da verba que a prefeitura destinar ao empreendimento.

“Sua manutenção custará em torno de 300 000 reais, a metade do que é gasto no hospital da Zona Leste”, afirma o vereador Roberto Tripoli, que acompanha o projeto. Por causa da alta demanda, o objetivo no futuro é expandir o modelo para a Zona Sul, além de cidades do litoral e do interior.

Dieta Perigosa

Bichos
Parque da Água Branca proíbe comida aos peixes (Foto: Cida Souza)

Nada de pipoca, salgadinho, pão ou restos de comida. Há dois meses, o Parque da Água Branca começou uma campanha de conscientização de seus frequentadores para dar apenas ração aos cerca de 800 animais que lá vivem, entre galinhas, pavões, peixes... No último dia 28, ocorreu a terceira de uma série de reuniões com os visitantes sobre o assunto.

“Estamos agora distribuindo um pequeno pacote de ração junto de um folheto que explica os problemas que os alimentos errados podem causar”, diz o veterinário do parque, Alessander Farid. “Alguns dos bichos já ficaram doentes ou morreram por causa disso.”

Piado de 26 600 reais

Bichos
Cacatua-gala custa 26 600 reais (Foto: Ricaddo D`angelo)

O passarinho de 1 ano e meio da espécie cacatua-gala (foto) é miudinho, mas custa — é isso mesmo — 26 600 reais. O preço se justifica por ser uma ave rara por aqui. À venda na loja matriz da Pet Center Marginal, na Marginal Tietê, Pietro (como foi batizado) veio da Alemanha e espera por um lar de gente abonada desde novembro. Manso, brincalhão e carinhoso, além de fã de ração, frutas e sementes, ele se mostra um ótimo pet. Vale ressaltar que ess aespécie pode viver até os 40 anos.

Bichos
“Adivinha quem é.” (Foto: Danny Shananan/www.cartoonbank.com)

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO